Relações raciais e suas interfaces com o ensino na EJA
Racial relations and their interfaces with teaching at EJA
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as relações raciais e suas interfaces com o ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica. Os dados foram analisados tendo como fundamentação teórica a Análise Dialógica do Discurso, desenvolvida a partir do trabalho de Bakhtin (2003). Os resultados da pesquisa revelam que nas relações raciais e suas interfaces com o ensino na EJA há uma complexidade de relações geradas e tecidas sob grande tensão, o que é próprio de uma sociedade polarizada entre exploradores e explorados. Além disso, observou-se que os processos de reprodução do racismo e do preconceito são um fenômeno econômico, social e cultural que acomete as pessoas de forma individual ou coletiva e que prejudica em sua grande massa, a população negra.
Palavras-chave: EJA; Relações Raciais; Ensino; PNE (2014-2024).
Abstract
This article aims to analyze racial relations and their interfaces with teaching in Youth and Adult Education (EJA) in Brazil. This is an exploratory qualitative bibliographical research. The data were analyzed using Dialogical Discourse Analysis as a theoretical basis, developed based on the work of Bakhtin (2003). The research results reveal that in racial relations and their interfaces with teaching at EJA there is a complexity of relationships generated and woven under great tension, which is typical of a society polarized between exploiters and exploited. Furthermore, it was observed that the processes of reproduction of racism and prejudice are an economic, social and cultural phenomenon that affects people individually or collectively and that harms the large mass of the black population.
Keywords: EJA; Race Relations; Teaching; PNE (2014-2024).
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