O “Novo” Ensino Médio em análise: mapeando as produções acadêmicas entre 2016 e 2025 sob a ótica dos sentidos de inovação

El “Nuevo” Bachillerato en análisis: mapeando las producciones académicas entre 2016 y 2025 desde la perspectiva de los sentidos de innovación

Authors

Keywords:

Novo Ensino Médio; inovação; currículo.

Abstract

Este artigo apresenta uma análise do mapeamento de pesquisas acerca do Novo Ensino Médio (NEM), com ênfase nos discursos que sustentam a ideia de inovação curricular. A pesquisa mapeou a produção acadêmica publicada entre 2016 e 2025, considerando os impactos da Lei nº 13.415/2017, da Lei nº 14.945/2024 e do Projeto de Lei nº 5.230/2023. A análise baseia-se na perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin e em aportes teóricos de Ball, Brown, Foucault, Laval e Dardot, visando compreender como a racionalidade neoliberal opera nas reformas educacionais. Os resultados evidenciam a emergência de discursos hegemônicos que associam a inovação à empregabilidade, ao controle docente e à redefinição do conhecimento escolar, em um campo de disputas marcado por contradições e racionalidades de mercado.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio; inovação; currículo.

 

Resumen

Este artículo presenta un análisis del mapeo de investigaciones sobre el Nuevo Bachillerato en Brasil, con énfasis en los discursos que sustentan la idea de innovación curricular. La investigación mapeó la producción académica publicada entre 2016 y 2025, considerando los impactos de la Ley nº 13.415/2017, la Ley nº 14.945/2024 y el Proyecto de Ley nº 5.230/2023. El análisis se basa en la perspectiva del Análisis de Contenido de Bardin y en aportes teóricos de Ball, Brown, Foucault, Laval y Dardot, con el objetivo de comprender cómo opera la racionalidad neoliberal en las reformas educativas. Los resultados evidencian la emergencia de discursos hegemónicos que asocian la innovación con la empleabilidad, el control docente y la redefinición del conocimiento escolar, en un campo de disputas marcado por contradicciones y racionalidades de mercado.

Palabras clave: Nuevo Bachillerato; innovación; currículo.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Miranda da Silva, UFPB

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC). E-mail: diego.miranda@academico.ufpb.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9814-7403n

Adriege Matia Rodrigues, UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2025). Mestra em Educação (2020) e Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC). E-mail: adriegerodrigues@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1617-5580

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Mestra em Educação (2003) e Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (1994). Professora da Universidade Federal da Paraíba. Editora da Revista Espaço do Currículo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) e membro dos grupos de pesquisa Currículo e Práticas Educativas; Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos; e Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos (UFES). Integra a Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional. Email:ana.rodrigues@academico.ufpb.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6621-1861

References

ALBINO, Ângela Cristina Alves; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. A formação docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e neoconservadoras. Educação & Formação, Fortaleza, v. 9, e14103, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14103/12446. Acesso em: 8 jul. 2025.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.htm. Acesso em: 8 jul. 2025.

BALL, Stephen J. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 1- 29. 1994. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0268093940090205. Acesso em: 8 jul. 2o25.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália. A reforma do ensino médio e a plataformização da educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61619/43301. Acesso em: 8 jul. 2025.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 6.840, de 2013. Dispõe sobre a reforma do Ensino Médio. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1480913. Acesso em: 9 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 8 jul. 2025.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação […]. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 8 jul. 2025.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2024: Resumo Técnico. Brasília, DF: Inep, 2025.

BRASIL. Lei n. 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) […]. Brasília, DF: Presidência da República, 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14945.htm. Acesso em: 8 jul. 2025.

Brito, Eliana Povoas. “Projetos De Vida e Cidadania: Tessituras Curriculares No Novo Ensino Médio.” Anais Do Congresso De Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. doi:10.61202/2595-9328.7CIPCIHS0045.

BROWN, Wendy. In the ruins of neoliberalism: the rise of antidemocratic politics in the West. New York: Columbia University Press, 2019.

CÁSSIO, Fernando. A “expansão” da carga horária no novo ensino médio aprofunda desigualdades escolares no estado de São Paulo. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 62, e23200, p. 1-17, jul./set. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23200/9893. Acesso em: 8 jul. 2025.

COSTA, Dirno Vilanova da. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio: entre os interesses neoliberais e possibilidades de formação humana. Conjecturas, [s. l.], v. 22, n. 5, p. 949-964, 2022.

COSTA, Kaline Silva Azevedo. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES: Desvelando a ideologia das competências e da empregabilidade. Revista Ceuma Perspectivas, v. 29, n. 1, p. 113-114, 2017. Disponível em: https://portalderevistas.grupoceuma.com.br/index.php/RCCP/article/view/67 Acesso em: 9 jul. 2025.

DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; TINÔCO, Saimonton. Cartografias do Projeto de Vida: subjetividades, controles e resistências no Novo Ensino Médio. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 25, n. 84, p. 40-55, jan./mar. 2025. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/32295/27178. Acesso em: 8 jul. 2025.

FERREIRA, Adriane Carneiro; RAMOS, Edna Amancio de Souza. O ensino médio no Brasil: em busca da inovação? Revista Qualidade Emergente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 23-35, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/qualidade/article/view/26393/33828. Acesso em: 8 jul. 2025.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, [s. l.], v. 32, p. 25-42, 2018. Disponível em: https://revistas.usp.br/eav/article/view/152508/149019. Acesso em: 8 jul. 2025.

FIGUEIREDO, Lorene. Ensino médio e formação humana: quando a inovação se apresenta como retrocesso. Poiésis, Tubarão, v. 10, n. 17, p. 54-84, jan./jun. 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3877/2695. Acesso em: 8 jul. 2025.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes: 2008.

