ADRIÃO, Theresa; MOCARZEL, Marcelo. A oferta educacional sob influência da financeirização econômica: estudos sobre a atuação das holdings Eleva e Cogna em diferentes regiões do Brasil. Brasília, DF: ANPAE, 2025
ADRIÃO, Theresa; MOCARZEL, Marcelo. Educational provision under the influence of economic financialization: studies on the performance of the holding companies Eleva and Cogna in different regions of Brazil. Brasília, DF: ANPAE, 2025.
Palavras-chave:
Financeirização da Educação, Políticas Públicas, EducaçãoResumo
Trata-se de uma resenha crítica da obra “A oferta educacional sob influência da financeirização econômica: estudos sobre a atuação das holdings Eleva e Cogna em diferentes regiões do Brasil”, organizada por Theresa Adrião e Marcelo Mocarzel. O livro apresenta o conjunto de 17 capítulos, tendo como temática central a financeirização da educação escolar, sendo produto de pesquisa financiada pelo CNPq (405647/2021-2): “O ensino privado-mercantil no Brasil: caracterização e análise das estratégias de inserção do capital financeirizado para a oferta educacional”, coordenada por Theresa Adrião. Os resultados apresentados no livro são produto de estudos documentais. Estamos diante de obra bem estruturada, de leitura acessível, e que vem contribuir para o desvelamento do movimento de privatização da educação pública nacional, bem como, por meio do estudo de dois dos maiores grupos empresariais que atuam no setor, apresentar algumas das estratégias e ações que vêm sendo desenvolvidas pelo setor empresarial, para disputar os fundos públicos e influenciar nos direcionamentos da oferta, do currículo e da gestão da escola pública.
Palavras-chave: Financeirização da Educação. Políticas Públicas. Educação.
Abstract
This is a critical review of the book "Educational Provision Under the Influence of Economic Financialization: Studies on the Performance of the holding companies Eleva and Cogna in Different Regions of Brazil," edited by Theresa Adrião and Marcelo Mocarzel. The book comprises 17 chapters that examine the financialization of school education. It presents the results of a documentary and exploratory study funded by CNPq (405647/2021-2): "Private-Commercial Education in Brazil: Characterization and Analysis of Strategies to Incorporate Financialized Capital into the Educational Offer," coordinated by Theresa Adrião. This well-structured and accessible work helps to expose the nationwide movement to privatize public education. Through a study of two of the largest business groups operating in the sector, it also outlines the strategies and policies these corporations are developing to compete for public funds and influence public school provision, curriculum, and administration.
Keywords: Financialization of Education. Public Policies. Education.
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