Laicidade, Direitos Humanos e Cotidiano Escolar

Secularism, Human Rights and Everyday Life at School

Autores

Palavras-chave:

Laicidade, Justiça epistêmica, Cotidiano escolar

Resumo

O texto discute a importância da laicidade do Estado na educação pública brasileira, destacando a necessidade de garantir pluralidade e respeito às diversas manifestações religiosas. Práticas religiosas naturalizadas nas escolas podem excluir minorias e comprometer a diversidade. O conservadorismo religioso, aliado ao neoliberalismo, reforça desigualdades e ameaça a justiça social ao instrumentalizar a educação com valores tradicionais. Autores como Wendy Brown e Michael Apple mostram como esses movimentos despolitizam debates e reduzem questões sociais a problemas econômicos. A interseccionalidade é apontada como ferramenta fundamental para revelar opressões no contexto escolar. Conclui-se que a escola deve promover os direitos humanos e resistir às pressões conservadoras e neoliberais.

Palavras-chave:  Conservadorismo religioso, Laicidade, Educação, Neoliberalismo

 

Abstract

The text discusses the importance of state secularism in Brazilian public education, highlighting the need to ensure plurality and respect for diverse religious expressions. Naturalized religious practices in schools can exclude minorities and undermine diversity. Religious conservatism, when aligned with neoliberalism, reinforces inequalities and threatens social justice by using education to promote traditional values. Authors such as Wendy Brown and Michael Apple show how these movements depoliticize debates and reduce social issues to economic problems. Intersectionality is identified as a fundamental tool to expose oppression within the school context. The text concludes that schools must promote human rights and resist conservative and neoliberal pressures.

Keywords: Religious conservatism, Secularism, Education, Neoliberalism

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Biografia do Autor

José Antonio Miranda Sepulveda, UFF

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, política e políticas educacionais. É coordenador do Observatório da Laicidade na Educação OLÉ/UFF. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Os Impactos do Conservadorismo e Educação Brasileira - GEPCEB da UFF. É sub-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos - GESDI da UERJ/FFP. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4460-7704   Email: josesepulveda@id.uff.br

 

Juliana Padilha de Oliveira, UFF

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2025). Pós-graduada em Gestão Escolar Integrada com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Famart (2023) e em Alfabetização e Letramento pela Famart (2022). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2019). Professora da Educação Básica, com experiência nas redes pública e privada. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre laicidade, democracia e direitos humanos no contexto escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: laicidade do Estado, conservadorismos religiosos, neoliberalismo, justiça social e os impactos dessas forças nos cotidianos escolares. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Impactos dos Conservadorismos na Educação Brasileira (GEPCEB/UFF), o Grupo de Pesquisa e Estudos de Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI/UERJ-FFP) e o Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ/UFF) Orcid: https://orcid.org/0009-0006-5879-7384 Email: jupadilha@id.uff.br

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Publicado

16/07/2025

Como Citar

MIRANDA SEPULVEDA, J. A.; PADILHA DE OLIVEIRA, J. Laicidade, Direitos Humanos e Cotidiano Escolar: Secularism, Human Rights and Everyday Life at School. Revista Cocar, [S. l.], n. 36, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10569. Acesso em: 5 dez. 2025.