Programa Parceiro da Escola no Paraná e a equivocada separação entre gestão administrativa e gestão pedagógica
The Parceiro da Escola Program in Paraná and the mistaken separation between administrative management and pedagogical management
Palavras-chave:
Privatização da gestão da escola, Paraná, Parceiro da EscolaResumo
Este artigo sistematiza e analisa as indagações protocoladas pelo segmento privado, interessado em participar do Programa Parceiro da Escola, programa que privatiza a gestão das escolas estaduais no Paraná. A partir dos questionamentos, objetivou-se desmontar o argumento central do governador do estado, que indicava a não interferência na gestão pedagógica da escola. Trata-se de pesquisa documental que requereu leitura e análise dos Editais de credenciamento, comunicados e notas explicativas disponibilizados no sítio on-line do Paraná Educação. Os resultados comprovam o que a teoria do campo da gestão democrática da escola construiu como consenso, isto é, que não há separação entre a gestão administrativa e pedagógica. Confirma também que o interesse do setor privado se centra na maximização e proteção dos seus lucros. Desconstrói, por fim, o argumento falacioso do governador, indicando que não há parceria quando se está diante de processos de privatização.
Palavras-chave: Privatização da Gestão da escola; Paraná; Parceiro da Escola.
Abstract
This article systematizes and analyses the questions filed by the private sector, which is interested in participating in the Programa Parceiro da Escola, a program that privatizes the management of state schools in Paraná. The aim was to dismantle the state governor's central argument, which stated that there would be no interference in the pedagogical management of schools. This is documentary research that required reading and analyzing the accreditation notices, communications and explanatory notes available on the Paraná Educação website. The results prove what the theory in the field of democratic school management has built up as a consensus, i.e. that there is no separation between administrative and pedagogical management. It also confirms that the private sector's interest is focused on maximizing and protecting its profits. Finally, it deconstructs the governor's fallacious argument that there is no partnership when it comes to privatization processes.
Keywords: Privatization of school management; Paraná; Parceiro da Escola.
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