HIDROGRAFIA LOCAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PAULISTA

Autores

  • Valquiria Aguiar Meneghesso valmeneguez@uol.com.br
    USP
  • Andrea Coelho Lastória lastoria@ffcbrp.usp.br
    USP
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes silvia.sfernandes@marilia.unesp.br
    UNESP Marília

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cuja temática envolve a Hidrografia e o ensino de Geografia do ensino fundamental. A descrição analítica pauta-se em desvelar como as práticas pedagógicas que envolvem a temática Hidrografia Local se realizam, conteúdo curricular importante para o desenvolvimento de uma consciência socioambiental e cidadã dos alunos. Os dados foram coletados com três docentes de diferentes escolas públicas de educação básica em um município do interior do estado de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação de aulas dos professores. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas estão atreladas ao currículo oficial, limitando o estabelecimento de relações com a localidade. As análises revelam, também, as dificuldades enfrentadas pelos professores, tanto para que se cumpra o currículo prescrito, como para encontrar dados locais.

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Publicado

29/01/2017
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Como Citar

MENEGHESSO, V. A.; LASTÓRIA, A. C.; FERNANDES, S. A. de S. HIDROGRAFIA LOCAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PAULISTA. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 386–405, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/981. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos