Educação popular: uma análise à luz do pensamento de Paulo Freire

Popular education: an analysis in the light of Paulo Freire's thinking

Autores

Palavras-chave:

educação popular, Paulo Freire, pedagogia freireana

Resumo

Este artigo discute a educação popular sob o pensamento de Paulo Freire, utilizando revisão bibliográfica como método. A pedagogia freiriana inspira uma educação libertadora, crítica e transformadora a partir do conceito de emancipação de indivíduos e comunidades. Estudos destacam o vínculo entre teoria e prática freiriana na educação popular, ressaltando suas contribuições sociais e políticas. Esta pesquisa explora novos desafios e oportunidades para aplicar essas ideias no contexto atual, marcado por mudanças nas relações sociais e políticas educacionais. Conclui-se que o pensamento de Freire não apenas consolidou o conhecimento crítico como pilar da educação popular, mas também oferece um referencial dinâmico para enfrentar desigualdades e promover cidadania ativa, adaptando-se à diversidade cultural e à inclusão.

Palavras-chave: educação popular; Paulo Freire; pedagogia freiriana.

 

Abstract

This article discusses popular education under the thinking of Paulo Freire, using a bibliographical review as a method. Freire's pedagogy inspires a liberating, critical and transformative education, based on the concept of the emancipation of individuals and communities. Studies highlight the link between Freirean theory and practice in popular education, emphasising his social and political contributions. This research explores new challenges and opportunities for applying these ideas in the current context, marked by changes in social relations and educational policies. It concludes that Freire's thinking has not only consolidated critical knowledge as a pillar of popular education, but also offers a dynamic framework for tackling inequalities and promoting active citizenship, adapting to cultural diversity and inclusion.

Keywords: popular education; Paulo Freire; freirean pedagogy.

 

 

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Biografia do Autor

Jerry Wendell Rocha Salazar, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Atualmente é doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão.

E-mail: jerryrochasalazar@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8778-7149

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5884959906608911

Heloísa Cardoso Varão Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1979), mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Atualmente é professora assistente nível IV da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Infantil e de Jovens, atuando principalmente nos seguintes temas: creche, desenvolvimento humano, pedagogia, educador infantil e educação infantil: políticas e fundamentos. E-mail: helocvs@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9381-393X. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7001997846550555.

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

ROCHA SALAZAR, J. W.; CARDOSO VARÃO SANTOS, H. Educação popular: uma análise à luz do pensamento de Paulo Freire: Popular education: an analysis in the light of Paulo Freire’s thinking . Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8714. Acesso em: 18 dez. 2024.