Transformações emergentes no acolhimento de migrantes haitianos: o lugar da educação popular neste contexto

Emerging transformations in the welcoming of Haitian migrants: The role of popular education in this context

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Educação para Migrantes

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral discutir a Educação Popular na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas contribuições para garantia de direitos e acolhimento para migrantes haitianos no Brasil. Como objetivos específicos, o artigo trará uma breve história dos processos migratórios dos haitianos para o Brasil, apresentará as dificuldades de acesso e manutenção dos migrantes na EJA, bem como as estratégias de práticas emancipatórias para a inclusão dos migrantes na EJA na construção de curriculos antixenoracistas. A metodologia é um ensaio teórico sobre a questão da EJA para migrantes haitianos no Brasil relacionando-a com a Educação Popular. Os resultados revelaram tanto as dificuldades dos haitianos para estudarem no Brasil quanto as estratégias de práticas emancipatórias da Educação Popular para a inclusão dos migrantes na EJA e na construção de curriculos antixenorracistas. 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Educação para Migrantes.

 

Abstract:

This article aims to discuss Popular Education in Youth and Adult Education (YAE) and its contributions to guarantee rights and welcome Haitian migrants in Brazil. As specific objectives, the article will provide a brief history of Haitian migration processes to Brazil, present the difficulties of access and maintenance of migrants in YAE, as well as the strategies of emancipatory practices for the inclusion of migrants in YAE in the construction of anti-xenophobic curricula. The methodology is a theoretical essay on the issue of YAE for Haitian migrants in Brazil, relating it to Popular Education. The results revealed both the difficulties of Haitians to study in Brazil and the strategies of emancipatory practices of Popular Education for the inclusion of migrants in YAE and in the construction of anti-xenophobic curriculum.

Keywords: Youth and Adult Education; Popular Education; Education for Migrants.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia-UNEB com o Prof. Dr. Augusto Cesar Rios Leiro. É professora associada efetiva da Universidade Estadual de Maringá UEM do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE/UEM). É líder do Grupo de Estudos Educação Social em Saúde (GEPESS).  E-mail: erciliaangeli@yahoo.com.br  

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8619-7558

 

 

Giovani Giroto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020), com bolsa de financiamento da CAPES. Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. É especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Conchas (2016) e integra o Grupo de Estudos Educação Social em Saúde (GEPESS).

E-mail: giovani_giroto@hotmail.com   ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6683-1075

 

Referências

ANTOINE, Dominique; AMARAL, Wagner. Migrantes haitianos na educação de jovens e adultos no Brasil. Linhas Críticas, 2022, 28, e44846. Disponível em https://doi.org/10.26512/lc28202244846. Acesso em 29 abr.2024

BESERRA, Valesca; BARRETO, Maribel Oliveira. Trajetória da Educação de Jovens e Adultos: histórico no Brasil, perspectivas atuais e conscientização na alfabetização de adultos. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 64-190. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/10_TRAJETORIA_EDUCACAO_JOVENS_ADULTOS.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, mai 2017.

CASTRO, Beatriz Leite Gustmann de; BERNART, Maria de Lourdes; BAPTISTA, Camila Correa. Educação e trabalho: algumas reflexões sobre a imigração haitiana no Brasil. In: Anais da XI ANPED Sul. Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo21_BEATRIZ-LEITE-GUSTMANN-DE-CASTRO-MARIA-DE-LOURDES-BERNARTT-CAMILA-CORREA-BAPTISTA.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.

COSTA, Claudia. Haiti: seu povo, sua história, sua luta! São Paulo: Conlutas, 2009.

COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel; COTINGUIBA, Geraldo Castro. Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar. Revista Pedagógica, Chapecó, v.17, n.33, p. 61-87, Jul./Dez. 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5611533. Acesso em: 26 abr. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, Vinicius Ruiz Albino de; SANTOS, Sérgio dos. CIEJA PERUS I e a interação cultural entre brasileiros e haitianos na perspectiva da inclusão. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 – 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2618. Acesso em: 25 abr. 2024.

GIROTO, Giovani; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. Migrantes no Brasil e práticas

educativas na Educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 05, n. 09, p. 135-148, jan./jun. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/15574. Acesso em: 25 abr. 2024.

HADDAD, Sergio, DI PIERRO, Maria Clara. Considerações sobre Educação Popular e escolarização de adultos no pensamento a na práxis de Paulo Freire. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e255872, 2021

JAMES, Cyril Lionel Robert. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. Trad. Afonso Teixeira Filho. 1ª ed. rev. São Paulo: Boitempo: 2010.

MANICA, Carmem Aparecida. A migração haitiana e a inserção no mercado de trabalho na cidade de Cascavel/PR. Dissertação (Mestrado em Ciências sociais). Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo. 138 p. 2018.

NOGUEIRA, Fabiana Bezerra. Democracia e Direitos na República Negra da América. TRAVESSIA - Revista do Migrante - Ano XXXIII, Nº 88 - Janeiro - Junho/2020.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SCARAMAL, Eliesse dos Santos Teixeira. Haiti: fenomenologia de uma barbárie. Goiânia: Cânone Editorial, 2006.

SEGUY, Franck. Para compreender a recolonização do Haiti. Revista Outubro, n. 22, 2º semestre de 2014. Disponível em: <http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-22-Artigo-04.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2023.

SILVA, Cinthia Xavier da. Imigração haitiana: um estudo sobre o estabelecer do imigrante na cidade no contexto histórico e social de globalização. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. São Paulo. 367 p. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOUZA, Bruna Ravena Bezerra. Precarização do trabalho em saúde no contexto social: um ensaio teórico. e-Acadêmica, Vargem Grande Paulista, São Paulo, v. 4, n. 1, e1041414, 2023.

Downloads

Publicado

10/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • pdf downloads: 31

Como Citar

ANGELI TEIXEIRA DE PAULA, E. M.; GIROTO, G. Transformações emergentes no acolhimento de migrantes haitianos: o lugar da educação popular neste contexto: Emerging transformations in the welcoming of Haitian migrants: The role of popular education in this context. Revista Cocar, [S. l.], n. 26, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9082. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)