Quanto vale R$1,00? Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica em grupos colaborativos de jovens e adultos

How much is R$1.00? Financial Education from the perspective of Critical Mathematics Education in collaborative groups of young people and adults

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Tecnologia Digital Móvel, Educação Matemática Crítica

Resumo

As tecnologias estão presentes em diversas situações cotidianas dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O uso de aplicativos em smartphones como instrumento de construção de conhecimentos de educação financeira pode se constituir em ferramenta de desenvolvimento de competência democrática. Este estudo buscou propiciar a educação financeira na EJA por meio de um grupo de WhatsApp. A investigação partiu da pergunta: O que dá para fazer com um salário mínimo? Foi promovido um debate dentro dos princípios da educação matemática crítica, visando a educação financeira dos estudantes da EJA. Mediante a transcrição e análise das interações dos participantes buscou-se evidenciar os elementos centrais da investigação e a cultura matemática dos participantes, além de promover a educação financeira dos mesmos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Tecnologia Digital Móvel. Educação Matemática Crítica.

 

Abstract

Technologies are present in various everyday situations of Youth and Adult Education (EJA) subjects. The use of applications on smartphones as an instrument for building financial education knowledge can be a tool for developing democratic competence. This study sought to provide financial education at EJA through a WhatsApp group. The investigation started with the question: What can you do with a minimum wage? A debate was promoted within the principles of critical mathematics education, aiming at the financial education of EJA students. By transcribing and analyzing participants' interactions, we sought to highlight the central elements of the investigation and the participants' mathematical culture, in addition to promoting their financial education.

Key words: Youth and Adult Education. Mobile Digital Technology. Critical Mathematics Education.

 

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Biografia do Autor

Erica Valéria Alves, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, na licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos campos da educação matemática, solução de problemas, formação de professores, ensino de matemática, Educação de Jovens e Adultos e educação matemática de jovens e adultos.

E-mail:  evaleria@uneb.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4564-8946

Ana Lucia Silva Simas, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (2002) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2014). É especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica do Salvador (2004), em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Claúdio (2016) e em Direitos Humanos na Escola pela Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA (2021). Mestranda do MPEJA-UNEB Salvador-BA. É funcionária efetiva na Secretaria Municipal de Ensino de Salvador e atualmente exerce o cargo de vice-gestora e professora regente na modalidade Educação de Jovens e Adultos e séries iniciais do Ensino Fundamental.

E-mail: luciassimas@gmail.com   ORCID:  https://orcid.org/0009-0006-1139-8810

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Deivisson Oliveira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Matemática pela UCSal (Universidade Católica do Salvador) Associado a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Graduado em Pedagogia pela UNICSUL. Tem experiência na área de Educação Matemática na EJA e Ensino Regular. Atuou como Orientador Pedagógico de exatas da UNINTER, na Graduação EAD. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCSal), em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física (FSV -SP) e em Ensino de Matemática (Matem@tica na Pr@atica-IFBA). Mestrando no MPEJA (Educação de jovens e Adultos) pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

E-mail: deivisson.rizzon@gmail.com  ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-0434-4313

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Publicado

10/09/2024
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Como Citar

ALVES, E. V.; SIMAS, A. L. S.; SANTOS, D. O. dos. Quanto vale R$1,00? Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica em grupos colaborativos de jovens e adultos: How much is R$1.00? Financial Education from the perspective of Critical Mathematics Education in collaborative groups of young people and adults. Revista Cocar, [S. l.], n. 26, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9069. Acesso em: 13 out. 2024.