O Programa de Formação Continuada e Atualização Pedagógica - Docência Ativa na Universidade Federal do Maranhão

Programa de Formación Continua y Actualización Pedagógica - Enseñanza Activa en la Universidade Federal do Maranhão

Autores

Resumo

Este artigo discute sobre a formação continuada do professor no ensino superior, a partir do cenário do “Programa de Formação Continuada e Atualização Pedagógica - Docência Ativa” (PFCAP-DA) na Universidade Federal do Maranhão, criado em 2015, para atender às demandas de formação continuada de seus professores através do que se convencionou chamar de atualização pedagógica. Neste contexto, busca-se resposta para a seguinte indagação: qual o cenário da formação continuada de professores ofertado pelo PFCAP-DA da UFMA? O referencial teórico baseia-se em Kenski (2003), Tardif (2008), Anastasiou e Pimenta (2002), Lauande (2010), Schön (1992) e Nóvoa (1992), entre outros. A metodologia utilizada se ancora na abordagem qualitativa, pois esta, segundo Minayo (2013), considera o caráter exploratório, subjetivo e relacional do objeto. Utiliza-se a revisão de literatura como procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica e, como instrumentos de coleta de dados, o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os resultados demonstram que as formações ofertadas pelo PFCAP-DA buscaram superar o modelo de formação por treinamento caracterizado pela repetição de receituários e técnicas.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino Superior. Atualização pedagógica.

 

Resumen: Este artículo discute sobre la formación continua del profesor en la enseñanza superior desde el escenario del "Programa de Formación Continua y Actualización Pedagógica - Docencia Activa" (PFCAP-DA) en la Universidade Federal do Maranhão, creado en 2015, para satisfacer las demandas de formación continua de sus profesores a través de lo que se ha convenido en llamar actualización pedagógica. En este contexto, se busca respuesta a la siguiente pregunta: ¿cuál es el panorama de la formación continua de profesores ofrecida por el PFCAP-DA de la UFMA? El marco teórico se basa en Kenski (2003), Tardif (2008), Anastasiou y Pimenta (2002), Lauande (2010), Schön (1992) y Nóvoa (1992), entre otros. La metodología utilizada se basa en el enfoque cualitativo, ya que este, según Minayo (2013), considera el carácter exploratorio, subjetivo y relacional del objeto. Se utiliza la revisión de literatura como procedimiento metodológico de la investigación bibliográfica y como instrumentos de recopilación de datos, el cuestionario, la entrevista semiestructurada y el análisis documental. Los resultados demuestran que las formaciones ofrecidas por el PFCAP-DA buscaron superar el modelo de formación por entrenamiento caracterizado por la repetición de recetarios y técnicas.

Palabras clave: Formación continua de profesores. Enseñanza superior. Actualización pedagógica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerry Wendell Rocha Salazar, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE). E-mail: jerryrochasalazar@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8778-7149

Maria de Fátima Ribeiro Franco Lauande, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Emérita da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa: Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

E-mail:  fatimalauande2020@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6270-3420

Downloads

Publicado

20/04/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 244
  • pdf downloads: 152

Como Citar

ROCHA SALAZAR, J. W.; RIBEIRO FRANCO LAUANDE, M. de F. O Programa de Formação Continuada e Atualização Pedagógica - Docência Ativa na Universidade Federal do Maranhão: Programa de Formación Continua y Actualización Pedagógica - Enseñanza Activa en la Universidade Federal do Maranhão. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4427. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)