Transformações emergentes no acolhimento de migrantes haitianos: o lugar da educação popular neste contexto

Emerging transformations in the welcoming of Haitian migrants: The role of popular education in this context

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Educação para Migrantes

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral discutir a Educação Popular na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas contribuições para garantia de direitos e acolhimento para migrantes haitianos no Brasil. Como objetivos específicos, o artigo trará uma breve história dos processos migratórios dos haitianos para o Brasil, apresentará as dificuldades de acesso e manutenção dos migrantes na EJA, bem como as estratégias de práticas emancipatórias para a inclusão dos migrantes na EJA na construção de curriculos antixenoracistas. A metodologia é um ensaio teórico sobre a questão da EJA para migrantes haitianos no Brasil relacionando-a com a Educação Popular. Os resultados revelaram tanto as dificuldades dos haitianos para estudarem no Brasil quanto as estratégias de práticas emancipatórias da Educação Popular para a inclusão dos migrantes na EJA e na construção de curriculos antixenorracistas. 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Educação para Migrantes.

 

Abstract:

This article aims to discuss Popular Education in Youth and Adult Education (YAE) and its contributions to guarantee rights and welcome Haitian migrants in Brazil. As specific objectives, the article will provide a brief history of Haitian migration processes to Brazil, present the difficulties of access and maintenance of migrants in YAE, as well as the strategies of emancipatory practices for the inclusion of migrants in YAE in the construction of anti-xenophobic curricula. The methodology is a theoretical essay on the issue of YAE for Haitian migrants in Brazil, relating it to Popular Education. The results revealed both the difficulties of Haitians to study in Brazil and the strategies of emancipatory practices of Popular Education for the inclusion of migrants in YAE and in the construction of anti-xenophobic curriculum.

Keywords: Youth and Adult Education; Popular Education; Education for Migrants.

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Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia-UNEB com o Prof. Dr. Augusto Cesar Rios Leiro. É professora associada efetiva da Universidade Estadual de Maringá UEM do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE/UEM). É líder do Grupo de Estudos Educação Social em Saúde (GEPESS).  E-mail: erciliaangeli@yahoo.com.br  

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8619-7558

 

 

Giovani Giroto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020), com bolsa de financiamento da CAPES. Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. É especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Conchas (2016) e integra o Grupo de Estudos Educação Social em Saúde (GEPESS).

E-mail: giovani_giroto@hotmail.com   ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6683-1075

 

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Publicado

10/09/2024
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Como Citar

ANGELI TEIXEIRA DE PAULA, E. M.; GIROTO, G. Transformações emergentes no acolhimento de migrantes haitianos: o lugar da educação popular neste contexto: Emerging transformations in the welcoming of Haitian migrants: The role of popular education in this context. Revista Cocar, [S. l.], n. 26, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9082. Acesso em: 13 out. 2024.

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