O papel das funções executivas na aprendizagem
The role of executive functions in learning
Resumo
Este artigo investiga a relação entre as funções executivas (FEs) e as dificuldades de aprendizagem em crianças. O estudo foi realizado com 9 crianças, com idade entre 6 a 11 anos, todas elas com queixa de dificuldades escolares e participantes de um projeto de pesquisa. Foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar II (TDE II) para avaliar leitura, escrita e aritmética, e instrumentos como o Teste de Blocos-Corsi, o Teste de Trilhas e jogos pedagógicos para avaliar as FEs (controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho). Os resultados indicaram prejuízos significativos na memória de trabalho e no raciocínio lógico, além de dificuldades em flexibilidade cognitiva e controle inibitório em algumas crianças. Conclui-se que intervenções educacionais direcionadas ao desenvolvimento das FEs são essenciais para superar as dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave: Funções executivas; Dificuldades de aprendizagem; Intervenção psicopedagógica.
Abstract
This article explores the relationship between executive functions (EF) and the learning difficulties in children. The study was carried out with 9 children, aged between 6 and 11 years old, all of them with complaints about school difficulties and participants of a research project. The test for School Achievement II (TDE II) was applied to evaluate reading, writing and arithmetic, and tools like the Corsi block-tapping test, the Trail Making Test and pedagogical games were applied to evaluate the EFs (inhibitory control, cognitive flexibility and working memory). The results have shown significant impairments in working memory and logical reasoning as well as difficulties in cognitive flexibility and inhibitory control in some children. With that it is possible to conclude that educational interventions aimed at the development of EFs are essential to overcome learning difficulties.
Keywords: Executive functions; Learning difficulties; Psychopedagogical intervention.




















