A Educação Popular na práxis da Educação Especial: Alfabetização de educandos com Transtorno do Espectro Autista - TEA
Popular Education in the praxis of Special Education: Literacy training for students with Autism Spectrum Disorder - ASD
Palavras-chave:
Educação Popular, Paulo Freire, Educação Especial InclusivaResumo
Neste trabalho apresenta-se um recorte de um projeto de pesquisa, financiada pelo CNPq, para ilustrar como a Educação Popular, inspirada nos princípios de Paulo Freire, e a Educação Especial na perspectiva inclusiva se entrelaçam em uma complexa relação de complementaridade. O objetivo deste artigo é refletir sobre a Educação Popular freireana no processo de alfabetização de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo na Amazônia Urbana belemense. A pesquisa-ação utiliza-se das diretrizes e dos procedimentos metodológicos de Paulo Freire na realidade estudada. A referida práxis de alfabetização se apresenta, como uma educação popular que valoriza as múltiplas identidades, os territórios e a cultura dos sujeitos com deficiência, demonstrando a capacidade emancipatória, inclusiva e transformadora de todos os educandos, independentemente de suas diferenças e potencialidades.
Palavras-chave: Educação Popular; Paulo Freire; Educação Especial Inclusiva
Abstract
This work presents an excerpt from a research project, funded by CNPq, to illustrate how Popular Education, inspired by Paulo Freire's principles, and Special Education from an inclusive perspective are intertwined in a complex complementary relationship. The objective of this article is to reflect on Freire's Popular Education in the literacy process of students with Autism Spectrum Disorder in the Urban Amazon of Belem. Action research uses Paulo Freire's methodological guidelines and procedures in the reality studied. The aforementioned literacy praxis presents itself as a popular education that values the multiple identities, territories and culture of subjects with disabilities, demonstrating the emancipatory, inclusive and transformative capacity of all students, regardless of their differences and potentialities.
Keywords: Popular Education; Paulo Freire; Inclusive Special Education
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