Financeirização da Educação Básica no Brasil: responsabilização da gestão escolar na Inspira Rede de Educadores
Financiarización de la Educación Básica en Brasil: rendición de cuentas de la gestión escolar en la Inspira Rede de Educadores
Palavras-chave:
Privatização da educação, Financeirização, Gestão EscolarResumo
Esta pesquisa objetivou investigar as implicações da financeirização da economia na privatização da Educação Básica, em especial a partir dimensão da gestão escolar. Trata-se de pesquisa documental sobre as consequências da aquisição de escolas da rede privada de ensino pela Inspira Rede de Educadores, financiada por um Private Equity da BTG Pactual. Após a investigação, constatou-se que o foco da aquisição de escolas pela rede visa ao aumento de suas margens de lucro a partir da redução dos gastos administrativos e de manutenção, com o objetivo de alcançar a oferta pública de ações na Bolsa de Valores. Ainda foi possível constatar a intensificação de demandas administrativas, financeiras e pedagógicas do trabalho da gestão escolar, e a submissão desses(as) diretores(as) às demandas do mercado financeiro, ao serem responsabilizados pela boa execução da estratégia concebida por uma rede de escolas. Essa visão de gestão escolar configura um modelo de gestão centralizadora, que coloca o/a gestor/a como autoridade hierarquizada da escola e destitui de sentidos a gestão democrática escolar.
Palavras-chave: Privatização da educação; Financeirização; Gestão Escolar.
Resumen
Esta investigación investiga implicaciones de la financiarización de la economía en la privatización de la Educación Básica. Es una investigación bibliográfica sobre las consecuencias de la adquisición de escuelas privadas por parte de Inspira Rede de Educadores, financiada por Private Equity de BTG Pactual. Se constató que el enfoque de la adquisición de escuelas por parte de la red es aumentar sus márgenes de ganancia, mediante la reducción de gastos de administración y mantenimiento, para lograr una oferta pública de acciones en la Bolsa de Valores. Aún se pudo observar la intensificación de exigencias administrativas, financieras y pedagógicas del trabajo de gestión escolar, además del sometimiento de directores a las exigencias del mercado financiero, por ser responsables de la buena ejecución de la estrategia diseñada por una red de escuelas. Esa visión de la gestión escolar configura un modelo centralizador, que sitúa al director como una autoridad jerárquica en la escuela y priva de significado a la gestión escolar democrática.
Palabras clave: Privatización de la educación; Financiarización; Gestión Escolar.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T.; ARAUJO, F. Privatização da educação no contexto de financeirização da economia: a indução da oferta educacional privada por fundos de investimentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 17, jan. 2023. p. 1-21.
ADVFN. Empresas listadas na bolsa: setor de educação. ADVFN, [online], 26 set. 2023. Disponível em: https://br.advfn.com/jornal/2022/09/btg-pactual-rede-inspira-de-educacao-chega-a-segunda-posicao-entre-as-instituicoes-de-mesmo-segmento. Acesso em: 17 jan. 2025.
ARBEX, P. Inspira compra Anglo Leonardo da Vinci e mira IPO em dois anos. Brazil Journal, [online], 21 dez. 2021. Disponível em: https://braziljournal.com/inspira-compra-anglo-leonardo-da-vinci-e-mira-ipo-em-dois-anos/. Acesso em: 17 jan. 2025.
BALDOCCHI, G. Após aporte de R$ 500 milhões, Inspira avança pelo País e está pronta para IPO. ESTADÃO, [online], 10 ago. 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/coluna-do-broad/apos-aporte-de-r-500-milhoes-inspira-avanca-pelo-pais-e-esta-pronta-para-ipo/#:~:text=Apesar%20da%20carreira%20de%20mais,abre%20m%C3%A3o%20de%20ensinar%20matem%C3%A1tica. Acesso em: 17 jan. 2025.
BASTOS, P. P. Z. Financeirização, crise, educação: considerações preliminares. Texto para Discussão, Campinas, n. 217, mar. 2013. p. 1-22.
BELFIELD, C.; LEVIN, H. Education Privatization: causes, consequences, and Planning Implications. Paris: UNESCO, 2002.
BLOG INSPIRA. Veja os princípios da gestão democrática na escola. Blog Inspira, [online], 16 set. 2022. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/gestao-democratica-na-escola/. Acesso em: 17 jan. 2025.
BOZZA, S. Empresas listadas na bolsa: setor de educação. Mais Retorno, [online], 14 ago. 2021. Disponível em: https://maisretorno.com/portal/empresas-listadas-na-bolsa-setor-de-educacao. Acesso em: 17 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAETANO, M. R.; PERONI, V. M. V. Relações entre o público e o privado na educação brasileira: neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa. Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, maio/ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53469. Acesso em: 17 jan. 2025.
CÓSSIO, M. F. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, jan./abr. 2018. p. 66-73. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29528. Acesso em: 17 jan. 2025.
DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
EVANGELISTA. Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos em política educacional. In.: ARAUJO, R.M.L.; RODRIGUES, D.S. (orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012.
FUCHS, C. Una contribución a la crítica de la economía política del Capitalismo Informacional Transnacional. Nómadas, Bogotá, n. 36, abr. 2012. p. 26-41.
GARCIA, T. A gestão escolar no contexto da privatização na educação básica. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 3, dez. 2018. p. 1355-1376.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1995.
INSPIRA - Rede de Educadores. Blog. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/. Acesso em: Acesso em 17 jan. 2025.
INSPIRA - Rede de Educadores. Código de Ética. Inspira, [online], [s.d.]. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Inspira-Codigo-de-Etica-.pdf. Acesso em 17 jan. 2025.
INSPIRA - Rede de Educadores. Escola Canadense de Niterói passa a fazer parte do grupo Inspira Rede de Educadores. Inspira, [online], 2 maio 2022. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/escola-canadense-de-niteroi-entra-para-inspira/. Acesso em 17 jan. 2025.
INSPIRA - Rede de Educadores. Home. Inspira, [online], [s.d.]. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/. Acesso em: 17 jan. 2025.
INSPIRA - Rede de Educadores. Inspira compra Anglo Leonardo da Vinci e mira IPO em dois anos. Inspira, [online], 22 dez. 2021b. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/inspira-compra-anglo-leonardo-da-vinci-e-mira-ipo-em-dois-anos/. Acesso em: 17 jan. 2025.
INSPIRA - Rede de Educadores. Inspira Rede de Educadores anuncia associação do Colégio Simbios de Goiânia. Inspira, [online], 29 abr. 2021a. Disponível em: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/blog/inspira-rede-de-educadores-anuncia-associacao-do-colegio-simbios-de-goiania/. Acesso em: 17 jan. 2025.
LIMA, L. Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada. Educ. Soc., Campinas, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PyfCP4xcqHvTKm6M3TPsB4h/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 jan. 2025.
MORAES, R. C. C. Globalização e Políticas Públicas: vida, paixão e morte do Estado Nacional? Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 87, 2004. p. 309-33.
OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F.; AUGUSTO, M. H. Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira. Linhas Críticas, Brasília, v. 20, n. 43, set./dez. 2014. p. 529-548.
PARO, V. H. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
PHYSICS. Unidades. Physics: Colégio e Pré-vestibular, Pará, [online], [s.d.]. Disponível em: https://www.portalphysics.com.br/unidades/. Acesso em: 17 jan. 2025.
PLATAFORMA DE ENSINO ELEVA. Para reduzir custos na escola. [s.d.]. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/passos-para-reduzir-custos-na-escola/. Acesso em: 17 jan. 2025.
SETTI, R. Inspira, o grupo que gastou mais de R$ 1 bi comprando escolas na pandemia. O Globo, [online], 26 set. 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2022/09/inspira-o-grupo-que-gastou-mais-de-r-1-bi-comprando-escolas-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 17 jan. 2025.
UNIMESTRE – Gestão Educacional. Pacotes de recursos para uma gestão completa e totalmente integrada. [s.d.]. Disponível em: https://www.unimestre.com/recursos/. Acesso em: 17 jan. 2025.




















