A IMAGEM DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO SEGUNDO E TERCEIRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS, CAMINHOS E ALTERNATIVAS

Autores

  • Cintia Gomes da Silva cintiagomes22@hotmail.com
    UFAL
  • Roseane Maria do Amorim roseanemamorim@gmail.com
    UFAL

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o livro didático no Brasil, especificamente sobre o livro de História, como ocorreu seu surgimento e a forma como esse livro é considerado e trabalhado pelo professor e professora, ou seja, seus avanços e retrocessos na disciplina de História. Posteriormente, trazemos a análise das imagens dos povos indígenas explícitas nos livros didáticos de História do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, em um enfoque crítico e reflexivo, relacionando, ao mesmo tempo, à compreensão sobre a imagem do índio trazida para os educandos e educandas dos anos iniciais. Assim, é necessário refletirmos que o estudo das imagens é relevante no ensino de História e precisa ser elemento de análise pelo professor e professora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/01/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 620
  • PDF downloads: 356

Como Citar

DA SILVA, C. G.; DO AMORIM, R. M. A IMAGEM DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO SEGUNDO E TERCEIRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS, CAMINHOS E ALTERNATIVAS. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 158–184, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/970. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos