O papel das funções executivas na aprendizagem

The role of executive functions in learning

Autores

Resumo

Este artigo investiga a relação entre as funções executivas (FEs) e as dificuldades de aprendizagem em crianças. O estudo foi realizado com 9 crianças, com idade entre 6 a 11 anos, todas elas com queixa de dificuldades escolares e participantes de um projeto de pesquisa. Foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar II (TDE II) para avaliar leitura, escrita e aritmética, e instrumentos como o Teste de Blocos-Corsi, o Teste de Trilhas e jogos pedagógicos para avaliar as FEs (controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho). Os resultados indicaram prejuízos significativos na memória de trabalho e no raciocínio lógico, além de dificuldades em flexibilidade cognitiva e controle inibitório em algumas crianças. Conclui-se que intervenções educacionais direcionadas ao desenvolvimento das FEs são essenciais para superar as dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Funções executivas; Dificuldades de aprendizagem; Intervenção psicopedagógica. 

 

 

Abstract

This article explores the relationship between executive functions (EF) and the learning difficulties in children. The study was carried out with 9 children, aged between 6 and 11 years old, all of them with complaints about school difficulties and participants of a research project. The test for School Achievement II (TDE II) was applied to evaluate reading, writing and arithmetic, and tools like the Corsi block-tapping test, the Trail Making Test and pedagogical games were applied to evaluate the EFs (inhibitory control, cognitive flexibility and working memory). The results have shown significant impairments in working memory and logical reasoning as well as difficulties in cognitive flexibility and inhibitory control in some children. With that it is possible to conclude that educational interventions aimed at the development of EFs are essential to overcome learning difficulties.

Keywords: Executive functions; Learning difficulties; Psychopedagogical intervention.

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Biografia do Autor

Edivana Gomes Severino Antunes, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela
Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e
Institucional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduada em Psicomotricidade pela Instituição de Educação Rhema. Foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui experiência na área de Educação. Foi docente em uma escola de educação infantil da rede privada de Sarandi e tutora on-line em uma Universidade da rede privada. Atualmente atua como Psicopedagoga Clínica na cidade de Sarandi-Pr.  

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (Edital 052/2011 - PRH), com Contrato de Prestação de Serviço Voluntário (Processo 4354/2019). Atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). É formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995) e realizou estágio pós-doutoral em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Fundamentos da Educação, Psicopedagogia e Neuropsicologia. Psicóloga registrada sob o n 08/1736 no CRP-Pr. Os termos mais frequentes em sua produção científica são: educação, inclusão, educação especial, deficiência, desenvolvimento e aprendizagem. Foi Editora-chefe de periódico científico até 2023. É integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASIS (Portaria 365/2020-INEP). É líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, aprendizagem e educação (CNPq - desde 1996). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

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Publicado

03/10/2025

Como Citar

ANTUNES, E. G. S.; MORI, N. N. R. O papel das funções executivas na aprendizagem: The role of executive functions in learning. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10263. Acesso em: 16 dez. 2025.