Conhecimentos e práticas freireanas na formação inicial de pedagogos e pedagogas
Freirean knowledge and practices in the initial training of pedagogues
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar os conhecimentos e as práticas freireanos presentes nos cursos de Pedagogia de três universidades públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes dos cursos das instituições investigadas, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Identificaram-se alguns conhecimentos freireanos, como a amorosidade, a criticidade, a autonomia, o diálogo e a problematização. Além disso, são utilizadas algumas práticas, a exemplo dos círculos dialógicos, da investigação da realidade e do uso de temas. Os pressupostos freireanos vêm sendo abordados a partir de diversas obras, principalmente, da Pedagogia da Autonomia e da Pedagogia do Oprimido. Por fim, sinaliza-se a carência de processos de obtenção de Temas Geradores mais sistematizados, para que tenham legitimidade e contribuam na transformação da realidade.
Palavras-chave: Paulo Freire; Pedagogia; Formação de Professores.
Abstract
This study aims to investigate the freirean knowledge and practices present in the Pedagogy courses of three public universities in Rio Grande do Sul. To do so, interviews were conducted with teachers of the courses of the institutions investigated, and the data were analyzed by means of Textual Discourse Analysis. Some Freirean knowledge was identified, such as love, criticality, autonomy, dialogue, and problematization. Moreover, some practices are used, such as dialogical circles, the investigation of reality, and the use of themes. The Freirean assumptions have been approached from several works, mainly the Pedagogy of Autonomy and the Pedagogy of the Oppressed. Finally, we point out the lack of processes to obtain more systematized Generating Themes, so that they can have legitimacy and contribute to the transformation of reality.
Keywords: Paulo Freire; Pedagogy; Teacher Training.
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