Preceptoria em enfermagem na Atenção Primária: Desafios da integração do ensino na rotina dos serviços de saúde

Nursing Preceptorship in Primary Health Care: Challenges of integrating education into the routine of health services

Autores

Resumo

A preceptoria é fundamental na formação em enfermagem, mas ainda enfrenta desafios, especialmente em contextos de recente inserção do ensino nos serviços de saúde. Este estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, investigou as dificuldades de enfermeiros-preceptores em Unidades Básicas de Saúde de Parauapebas-PA. Os dados foram coletados por questionário socioprofissional e grupos focais, processados com o software IRaMuTeQ® e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram obstáculos como sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento institucional, lacunas na formação pedagógica e falhas na comunicação com docentes e instituições de ensino. Os achados reforçam a necessidade de formalizar a preceptoria como função estratégica, com capacitação e maior articulação entre ensino e serviço.

Palavras-chave: Preceptoria; Educação em enfermagem; Formação Profissional.

 

 

Abstract

Preceptorship plays a pivotal role in nursing education but faces substantial challenges particularly in contexts where the integration of teaching into health services is recent. This qualitative, descriptive-exploratory study aimed to examine the challenges experienced by nurse preceptors at Basic Health Units (BHUs) in Parauapebas, PA, Brazil. Data were collected through a socioprofessional questionnaire and focus groups, processed using the IRaMuTeQ® software, and analyzed according to Bardin’s content analysis technique. The findings revealed obstacles such as work overload, lack of institutional recognition, gaps in pedagogical training, and poor communication with faculty and educational institutions. The study highlights the need to formalize preceptorship as a strategic function, supported by pedagogical training and stronger articulation between education and health services.

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Biografia do Autor

Leidemir Moraes Negrão, Universidade do Estado do Pará

Mestranda do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia pela UEPA-Pará. Pós-graduada em enfermagem obstétrica e ginecológica. Pós-graduada em urgência e emergência e Enfermagem obstétrica e ginecológica. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2013).

Ivonete Vieira Pereira Peixoto, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Enfermagem pela UFRJ-RJ. É mestre em Enfermagem pela UFRJ-RJ. É professora adjunto da UEPA-Pará. É licenciada em Enfermagem, onde atua como professora no Centro Escola do Marco CCBS/UEPA e no Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia pela UEPA-Pará.

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Publicado

19/08/2025

Como Citar

NEGRÃO, L. M.; PEIXOTO, I. V. P. Preceptoria em enfermagem na Atenção Primária: Desafios da integração do ensino na rotina dos serviços de saúde: Nursing Preceptorship in Primary Health Care: Challenges of integrating education into the routine of health services. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10120. Acesso em: 15 dez. 2025.