Mulheres e Educação Popular: diálogos a partir de uma perspectiva feminista interseccional

Mujeres y Educación Popular: diálogos desde uma perspectiva feminista interseccional

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular; Mulheres militantes; Pedagogias Feministas

Resumo

Neste artigo, objetivamos identificar e compreender a práxis educadora de mulheres nos coletivos de luta que elas integram. Na interface entre Educação Popular, Movimentos Socias e Pedagogias Feministas, respondemos às seguintes questões: Quais denúncias e anúncios vêm sendo feitos à Educação Popular a partir das mulheres? De quais formas essas denúncias e anúncios são produzidos? Quais seus sentidos político-pedagógicos? A discussão deriva de uma pesquisa de doutorado concluída que mobilizou como estratégias metodológicas a observação participante e entrevistas semiestruturadas, métodos que assumiram configurações específicas no estudo. Os resultados afirmam a ação militante-educadora das interlocutoras do estudo como produção de pedagogias feministas de caráter interseccional, aportando elementos que potencializam a educação popular a partir da luta social.

Palavras-chave: Educação Popular; Mulheres Militantes; Pedagogias Feministas

 

Resumen

En este artículo objetivamos identificar y comprender la praxis educativa de las mujeres en los colectivos de lucha de los que forman parte. En la interfaz entre Educación Popular, Movimientos Sociales y Pedagogías Feministas, respondemos las siguientes preguntas: ¿Qué denuncias y anuncios se han hecho a la Educación Popular por parte de las mujeres? ¿Cómo se producen estos informes y anuncios? ¿Cuáles son sus significados político-pedagógicos? La discusión deriva de una investigación doctoral que movilizó observación participante y entrevistas semiestructuradas como estrategias metodológicas, métodos que tomaron configuraciones específicas en el estudio. Los resultados afirman la acción militante-educativa de las interlocutoras del estudio como producción de pedagogías feministas de carácter interseccional aportando elementos que potencian la educación popular basada en la lucha social.

Palabras clave: Educación Popular; Mujeres Activistas; Pedagogías Feministas.

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Biografia do Autor

Alessandra Bernardes Faria Campos, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (PPGE/UFV), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP), membro do ECOA – Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/DPE/UFV) e do TEIA – Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA/FaE/UFMG). Pesquisadora no Projeto GENgiBRe – Relação com a natureza e igualdade de gênero: uma contribuição à teoria crítica a partir de práticas e mobilizações feministas na agroecologia no Brasil. Pesquisa e publica na área da educação, atuando com os seguintes temas: mulheres e Educação Popular; Pedagogias Feministas; movimentos sociais e educação; conflitos ambientais, mulheres e educação. E-mail: ale.bernardescampos@gmail.com. Orcid Id: https://orcid.org/0000-0002-7063-539X.

Bárbara Ramalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE/UFMG), do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na linha de pesquisa “Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas”. Pesquisa e publica na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação (em tempo) integral. Coordenadora do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG. E-mail: bbramalho@gmail.com. Orcid iD:https://orcid.org/0000-0001-5679-4004.

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

BERNARDES FARIA CAMPOS, A.; RAMALHO, B. Mulheres e Educação Popular: diálogos a partir de uma perspectiva feminista interseccional: Mujeres y Educación Popular: diálogos desde uma perspectiva feminista interseccional. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8689. Acesso em: 18 dez. 2024.