Diálogos entre Extensão Universitária e Educação Popular Feminista na formação de Promotoras Legais Populares no Distrito Federal e em Goiás
Dialogues between University Extension and Feminist Popular Education in the formation of Popular Legal Promoters in the Federal District and Goiás
Palavras-chave:
Extensão Universitária., Educação Popular; Mulheres militantes; Pedagogias Feministas, Promotoras Legais PopularesResumo
A proposta tem como objetivo apresentar o diálogo entre a Extensão Universitária e a Educação Popular Feminista, a partir da experiência de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs). Esse é um movimento social de mulheres que forma multiplicadoras para atuar no combate à violência de gênero e na defesa de políticas públicas voltadas para mulheres. Apresentamos aqui os resultados de um levantamento bibliográfico a partir de Paulo Freire (2016); Amelinha Teles (2019) e Lívia Fonseca (2012, 2015, 2019), bem como dissertações de mestrado sobre formações de PLPs (Ricoldi, 2005; Santos, 2014 e Groschitz, 2019) e pesquisa de campo junto às coletivas de PLPs do DF e Goiás. Concluímos que a formação de PLPs no DF e em Goiás, a partir de projetos de extensão, permite a realização de um dos pilares da Universidade Pública, construindo instituições de ensino que realizem a sua função social.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Popular Feminista; Promotoras Legais Populares.
Abstract
The aim of this proposal is to present the dialog between University Extension and Popular Feminist Education, based on the experience of training Popular Legal Promoters (PLPs). This is a women's social movement that trains multipliers to act in the fight against gender violence and in the defense of public policies aimed at women. We present here the results of a bibliographical survey based on Paulo Freire (2016); Amelinha Teles (2019) and Lívia Fonseca (2012, 2015, 2019), as well as master's dissertations on PLP training (Ricoldi, 2005; Santos, 2014 and Groschitz, 2019) and field research with PLP collectives in the Federal District and Goiás. We conclude that the training of PLPs in the Federal District and Goiás, based on extension projects, allows for the realization of one of the pillars of the Public University, building educational institutions that carry out their social function.
Keywords: University Extension; Popular Feminist Education; Popular Legal Promoters.
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