A Educação Popular na práxis da Educação Especial: Alfabetização de educandos com Transtorno do Espectro Autista - TEA

Popular Education in the praxis of Special Education: Literacy training for students with Autism Spectrum Disorder - ASD

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Educação Especial Inclusiva

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um recorte de um projeto de pesquisa, financiada pelo CNPq, para ilustrar como a Educação Popular, inspirada nos princípios de Paulo Freire, e a Educação Especial na perspectiva inclusiva se entrelaçam em uma complexa relação de complementaridade.  O objetivo deste artigo é refletir sobre a Educação Popular freireana no processo de alfabetização de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo na Amazônia Urbana belemense. A pesquisa-ação utiliza-se das diretrizes e dos procedimentos metodológicos de Paulo Freire na realidade estudada. A referida práxis de alfabetização se apresenta, como uma educação popular que valoriza as múltiplas identidades, os territórios e a cultura dos sujeitos com deficiência, demonstrando a capacidade emancipatória, inclusiva e transformadora de todos os educandos, independentemente de suas diferenças e potencialidades.

Palavras-chave: Educação Popular; Paulo Freire; Educação Especial Inclusiva

 

Abstract

This work presents an excerpt from a research project, funded by CNPq, to ​​illustrate how Popular Education, inspired by Paulo Freire's principles, and Special Education from an inclusive perspective are intertwined in a complex complementary relationship. The objective of this article is to reflect on Freire's Popular Education in the literacy process of students with Autism Spectrum Disorder in the Urban Amazon of Belem. Action research uses Paulo Freire's methodological guidelines and procedures in the reality studied. The aforementioned literacy praxis presents itself as a popular education that values ​​the multiple identities, territories and culture of subjects with disabilities, demonstrating the emancipatory, inclusive and transformative capacity of all students, regardless of their differences and potentialities.

Keywords: Popular Education; Paulo Freire; Inclusive Special Education

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Corrêa Lima Coimbra, PPGED-UEPA, Secretaria de Educação do Município de Belém (SEMEC);Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade do Estado do Ceará (UFC) e graduada em Licenciatura em Pedagogia e Formação de Professores da Educação Infantil ao 5 Ano do Ensino Fundamental pela UEPA.  Docente da Prefeitura Municipal de Belém, Tecnica em Assuntos Educacionais (TAE-Pedagoga) do Instituto Federal do Pará (IFPA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Educação, Inclusão e Trabalho (GEIT) do IFPA Campus Belém

E-mail: fernanda.lima@ifpa.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4907-0395

Alessandra Cardoso Figueiredo, UEPA

Especialista em Currículo e Avaliação na Universidade do Estado do Pará (UEPA), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará. Assessora Pedagógica da Universidade do Estado do Pará e coordenadora do GT NETEA

E-mail: alessandra.cardoso@uepa.br  Orcid: https://orcid.org/0009-0003-5208-6934

 

Mariana Rosa e Souza, UEPA

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em História na Universidade do Estado do Pará

E-mail: mariana.resouza@aluno.uepa.br  Orcid: https://orcid.org/0009-0008-6475-7076

 

 

Referências

DUSSEL, E. Filosofia da Libertação na América Latina. 2ª ed. São Paulo: Loyola,1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

________. Pedagogia da esperança: ensaio de uma pedagogia da libertação. Paz e Terra, 1997.

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática, Editora Artes Médicas, 1995

________. Howard. Inteligências: múltiplas perspectivas, Editora Artes Médicas, 1998

GONÇALES, Tierre Aguiar; MIGOTT, Ana Maria Bellani. Projeto rondon e o processo de formação do universitário: um olhar para além do rio Amazonas. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 51–59, 2015. DOI: 10.5965/cidea.v9i1.6135. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/6135. Acesso em: 11 maio. 2024.

MIGNOLO, Walter D. O giro decolonial: notas para pesquisa cultural. Contemporânea, 2011.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Projeto de Alfabetização de educandos da Educação Especial em unidades especializadas e escolas públicas. Belém: Universidade do Estado do Pará/Centro de Ciências Sociais e Educação/Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, Pará, 2023. Mimeo

________. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. CRV, 2015.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. (org). Cadernos de Formação Pedagógica de Educadores Populares: Fundamentos teórico-metodológicos freireanos. Belém: Universidade do Estado do Pará/Centro de Ciências Sociais e Educação/Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, Pará, 2011. Mimeo

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. CLACSO, 2007.

RODRIGUES, Raphael da Silva Garcêz. Tambores da Memória: Um estudo de caso da música dos terreiros de Umbanda: Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, Casa de Caridade Vovó Catarina de Angola e o 1o Festival de Curimba do Sul-Fluminense. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música). Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)/RJ, 2017.

SANTOS, Ana Maria Smith. Os Cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais Para a Estratégia de Conformação e Prescrição de Práticas Pedagógicas em Belém-Pa. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo, 237 folhas, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ. Núcleo de Educação Popular: Divulgação das ações em atividades ativas do 2. semestre 2023. [Belém, 2023]. 1 folder.

WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (org.). Educação Intercultural na América Latina:entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.

Downloads

Publicado

07/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 7
  • pdf downloads: 3

Como Citar

CORRÊA LIMA COIMBRA, F. C.; CARDOSO FIGUEIREDO, A.; ROSA E SOUZA, M. A Educação Popular na práxis da Educação Especial: Alfabetização de educandos com Transtorno do Espectro Autista - TEA: Popular Education in the praxis of Special Education: Literacy training for students with Autism Spectrum Disorder - ASD. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8737. Acesso em: 18 dez. 2024.