FREIRE, Verônica Maria Vasconcelos; CARVALHO, Joelia Marques. Propriedade intelectual para inovação: percepções e perspectivas em uma escola profissionalizante. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 14, n. 2, p. 414-429, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/36965/24286. Acesso em: 8 jul. 2025.

JULIÃO, António Luís. Mapeamento de inovação nas práticas curriculares dos professores: narrativas de estudantes do ensino médio. Revista Angolana de Ciências, v. 3, n. 2, p. 390-410, jul./dez. 2021. Disponível em: https://publicacoes.scientia.co.ao/ojs/index.php/rac/article/view/118/72. Acesso em: 8 jul. 2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Uma em cada quatro mulheres de 15 a 29 anos não estudava e nem estava ocupada em 2023. Agência de Notícias IBGE, Rio de Janeiro, 5 jul. 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39531-uma-em-cada-quatro-mulheres-de-15-a-29-anos-nao-estudava-e-nem-estava-ocupada-em-2023. Acesso em: 9 jul. 2025.

LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

LEMES, Isadora Luiz; DOS SANTOS, Renato Pires. Pensando em uma escola em tempos de Educação 4.0: a importância da gestão escolar no Novo Ensino Médio, como desafio na educação matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 118-143, 2021. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/2543/1877. Acesso em: 8 jul. 2025.

MARQUES, Aline Rabelo. Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e os fundamentos do processo de escolarização. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 21, n. 6, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5013/3445. Acesso em: 8 jul. 2025.

MARUM, João Francisco Pereira; MÈRCHER, Leonardo. A Lei 13.415/2017 e o Novo Ensino Médio: por uma análise da presença internacional na formulação da política pública. Revista Conjuntura Global, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 146-163, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/conjgloblal/article/view/84331/46599. Acesso em: 8 jul. 2025.

PÁDOVA, Léo Cezar; CENCI, Márcio Paulo; ALVES, Marcos Alexandre. Contextos, aplicações e noções de inovação nos documentos oficiais da SED/SC: Nova proposta de ensino inovador em filosofia. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 8, e34310817452, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17452/15560. Acesso em: 8 jul. 2025.

RIBEIRO, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em revista, v. 34, p. e214130, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?format=html. Acesso em: 9 jul. 2025.

RODRIGUES, Adriege Matias; COSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Educação sob a égide do neoliberalismo: projeto de vida e a fragilização da formação integral. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 25, n. 84, p. 106-122, jan./mar. 2025. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/32292/27182. Acesso em: 8 jul. 2025.

RODRIGUES, Adriege Matias; COSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. “Promover o discurso do empreendedor de si”: sentidos e significados atribuídos pelos professores ao componente curricular Projeto de Vida. Revista Ponto de Vista, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 1-21, 2024a. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16628/9619. Acesso em: 8 jul. 2025.

RODRIGUES, Adriege Matias; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Mapeando o contexto de influência da base nacional comum curricular. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 28, n. 57, p. 1-23, 2024b. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/4310/4565. Acesso em: 8 jul. 2025.

RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; ELIAS, Joana Karoline da Silva; HONORATO, Rafael Ferreira de Souza. Produzindo sentidos de educação integral nas escolas cidadãs integrais. Revista Práxis Educacional, [s. l.], v. 20, n. 51, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/15638/9140. Acesso em: 8 jul. 2025.

RODRIGUES, Adriege Matias; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. O discurso neoliberal no ensino médio: o projeto de vida e a construção do empreendedor de si. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 17, n. 3, p. 15-38, set./dez. 2024. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24105/13379. Acesso em: 8 jul. 2025.

SANTOS, Bruna Siqueira Souza; SILVEIRA, Vera Lucia Lopes; DE DEUS, Juliano Alves. O ensino de Biologia na perspectiva da inovação: reflexões e proposições para os anos finais da educação básica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, [s. l.], v. 6, edição especial, e105320, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1053/502. Acesso em: 8 jul. 2025.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima.; ZUCCHETTI, Dinora Tereza . Apresentação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 32, n. 70, p. 13–16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p13-16. Acesso em: 9 jul. 2025.

SILVA, Diego Miranda da; ALBINO, Ângela Cristina Alves; HONORATO, Rafael Ferreira de Souza. Tudo é novo? uma análise das significações de “inovação curricular” no Novo Ensino Médio. Revista Tempos e Espaços em Educação, [s. l.], v. 16, n. 35, e19341, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19341/14539. Acesso em: 8 jul. 2025.

SILVA, José Ricardo Alexandre; ARAGÃO, Theresa Christine Filgueiras Russo. A prática pedagógica dos professores da EEM Nazaré Guerra Itatira, Ceará, Brasil, como premissa da inovação pedagógica no processo educativo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 8, p. 546-563, ago. 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10832/4620. Acesso em: 8 jul. 2025.

SILVA, Tomas Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; SCHLICKMANN, Vitor. Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 331-342, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/h4bptfyX9cF35fBYZMWrK8C/. Acesso em: 8 jul. 2025.

WATHIER, Valdoir Pedro; CUNHA, Célio da. Novo Ensino Médio: análise da política de escolas em tempo integral. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e119386, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Jdd6KNrCfsqbMbKxBpt5fPF/. Acesso em: 8 jul. 2025.

Published

10/10/2025

How to Cite

SILVA, D. M. da; RODRIGUES, A. M.; RODRIGUES, A. C. da S. O “Novo” Ensino Médio em análise: mapeando as produções acadêmicas entre 2016 e 2025 sob a ótica dos sentidos de inovação: El “Nuevo” Bachillerato en análisis: mapeando las producciones académicas entre 2016 y 2025 desde la perspectiva de los sentidos de innovación. Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10863. Acesso em: 5 dec. 2025.