Estratégias de privatização na educação pública em Goiás
Estrategias de privatización en la educación pública en Goiás
Palavras-chave:
Público e privado em Educação;, Privatização do ensino;, MilitarizaçãoResumo
O artigo objetiva atualizar os dados das principais formas de privatização da educação em Goiás. Tomou-se por referência as pesquisas já realizadas sobre os programas operados por atores privados na educação básica (Adrião, 2019; Domiciano; Cossetin, 2021), bem como sobre a transferência da gestão das escolas para as Organizações Sociais (OSs) (Mundim; Duarte e Silva, 2019; Nazareth, 2022) e para o processo de militarização das escolas, os trabalhos de Alves, Toschi e Ferreira (2019), Alves e Ferreira (2020), Chagas (2024). O estudo se valeu de dados bibliográficos, documentais e de sites governamentais e institucionais. De modo preliminar, constatou-se a permanência de programas e atores privados, como também o surgimento de novos perfis de organizações privadas. A transferência da gestão das escolas para OSs foi descontinuada na educação básica e o crescente processo de militarização das escolas em Goiás tem se evidenciado como uma nova estratégia de privatização, ainda que entre instituições públicas.
Palavras-chave: Público e privado em Educação; Privatização do ensino; Militarização.
Abstract
The aim of this article is to update the principal ways education in Goiás has been privatized. References were found in the research already conducted regarding the programs managed by private actors in Basic Education (Adrião, 2019; Domiciano; Cossetin, 2021), as well as the transference of school management to Social Organizations (SOs) (Mundim; Duarte e Silva, 2019; Nazareth, 2022) and the militarization of schools in studies by Alves, Toschi and Ferreira (2019), Alves and Ferreira (2020), Chagas (2024). This study used bibliographic, documental and governmental and institutional site data. At an initial stage, the permanence of private programs and actors, as well as the rise of new profiles with private organizations, has been observed. The transference of school management to SOs was discontinued in Basic Education, while the growing militarization of schools in Goiás is shown to be a new privatization strategy, albeit between public institutions.
Keywords: Public and private in Education; Privatization of education; Militarization.
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