Jovens negras e a experiência do projeto afrocientista pelo Neab Gera/UFPA

Young black women and the experience of the Afroscientist project by Neab Gera/UFPA

Autores

Resumo

O presente texto trata do modo como o projeto afrocientista sob gerência do Neab Gera/UFPA é visto por jovens negras que participaram de suas edições. Objetiva conhecer as percepções sobre o projeto, suas participações e o modo como percebem sua importância. Os instrumentos de coleta de dados foram formulário semiestruturado online (Gil, 2002) e grupo de discussão (Weller, 2006). O tratamento se deu por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2016). O referencial teórico é aportado em Certeau (2014) e Berger e Luckmann (2014). A literatura especializada é pautada em Guimarães (2016), Coelho, Brito e Dias (2021), González (2020), Crenshaw (2002), Almeida (2019) e Lerner (2019). Os principais resultados são: avaliação positiva de suas participações no projeto, atuação em lacunas das formações escolares das jovens, autorreconhecimento e assunção de suas identidades raciais.

Palavras-Chave: Afrocientista; Jovens Negras; Formação racial de jovens negras.

Abstract

This text deals with the way in which the Afroscientist project under the management of Neab Gera/UFPA is seen by young black women who participated in its editions. It aims to know the perceptions about the project, their participation and the way they perceive its importance. The data collection instruments were a semi-structured online form (Gil, 2002) and a discussion group (Weller, 2006). The treatment took place through content analysis (Bardin, 2016). The theoretical framework is provided by Certeau (2014) and Berger and Luckmann (2014). The specialized literature is based on Guimarães (2016), Coelho, Brito and Dias (2021), González (2020), Crenshaw (2002), Almeida (2019) and Lerner (2019). The main results are: positive evaluation of their participation in the project, acting in gaps in the girls' school education, self-recognition and assumption of their racial identities.

Keywords: Afroscientist; Young Black Women; Racial formation of young black women.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís da Silva Mendonça, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação (UEPA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA).

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (UFRN). Professora Titular da UFPA. Atual Chefe da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Referências

ABPN. Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Disponível em: https://abpn.org.br/. Acesso em: 16 jul 2024.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Polém, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: Tratado de sociologia do conhecimento. Tradução: Floriano de Souza Fernandes. 24ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. 22ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

COELHO, Wilma; BRITO, Nicelma; DIAS, Sinara. Identidade de estudantes negras e negros: a experiência do projeto Afrocientista NEAB/GERA/UFPA. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. 02-29, p. e26303, 2021. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26303/16615. Acesso em: 15 ago. 2022.

COELHO, Wilma.; SILVA, Carlos; SOARES, Nicelma. Núcleo Gera dez anos - entre a Universidade e a Escola Básica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. Coleção Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.

COELHO, Wilma; COELHO, Mauro. Entre virtudes e Vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista estudos feministas, São Paulo, v. 10, p. 171-188, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/. Acesso em: 19 fev. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2020.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Acesso de negros às universidades públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 247-268, 2003. Disponível em: scielo.br/j/cp/a/f7yMvXF9VLGKPKdXSHcRBqy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Formações nacionais de classe e raça. Tempo Social, v. 28, n. 2, p. 161-182, 2016. Disponível em: scielo.br/j/ts/a/78FdfBCJpDTgznPQkCpnTbF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2024.

KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado. BOD GmbH DE, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.

SILVA, Thatianny et al. Entre histórias e algumas análises do afrocientista-nacional em 2022. Revista da ABPN, v.15 nº Edição Especial | Abril 2023.

SMIGAY, Karin Ellen von. Sexismo, homofobia e outras expressões correlatas de violência: desafios para a psicologia política. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, jun. 2002.

UNIBANCO. Relatório anual de atividades. 34p. 2023. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/. Acesso em: 23 out. 2023.

UNIBANCO. Relatório anual de atividades. 17p. 2019. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/. Acesso em: 23 out. 2023.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 241-260, maio-ago. 2006.

Downloads

Publicado

19/08/2025

Como Citar

MENDONÇA, T. da S.; COELHO, W. de N. B. Jovens negras e a experiência do projeto afrocientista pelo Neab Gera/UFPA: Young black women and the experience of the Afroscientist project by Neab Gera/UFPA . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10116. Acesso em: 5 dez. 2025.