A Ampliação da Cultura Material Escolar pelos Recursos Audiovisuais: itinerários da renovação e modernização do ensino

The Expansion of School Material Culture through Audiovisual Resources: itineraries for the renewal and modernization of teaching

Autores

Palavras-chave:

Recursos Audiovisuais, Cultura material escolar, Tecnologia educacional

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a ampliação da cultura material escolar pelos recursos audiovisuais, tendo por base livros sobre o tema direcionados a formação de professores publicados no Brasil, no período de 1962 a 1982. O estudo possibilitou a identificação de grande quantidade de dispositivos audiovisuais (objetos, equipamentos e tecnologias), apontados como recursos educacionais imprescindíveis para modernização do ensino. Para a realização da pesquisa foram utilizados como fontes o conjunto de 23 livros encontrados na Rede de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica, fundamentadas na história cultural e nos estudos sobre cultura material escolar, considerando também a crítica interna das fontes (quem, onde, quando, como, para que o documento foi produzido).

Palavras-chave: Recursos audiovisuais; Cultura material escolar; Tecnologia Educacional.

 

Abstract

The objective of this article is to analyze the expansion of school material culture through audiovisual resources, based on books on the subject aimed at teacher training published in Brazil, from 1962 to 1982. The study made it possible to identify a large number of audiovisual devices (objects, equipment and technologies), identified as essential educational resources for modernizing teaching. To carry out the research, the set of 23 books found in the Libraries Network of the Universidade Estadual Paulista (UNESP) were used as sources. Documentary and bibliographical research was used as methodological procedures, based on cultural history and studies on school material culture, also considering the internal criticism of the sources (who, where, when, how, for what the document was produced).

Keywords: Audiovisual resources; School material culture; Educational technology.

             

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Fátima de Souza Chaloba , Universidade Estadual Paulista UNESP

Professora titular em História da Educação na Universidade Estadual Paulista, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Estágio no Exterior na Universitat Autonoma de Barcelona (1994/1995), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), Pós-Doutorado na School of Education, University of Wisconsin - Madison/EUA (2001), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (2006) e estágio no exterior na Universidade de Santiago de Compostela (2009) e na Universidade de Lisboa (2012).

E-mail: rosa.souza@unesp.br   Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3905-7317

Rutelaine Mauricio Pinheiro, Universidade Estadual Paulista UNESP

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Letras UNESP, Campus de Araraquara. É bolsista FAPESP e pesquisadora na área de história da educação com ênfase em saberes sobre recursos audiovisuais.

E-mail: rutelaine.mauricio@unesp.br   Orcid iD: https://orcid.org/0009-0007-9467-7854

Referências

BOTO, Carlota (org.). Cultura digital e educação. São Paulo: Editora Contexto, 2023.

BRASIL. Glossário de audiovisuais. Rio de Janeiro: INEP, 1971.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Tecnologia Educacional: concepções e desafios. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.28, p. 61-66, mar. 1979. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696/. Acesso em: 10 jul. 2023.

CARVALHO, Marta M. Manuais de Pedagogia, materialidade do impresso e circulação de modelos pedagógicos no Brasil. Revista Colombiana de Educación, [S.l.], n. 52, p. 114-135, jan./jun. 2007.

ESCOLANO, Agustín. Cien Años de Escuela em España (1875-1975). Salamanca: Kadmos, 1990. (Presentación).

ESCOLANO, Agustín. Etnohistória e cultura material da escola: a educação nas Exposições Universais. In: GASPAR DA SILVA, V. L.; SOUZA, G.; CASTRO, C. (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica. Vitória: EDUFES, 2018. p. 93-117. v. 14. (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil).

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. A construção do saber sobre a utilização de objetos no ensino brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara,2009.

FREITAS, Marcos Cesar; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926 – 1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia; PETRY, Marilia Gabriela (org.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - séculos XIX e XX). Florianópolis: Editora Insular, 2012.

GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia; SOUZA, Gizele de; CASTRO, César Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica. Vitória: EDUFES, 2018. v. 14. (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil).

LAWN, Martin. A materialidade dinâmica da educação escolar: professores, tecnologias, rotinas e trabalho. In: GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia; SOUZA, Gizele de; CASTRO, César Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica. Vitória: EDUFES, 2018. p. 341-365. v. 14. (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil).

LÈVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1995.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

OLIVEIRA, J. B. A. Tecnologia educacional: teorias da instrução. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PABLO PONS, J. Visões e conceitos sobre a tecnologia educacional. In: SANCHO, J. M. (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p.50-71.

PARRA, Nélio. Ensine melhor com modelos. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1967.

PARRA, Nélio. Metodologia dos recursos audiovisuais: estudo fundamentado na psicologia genética de Jean Piaget. São Paulo: Saraiva, 1977.

PARRA, Nélio. Os recursos audiovisuais e a renovação didática. São Paulo: [s.n.], 1972.

PARRA, Nélio; PARRA, Ivone Corrêa da Costa. Técnicas audiovisuais de educação. São Paulo: Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, 1975.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 1993. (Coleção História e Historiografia).

REISER, Robert A. A history of instructional design and technology. Educational Technology Research and Development, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 53-64, set. 2001. Disponível em: https://docdrop.org/static/drop-pdf/A-history-of-instructional-design-and-technology-1-8nOHG.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

SAETTLER, Paul. A history of instructional technology. New York: Macgraw-hill book Company, 1968.

SAETTLER, Paul. The evolution of american educational technology. Englewood: Libraries Unlimited, 1990.

SILVA, Vivian Batista. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e Brasil (1870-1970). 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

SOUZA, Rosa Fátima de. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista, [S.l.], n. 49, p. 103-120, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/v96Y4G9VS9fbKyQr87cRJ6r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 set. 2024.

VALENTE, José Armando (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED,1999.

VIDAL, Diana. A invenção da modernidade educativa: circulação internacional de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos no oitocentos. In: CURY, Cláudia Engler; MARIANO, Serioja Cordeiro (org.). Múltiplas visões: cultura histórica no oitocentos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. p. 39-58.

Downloads

Publicado

20/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2
  • pdf downloads: 1

Como Citar

FÁTIMA DE SOUZA CHALOBA , R.; MAURICIO PINHEIRO, R. A Ampliação da Cultura Material Escolar pelos Recursos Audiovisuais: itinerários da renovação e modernização do ensino: The Expansion of School Material Culture through Audiovisual Resources: itineraries for the renewal and modernization of teaching. Revista Cocar, [S. l.], n. 32, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9654. Acesso em: 21 dez. 2024.