Educação Popular e Bem Viver: um diálogo a partir das realidades amazônicas

Educación Popular y Vivir Bien: un diálogo basado en las realidades amazónicas

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Bem Viver, Amazônia

Resumo

O trabalho objetiva analisar as contribuições político-pedagógicas da Educação Popular para a construção de uma outra matriz de pensamento socioambiental, a partir do movimento do Bem Viver. Caracteriza-se com um ensaio acadêmico com levantamento bibliográfico e reflexões advindas das vivências e produções com coletivos da educação popular da região amazônica. A radicalidade do paradigma do movimento Bem Viver associada ao caráter emancipador da educação popular pode trazer contribuições muito profícuas à reflexão sobre as possibilidades de transformação social, a partir de experiências de contradição no corpo do sistema-mundo moderno/colonial. Em face disso, destacam-se as seguintes diretrizes pedagógicas: diálogo; sistematização de experiências e epistemologias populares. Estas diretrizes promovem dispositivos, práticas e conhecimentos para pensar-fazer um mundo diferente.

Palavras-chave: Educação Popular; Bem Viver; Amazônia.

 

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo analizar las contribuciones político-pedagógicas de la Educación Popular para la construcción de otra matriz de pensamiento socioambiental, basada en el movimiento del Buen Vivir. Se caracteriza por ser un ensayo académico con un relevamiento bibliográfico y reflexiones surgidas de experiencias y producciones con colectivos de educación popular en la región amazónica. El paradigma radical del movimiento Bem Viver, combinado con el carácter emancipador de la educación popular, puede hacer una serie de contribuciones muy fructíferas a la reflexión sobre las posibilidades de transformación social, a partir de experiencias de contradicción en el cuerpo del sistema-mundo moderno/colonial. Las orientaciones pedagógicas: diálogo, sistematización de experiencias y epistemologías populares promueven dispositivos, prácticas y saberes para pensar y hacer un mundo diferente.

Palabras clave: Educación Popular; Buen Vivir; Amazonia.

 

 

 

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Biografia do Autor

Sulivan Ferreira de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pedagogo e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Faculdade de Etnodiversidade com atuação no Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGEtno/UFPA). Membro do GT CLACSO –Educação Popular e Pedagogias Críticas. Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (UEPA). Lider do TAJÁ -Núcleo de Estudos e Pesquisas - Territórios Amazônicos, Educação Popular e Etnodiversidade (UFPA/CNPQ). E-mail: sulivantris@gmail.com e sulivan_ferreira@ufpa.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6453501332505435. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3391-0265 .

Raquel da Silva Lopes, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Letras/Português (UFPA), Mestre em Letras/Linguística (UFPA) e Doutora em Ciências Sociais/Antropologia (UFPA-PARIS XIII). É professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. E-mail: rapoles@ufpa.br.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8883608553718284. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1266-5785.

Louise Rodrigues Campos, Instituto Federal do Pará

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós-graduanda no curso de Especialização em Metodologias de ensino para a Educação Básica (IFPA-Altamira). Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP-UEPA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas - Territórios Amazônicos, Educação Popular e Etnodiversidade (TAJÁ–FACETNO/UFPA). Email: louisercampos8@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5970-5553

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, S.; DA SILVA LOPES, R.; RODRIGUES CAMPOS, L. Educação Popular e Bem Viver: um diálogo a partir das realidades amazônicas: Educación Popular y Vivir Bien: un diálogo basado en las realidades amazónicas . Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8703. Acesso em: 18 dez. 2024.