O relógio de sol de frei Germano de Annecy no Seminário Episcopal de São Paulo (1858-1878)

Friar Germano de Annecy's sundial at the Episcopal Seminary of São Paulo (1858-1878)

Autores

Palavras-chave:

cultura material escolar, relógio de sol, instrumentos científicos, frei Germano de Annecy

Resumo

O presente artigo, aborda o relógio de sol mural de 13 metros de altura por 8 metros de comprimento, repleto de elementos técnico-científicos, estéticos e simbólicos, projetado por frei Germano de Annecy, que estampou uma das paredes do Seminário Episcopal de São Paulo, em meados do século XIX. Que saberes e práticas eram mediados por esse artefato? O que ele nos conta a respeito dos aspectos mais gerais da circulação das ciências naquele momento? As respostas a essas perguntas são o objeto de síntese do texto. A documentação mobilizada compreende gravuras, manuscritos, artigos de jornal etc. Para analisá-la, utiliza-se abordagem advinda da história dos saberes, da micro-história, das contribuições teórico-metodológicas referentes à cultura material escolar. Verifica-se que o relógio constituiu um observatório astronômico, favorecia a compreensão dos movimentos terrestres e a formação de alunos para os cursos de astronomia.

Palavras-chave: cultura material escolar; relógio de sol; instrumentos científicos; frei Germano de Annecy.

 

Abstract

This article discusses the 13-meter-high by 8-meter-long mural sundial, filled with technical-scientific aspects, aesthetic, and symbolic elements, designed by Friar Germano de Annecy, which adorned one of the walls of the Episcopal Seminary of São Paulo in the mid-19th century. What knowledge and practices were mediated by this artifact? What does it tell us about the broader aspects of the circulation of sciences at that time? The answers to these questions are the synthesis object of the text. The documentation mobilized includes engravings, manuscripts, newspaper articles, etc. To analyze it, an approach from the history of knowledge, microhistory, and theoretical-methodological contributions related to school material culture is used. It is found that the sundial constituted an astronomical observatory, favored the understanding of terrestrial movements, and the training of students for astronomy courses.

Keywords: school material culture; sundial; scientific instruments; Friar Germano de Annecy.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

José Maurício Ismael Madi Filho, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP

Doutor e mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PPG-EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro do Núcleo de Estudos escola e seus Objetos (NEO).  Email: madi.mauricio@hotmail.com  

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7676-3395

 

Katya Braghini, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

Professora e pesquisadora no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PPG-EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena o Núcleo de Estudos escola e seus Objetos (NEO). É Doutora e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pós-Doutorada no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC-Madrid) e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Katya Braghini recebeu financiamento para Estágio de Pesquisa no Exterior (EPExt) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob Processo nº. 29288. Email: katya.braghini@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7790-2884

 

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Publicado

20/12/2024
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Como Citar

ISMAEL MADI FILHO, J. M.; BRAGHINI, K. O relógio de sol de frei Germano de Annecy no Seminário Episcopal de São Paulo (1858-1878): Friar Germano de Annecy’s sundial at the Episcopal Seminary of São Paulo (1858-1878). Revista Cocar, [S. l.], n. 32, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9633. Acesso em: 21 dez. 2024.