FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL

Autores

  • Gedeli Ferrazzo gedeli.ferrazzo@ifro.edu.br
    IFRO
  • Antônio Carlos Maciel maciel_ac@hotmail.com

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar, de maneira introdutória e, portanto, sujeita a algumas simplificações, o conjunto de reflexões pelas quais se explicita os fundamentos da Educação Especial no âmbito filosófico-educacional; para compreender a que concepções as proposições elaboradas pelo discurso inclusivo estão relacionadas no atual momento histórico. Para o alcance desse objetivo, utilizamos, como referencial teórico, as principais contribuições de Vigotski (1997), Duarte (2001), Barroco (2007). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa analítica de tipo bibliográfica. O estudo revelou que os fatores constituídos ao longo da história, na formulação das proposições filosófico-educacionais no âmbito da educação especial, refletem a totalidade do movimento histórico-social de produção do próprio desenvolvimento humano, de modo que o tratamento direcionado às pessoas com deficiência está relacionado ao desenvolvimento social e científico que determinada sociedade dispõe para lidar com determinado fenômeno, em determinado momento."

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Publicado

29/01/2017
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Como Citar

FERRAZZO, G.; MACIEL, A. C. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 367–385, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/980. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos