Os cursinhos populares oferecidos pelas universidades públicas de São Paulo: aproximações com a educação popular

The popular pre-college courses offered by the public universities in São Paulo: approximations with the popular education

Autores

Palavras-chave:

Cursinhos comunitários, Cultura popular, Paulo Freire

Resumo

A Educação Popular pode ser entendida como um processo político e pedagógico que envolve diferentes camadas populares e incentiva seus estudantes a serem agentes transformadores nas esferas política, cultural, econômica e social do país. Dentre as diversas iniciativas de Educação Popular, temos os cursinhos populares e comunitários oferecidos pelas universidades, movimento que surgiu diante da desigualdade no acesso dos jovens de diferentes classes sociais a esses espaços. O presente trabalho traz um levantamento dos cursinhos oferecidos pelas universidades públicas da cidade/região metropolitana de São Paulo, suas histórias e características. Percebe-se, diante disso, a importância do caráter extensionista da/na Educação Superior, e, ao mesmo tempo, abre-se espaço para discutirmos a formação de professores na área.

Palavras-chave: Cursinhos comunitários; cultura popular; Paulo Freire.

 

Abstract

Popular Education can be understood as a political and pedagogical process that involves different popular strata, encouraging the students to be agents of transformation in the political, cultural, economic and social spheres of the country. Among the various initiatives of Popular Education, we have the popular and community pre-college courses offered by universities, a movement that arose in the face of the inequality in the access of young people from different social classes to these spaces. The present work presents a survey of the public pre-college courses offered by the public universities in the city/metropolitan region of São Paulo, their histories and characteristics. In view of this, it is possible to notice the importance of the extensionist character at Higher Education, and, at the same time, it opens space to discuss teacher training in the area.

Keywords: Community courses; popular culture; Paulo Freire.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Regina de Oliveira Hungaro, Universidade Federal do ABC

Professora de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em Ciência e Tecnologia e Licenciada em Ciências Biológicas, ambas pela mesma instituição. Email: <ana.regina@aluno.ufabc.edu.br>. Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-0665-3136>.

 

Adriana Pugliese, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, área de Ensino de Ciências e Matemática. É professora da Universidade Federal do ABC e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências/NEPEC-UFABC. Email: <adriana.pugliese@gmail.com>. Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-4683-5834>.

Rosália Aparecida de Oliveira, Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo

Diretora de Escola Efetiva da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Psicóloga formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pedagoga formada pela Universidade São Judas. Email: <rosalia.a@sme.prefeitura.sp.gov.br>. Orcid: <https://orcid.org/0009-0007-5078-5757>.

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

HUNGARO, A. R. de O.; PUGLIESE, A.; OLIVEIRA, R. A. de. Os cursinhos populares oferecidos pelas universidades públicas de São Paulo: aproximações com a educação popular: The popular pre-college courses offered by the public universities in São Paulo: approximations with the popular education. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8924. Acesso em: 18 dez. 2024.