Educação popular: uma análise à luz do pensamento de Paulo Freire
Popular education: an analysis in the light of Paulo Freire's thinking
Palavras-chave:
educação popular, Paulo Freire, pedagogia freireanaResumo
Este artigo discute a educação popular sob o pensamento de Paulo Freire, utilizando revisão bibliográfica como método. A pedagogia freiriana inspira uma educação libertadora, crítica e transformadora a partir do conceito de emancipação de indivíduos e comunidades. Estudos destacam o vínculo entre teoria e prática freiriana na educação popular, ressaltando suas contribuições sociais e políticas. Esta pesquisa explora novos desafios e oportunidades para aplicar essas ideias no contexto atual, marcado por mudanças nas relações sociais e políticas educacionais. Conclui-se que o pensamento de Freire não apenas consolidou o conhecimento crítico como pilar da educação popular, mas também oferece um referencial dinâmico para enfrentar desigualdades e promover cidadania ativa, adaptando-se à diversidade cultural e à inclusão.
Palavras-chave: educação popular; Paulo Freire; pedagogia freiriana.
Abstract
This article discusses popular education under the thinking of Paulo Freire, using a bibliographical review as a method. Freire's pedagogy inspires a liberating, critical and transformative education, based on the concept of the emancipation of individuals and communities. Studies highlight the link between Freirean theory and practice in popular education, emphasising his social and political contributions. This research explores new challenges and opportunities for applying these ideas in the current context, marked by changes in social relations and educational policies. It concludes that Freire's thinking has not only consolidated critical knowledge as a pillar of popular education, but also offers a dynamic framework for tackling inequalities and promoting active citizenship, adapting to cultural diversity and inclusion.
Keywords: popular education; Paulo Freire; freirean pedagogy.
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