Educação popular e experiências de resistência: no campo e nas periferias urbanas

Popular education and resistance experiences: in the countryside and on urban peripheries

Autores

Palavras-chave:

Educação popular; Campo; Periferia Urbana.

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa doutoral que teve como objetivo analisar a função formativa das experiências de resistência de agricultores familiares agroecológicos do Território de Identidade de Irecê e jovens do Instituto Fatumbi, Salvador-BA, procurando captar uma história que ocorre em configurações de resistência e mobilizações. A pesquisa utiliza-se de técnicas de análise da Biografia Educativa baseada em Josso (2010), nas quais são integradas as dimensões formativas, transformativas e de intervenção social. Os relatos demonstram que as experiências vividas nos âmbitos sociais contribuíram para trajetórias educativas fundamentadas em uma racionalidade ética, comprometida com a formação de sujeitos abertos ao novo, que resistiram em virtude da influência dos movimentos inspirados no pensamento libertário da América Latina, da Teologia da Libertação e da Educação Popular.

Palavras-chave: Educação popular; Campo; Periferia Urbana.

 

Abstract
This article is the result of doctoral research that aimed to analyze the formative function of resistance experiences of agroecological family farmers from the Irecê Identity Territory and young people from the Fatumbi Institute, Salvador-BA, seeking to capture a story that occurs in configurations of resistance and mobilizations. The research uses analysis techniques from Educational Biography based on Josso (2010), in which the formative, transformative and social intervention dimensions are integrated. The reports demonstrate that the experiences lived in social spheres contributed to educational trajectories based on an ethical rationality, committed to the formation of subjects open to the new, who resisted due to the influence of movements inspired by the libertarian thought of Latin America, Liberation Theology and Popular Education.

Keywords: Popular education; Countryside; Urban Periphery.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Lorena de Souza Araújo, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia no Departamento Multidisciplinar em Ciências e Educação- Lauro de Freitas- BA. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação do Campo e Contemporaneidade - MPEJA- UNEB. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA. Tem experiência na área de docência e gestão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, agroecologia, gestão escolar, infâncias, juventudes e trabalho no campo e nas periferias urbanas. E-mail: flsouza@uneb.br. https://orcid.org/0000-0002-5911-8885.

 

 

 

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BAUMAN, Z. Vidas Desperdiçadas. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2005.

ELIAS, Norbert. SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

JOSSO, Marie-Christine. A Experiência de Vida e Formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN. São Paulo, 2010. 341p. – Coleção Pesquisa (auto) biográfica e Educação. Série Clássicos das Histórias de Vida).

SOUZA, Ricardo Timm de. Uma Introdução à Ética Contemporânea. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

Downloads

Publicado

07/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 10
  • pdf downloads: 6

Como Citar

DE SOUZA ARAÚJO, F. L. Educação popular e experiências de resistência: no campo e nas periferias urbanas: Popular education and resistance experiences: in the countryside and on urban peripheries. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8709. Acesso em: 18 dez. 2024.