Representações sociais de professores sobre o ser e o fazer-se docente na educação de jovens e adultos na Amazônia Paraense

Autores

  • Joana d’Arc de Vasconcelos Neves jdvasconcelosneves@gmail.com
  • Raquel Amorim Santos rakelamorim@yahoo.com.br
  • Maria Joseli Martins Pereira joselimartins14@yahoo.com.br

Resumo

Social representations about being and making oneself docent on youth and adult education on Paraense Amazon

Resumo

O estudo analisa as Representações Sociais de professores sobre as práticas necessárias para ser e fazer-se docente na Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Paraense. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais-TRS, na abordagem processual de Jodelet (2001). Para coleta de dados foram entrevistados sete professores da EJA do Município de Augusto Corrêa-PA. No campo de análise considerou-se as dimensões constituidoras das TRS (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos são professores da EJA que constroem sua identidade, na docência da EJA. O contexto é marcado por processos de fragilização de políticas públicas, tanto para formação docente, quanto para a garantia de qualidade na condição de trabalho. Os sentidos expressam a necessidade de rompimento de práticas e modelos homogeneizadores de escola e construção de práticas que permitam a reconstrução e ressignificação dos saberes cotidianos.

Palavras-chave: Representações Sociais. Prática Docente. EJA

Abstract

The study analyzes teacher’s social representations about the necessary practices to be make oneself docent on Youth and Adult Education (EJA) on Paraense Amazon. The theoretical-methodological referencial is based on the Theory of Social Representations-TRS, with Jodelet’s processual approach (2001). To collect data were interviewed seven teachers of the EJA of the Municipality of Augusto Corrêa-PA. This way, to organize the field of analysis, the constitutive dimensions the TRS (subjects, contexts and meanings) were considered. The results reveal: the subjects are teachers of EJA that construct their identity with EJA’s decency. The context is marked by processes of the weakening of public politics, both for the docent formation and for guaranteeing quality of work conditions. The meanings express the need for breaking apart homogenizing practices and models of school, and constructing practices that allow for the reconstruction and resignification of quotidian knowledge.

Key-words: Social Representations. Docent Practices. Youth and Adult Education.


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Biografia do Autor

Joana d’Arc de Vasconcelos Neves

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007). Professora adjunta da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação no Campus Universitário de Bragança e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. Vice coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educaçao de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia; Pesquisadora participante do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educaçao do campo GEPERUAZ, do Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representações sociais da Educação -GEPEJURSE. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire. Integrante do Movimento de Educação de Jovens e adultos na Amazônia paraense.

https://orcid.org/0000-0002-3110-3649 

Raquel Amorim Santos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta A da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

https://orcid.org/oooo-ooo3-4817-0036


Maria Joseli Martins Pereira

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Bragança(2017). Atualmente é PROFESSORA da SECRETARIA MUNICIPAL DE AUGUSTO CORREA PA. Tem experiência na área de Educação." E-mail:  joselimartins14@yahoo.com.br

https://orcid.org/0000-0002-6121-0760

 

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Publicado

28/04/2019
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Como Citar

NEVES, J. d’Arc de V.; SANTOS, R. A.; PEREIRA, M. J. M. Representações sociais de professores sobre o ser e o fazer-se docente na educação de jovens e adultos na Amazônia Paraense. Revista Cocar, [S. l.], n. 5, p. 28–50, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2345. Acesso em: 23 abr. 2024.