A Alfabetização da criança surda: um diálogo com Vigotski
Literacy for deaf children: a dialogue with Vygotsky
Resumo
Este artigo analisa a alfabetização da criança surda a partir da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, considerando seus estudos sobre a constituição do sujeito e o papel das interações sociais no desenvolvimento da linguagem. O objetivo é discutir como os processos de mediação simbólica, especialmente por meio da língua de sinais como primeira língua (L1), influenciam a apropriação da língua portuguesa escrita como segunda língua (L2), articulando fundamentos teóricos com práticas pedagógicas de alfabetização. Metodologicamente, caracteriza-se como revisão bibliográfica, contemplando produções nacionais e internacionais que abordam alfabetização, surdez e desenvolvimento da linguagem. Espera-se que este estudo contribua para a reflexão crítica sobre as práticas de ensino voltadas à criança surda em classes de alfabetização, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que valorizem sua diversidade linguística e favoreçam sua inclusão escolar.
Palavras-chave: Alfabetização; Surdez; Perspectiva histórico-cultural.
Abstract
This article analyzes the literacy of deaf children from Vygotsky's historical-cultural perspective, considering his studies on the constitution of the subject and the role of social interactions in language development. The objective is to discuss how symbolic mediation processes, especially through sign language as a first language (L1), influence the appropriation of written Portuguese as a second language (L2), articulating theoretical foundations with literacy pedagogical practices. Methodologically, it is characterized as a bibliographic review, encompassing national and international productions that address literacy, deafness, and language development. It is hoped that this study will contribute to critical reflection on teaching practices aimed at deaf children in literacy classes, highlighting the need for pedagogical strategies that value their linguistic diversity and promote their school inclusion.
Keywords: Literacy; Deafness; Historical-cultural perspective.
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Referências
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