Desafios da abordagem freireana na formação inicial de pedagogas e pedagogos: atravessamentos educativos e sociais

Challenges of the Freirean approach in the initial training of pedagogues: educational and social crossings

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire;, Pedagogia;, Formação de Professores.

Resumo

Esta pesquisa investigou os desafios na abordagem de Paulo Freire em cursos presenciais e públicos de Pedagogia de três instituições do Rio Grande do Sul, haja vista a necessidade de se ter uma educação libertadora desde os primeiros anos de escolarização. Para isso, foram realizadas entrevistas com docentes que utilizam o referencial freireano. Neste processo, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Identificamos muitos desafios, dentre eles: a educação tradicional bancária e a resistência e influências sociopolíticas. Esses desafios têm desdobramentos, como a existência de um currículo que dificulta ações mais próximas da realidade e a visão distorcida de Paulo Freire, de suas obras e concepções. Diante disso, urge abordagens mais críticas neste contexto de formação, a exemplo do aprofundamento teórico-prático do referencial freireano.

Palavras-chave: Paulo Freire; Pedagogia; Formação de Professores.

 

Abstract

This research investigated the challenges of Paulo Freire's approach in the classroom and public Pedagogy courses at three institutions in Rio Grande do Sul, given the need for a liberating education from the first years of schooling. To this end, interviews were conducted with teachers who use the Freirean framework. Textual Discourse Analysis was used in this process. We identified many challenges, including: traditional banking education; resistance and sociopolitics influences. These challenges have repercussions, the existence of a curriculum that hinders actions that are closer to reality and the distorted view of Paulo Freire, his works, and conceptions. Given this, there is an urgent need for more critical approaches in this training context, such as the theoretical-practical deepening of the Freirean framework.

Keywords: Paulo Freire; Pedagogy; Teacher Training.

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Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha. É professora da rede pública estadual do RS. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências, atuando com os seguintes temas: Abordagem Temática, Avaliação Escolar e Abordagens Freireanas. Email: diulinadalon@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9895-1562.

 

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria.  É professora Associada nível 3, da área de Ensino de Física na Universidade Federal de Santa Maria. Email: crismuenchen@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3144-0933.

 

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

NADALON PEREIRA, D.; MUENCHEN, C. Desafios da abordagem freireana na formação inicial de pedagogas e pedagogos: atravessamentos educativos e sociais: Challenges of the Freirean approach in the initial training of pedagogues: educational and social crossings . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8699. Acesso em: 26 dez. 2024.

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