Educação Popular e Bem Viver: um diálogo a partir das realidades amazônicas
Educación Popular y Vivir Bien: un diálogo basado en las realidades amazónicas
Palavras-chave:
Educação Popular, Bem Viver, AmazôniaResumo
O trabalho objetiva analisar as contribuições político-pedagógicas da Educação Popular para a construção de uma outra matriz de pensamento socioambiental, a partir do movimento do Bem Viver. Caracteriza-se com um ensaio acadêmico com levantamento bibliográfico e reflexões advindas das vivências e produções com coletivos da educação popular da região amazônica. A radicalidade do paradigma do movimento Bem Viver associada ao caráter emancipador da educação popular pode trazer contribuições muito profícuas à reflexão sobre as possibilidades de transformação social, a partir de experiências de contradição no corpo do sistema-mundo moderno/colonial. Em face disso, destacam-se as seguintes diretrizes pedagógicas: diálogo; sistematização de experiências e epistemologias populares. Estas diretrizes promovem dispositivos, práticas e conhecimentos para pensar-fazer um mundo diferente.
Palavras-chave: Educação Popular; Bem Viver; Amazônia.
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo analizar las contribuciones político-pedagógicas de la Educación Popular para la construcción de otra matriz de pensamiento socioambiental, basada en el movimiento del Buen Vivir. Se caracteriza por ser un ensayo académico con un relevamiento bibliográfico y reflexiones surgidas de experiencias y producciones con colectivos de educación popular en la región amazónica. El paradigma radical del movimiento Bem Viver, combinado con el carácter emancipador de la educación popular, puede hacer una serie de contribuciones muy fructíferas a la reflexión sobre las posibilidades de transformación social, a partir de experiencias de contradicción en el cuerpo del sistema-mundo moderno/colonial. Las orientaciones pedagógicas: diálogo, sistematización de experiencias y epistemologías populares promueven dispositivos, prácticas y saberes para pensar y hacer un mundo diferente.
Palabras clave: Educación Popular; Buen Vivir; Amazonia.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016.
ALMEIDA, Renato Barros de; MOHN, Rodrigo Fideles Fernandes; SOUZA, Rosiris Pereira de. Políticas sociais e educacionais na virada do século XXI: estado, neoliberalismo e educação. FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 27-42, jan./mar. 2019.
ARROYO, Miguel. Estágios. Um convite a radicalizar sua função formadora. In: AGUIAR, Paula Alves de. (Orgs.). Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019.
BISPO, Antônio dos Santos. Somos da Terra. In: CARNEVALLI, Felipe; REGALDO, Fernanda; LOBATO, Paula; MARQUEZ, Renata; CANÇADO, Wellington (Org.). Terra: antologia afro-indígena. Ubu Editora. Edição do Kindle, 2023.
BURMAN, Anders. La ontología política del vivir bien. In: MUNTER, Koen de; MICHAUX, Jacqueline, PAUWELS, Gilberto (Org.). Ecología y reciprocidade: (con)vivir bien, desde contextos andinos. La Paz, Bolívia: Plural Editores, 2017.
CORRÊA, V. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você̂, professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Outras Palavras, 2018.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Coleccion Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina, 2005.
FALS BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa Participante. 7 ª ed. São Paulo: Editora Brasilense, 1988.
FALS BORDA, Orlando. Métodología (IAP). In: HERRERA FARFÁN, Nicolás Armando; LÓPEZ GUZMÁN, Lorena. (Comps.). Ciencia, compromiso y cambio social. Textos de Orlando Fals Borda. Buenos Aires: El Colectivo - Lanzas y Letras - Extensión Libros, 2012.
FLEURI, Reinaldo Matias. Conversidade, Decolonialidade e Bem Viver ressignificam as práticas de extensão universitária. Revista de Educação Popular, Uberlândia, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.60ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática da educação popular. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
FRIGOTTO, G. (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Ano de 2023 é o mais quente da série histórica no Brasil. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/noticias/ano-de-2023-%C3%A9-o-mais-quente-da-hist%C3%B3ria-do-brasil Acesso em: 01 mai. 2024.
JARA, Oscar. Para sistematizar experiências. RESENDE, Maria Viviana (Trad.) V. 2. ed., revista. – Brasília: MMA, 2006.
KRENAK, Ailton; MAIA, Bruno. Caminhos para a cultura do Bem viver. Ailton Krenak, 2020.
MACAS, Luis. “El Sumak Kawsay”. In: HIDALGO-CAPITÁN, Antonio Luis; GARCÍA, Alejandro Guillén; GUAZHA, Nancy Deleg (ed.). Sumak Kawsay Yuyay: antología del pensamento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva; Cuenca: Fiucuhu, 2014.
MAMANI, Fernando Huanacuni. Buen Vivir / Vivir Bien: filosofia, políticas, estrategias y experiencias regionales andinas. Lima, Peru: Coodinadora Andina de Organizaciones Indígenas (CAOI), 2010.
ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS. ONU News: Perspectiva Global Reportagens Humanas - Relatório revela que Brasil teve 12 eventos climáticos extremos em 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2024/05/1831366 Acesso em: 10 de mai. 2024.
PAREDES, Julieta. Hilando fino: desde el feminismo comunitario. Ciudad de México: El Rebozo, Zapateándole, Lente Flotante, En cortito que’s palargo e AliFem AC, 2014.
PUIGGRÓS, Adriana. Historia y prospectiva de la educación popular latinoamericana, Universidad de Buenos Aires. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto (Comp.) Educación Popular, Crisis y Perspectivas. Buenos Aires, 1993.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina.? In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Coleccion Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
TORRES CARILLO, Alfonso. La Educación Popular: Trayectoria y Actualidad. 2. ed. Bogotá: Editora El Buho, 2016.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 17
- pdf downloads: 24