Conhecimentos e práticas freireanas na formação inicial de pedagogos e pedagogas

Freirean knowledge and practices in the initial training of pedagogues

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os conhecimentos e as práticas freireanos presentes nos cursos de Pedagogia de três universidades públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes dos cursos das instituições investigadas, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Identificaram-se alguns conhecimentos freireanos, como a amorosidade, a criticidade, a autonomia, o diálogo e a problematização. Além disso, são utilizadas algumas práticas, a exemplo dos círculos dialógicos, da investigação da realidade e do uso de temas. Os pressupostos freireanos vêm sendo abordados a partir de diversas obras, principalmente, da Pedagogia da Autonomia e da Pedagogia do Oprimido. Por fim, sinaliza-se a carência de processos de obtenção de Temas Geradores mais sistematizados, para que tenham legitimidade e contribuam na transformação da realidade.

Palavras-chave:  Paulo Freire; Pedagogia; Formação de Professores.

 

Abstract

This study aims to investigate the freirean knowledge and practices present in the Pedagogy courses of three public universities in Rio Grande do Sul. To do so, interviews were conducted with teachers of the courses of the institutions investigated, and the data were analyzed by means of Textual Discourse Analysis. Some Freirean knowledge was identified, such as love, criticality, autonomy, dialogue, and problematization. Moreover, some practices are used, such as dialogical circles, the investigation of reality, and the use of themes. The Freirean assumptions have been approached from several works, mainly the Pedagogy of Autonomy and the Pedagogy of the Oppressed. Finally, we point out the lack of processes to obtain more systematized Generating Themes, so that they can have legitimacy and contribute to the transformation of reality.

Keywords: Paulo Freire; Pedagogy; Teacher Training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria.  Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências, atuando com os seguintes temas: Abordagem Temática, Avaliação Escolar e Abordagens Freireanas. Email: diulinadalon@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9895-1562.

Cristiane Muenchen , Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora Associada nível 3, da área de Ensino de Física na Universidade Federal de Santa Maria. Email: crismuenchen@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3144-0933.

 

 

 

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 161
  • pdf downloads: 87

Como Citar

NADALON PEREIRA, D.; MUENCHEN , C. Conhecimentos e práticas freireanas na formação inicial de pedagogos e pedagogas: Freirean knowledge and practices in the initial training of pedagogues. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6657. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos