Carimbó: raízes e identidade da cultura, em Irituia, nordeste paraense, Amazônia brasileira
Carimbó: roots and identity of culture, in Irituia, northeast of Pará, Brazilian Amazon
Palavras-chave:
Identidade, Manifestação Cultural, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo analisa a cultura do carimbó no município de Irituia, nordeste do estado do Pará, Amazônia brasileira. Buscou-se identificar os fatores que contribuíram para que o referido município se tornasse um dos principais produtores de práticas, expressões, conhecimentos e técnicas do carimbó, com significativos traços da cultura material entre instrumentos, artefatos, letras, danças, vestes e musicalidade. A metodologia da pesquisa partiu de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com três produtores de carimbó. Os resultados “achados” apontam para uma cultura material de história rica na prática do carimbó na região, especialmente com a fabricação de seus próprios instrumentos, canto e musicalidade. Além da identificação da prática do carimbó como uma cultura transmitida a partir da intergeracionalidade. Conclusivamente, a transmissão intergeracional faz que com que o carimbó mantenha a tradição como uma cultura própria, sendo colaborativa para a preservação de uma prática cultural tão significativa, pois o carimbó não é apenas uma forma de expressão artística, mas também um símbolo da identidade e da história da comunidade irituiense do nordeste do Pará, Amazônia brasileira.
Palavras-chave: Identidade; Manifestação Cultural; Interdisciplinaridade.
Abstract
This article analyzes the carimbó culture in the municipality of Irituia, northeast of the state of Pará, Brazilian Amazon. We sought to identify the factors that contributed to the aforementioned municipality becoming one of the main producers of carimbó practices, expressions, knowledge and techniques, with significant traces of material culture including instruments, artifacts, lyrics, dances, clothing and musicality. The research methodology was based on a qualitative approach, based on interviews with three carimbó producers. The “found” results point to a material culture with a rich history in the practice of carimbó in the region, especially with the manufacture of its own instruments, singing and musicality. In addition to identifying the practice of carimbó as a culture transmitted through intergenerationality. Conclusively, intergenerational transmission means that carimbó maintains its tradition as its own culture, being collaborative for the preservation of such a significant cultural practice, as carimbó is not only a form of artistic expression, but also a symbol of identity and of the history of the Irituíense community in the northeast of Pará, Brazilian Amazon.
Keywords: Identity; Cultural manifestation; Interdisciplinarity.
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