O DISCURSO DOS VENCEDORES: PLANO PARA A EDUCAÇÃO NO PERÍODO PÓS-CABANAGEM NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Denise Simões Rodrigues dssr@uol.com.br
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Durante a Regência do Império no Brasil ocorreram vários movimentos de contestação política, entre eles, destaca-se a Cabanagem (1835-1840), por sua vinculação tão nítida quanto intensa e abrangente com as classes subalternas e duramente oprimidas da sociedade. Esse movimento revolucionário também conseguiu, em alguns momentos, seduzir e arrastar outras frações de classe como pequenos proprietários, artesãos livres, assalariados ligados às diversas atividades mercantis e sacerdotes católicos. Após esse período revolucionário, a base produtiva da região foi profundamente afetada. A reconstrução da Província precisava de um projeto de educação que pudesse fomentar a paz e o avanço produção de bens que a sociedade precisava. A pesquisa documental foi realizada nos acervos do Arquivo Público do Pará e Biblioteca Nacional, além de fazer uso de informações constantes na produção acadêmica sobre o período em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/01/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 159
  • PDF downloads: 219

Como Citar

RODRIGUES, D. S. O DISCURSO DOS VENCEDORES: PLANO PARA A EDUCAÇÃO NO PERÍODO PÓS-CABANAGEM NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 255–273, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/975. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos