Educação Popular e o Bem Viver: da luta contra o autoritarismo ao Viver em Plenitude

Popular Education and Good Living: From the struggle against authoritarianism to Living in Fullness

Autores

Palavras-chave:

Educação popular, Interculturalidade, Bem Viver

Resumo

Nesse texto, apresentamos o resultado de uma entrevista realizada com o professor Reinaldo Matias Fleuri acerca da contribuição de seu pensamento para a educação popular na atualidade. Essa entrevista ocorreu, por meio de uma Roda de Conversa (em formato híbrido), promovida pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Com isso, esse texto objetiva divulgar e circular o pensamento de intelectuais periféricos, contribuindo com a pluralidade epistêmica, assim como com a renovação do debate da educação popular. Nessa oportuna e inspiradora conversa com o referido professor, é possível identificar tanto a profundidade de um pensamento movente e insurgente da periferia, quanto a abertura de fronteiras para a reinvenção crítica da educação popular, por meio de temas como educação intercultural, decolonialidade e bem viver.

Palavras-chave: Educação popular; Interculturalidade; Bem Viver.

Abstract

In this text, we present the result of an interview conducted with Professor Reinaldo Matias Fleuri about the contribution of his thinking to popular education today. This interview took place (in hybrid format), promoted by the Paulo Freire Popular Education Center (NEP) at the Pará State University (UEPA) and Paulo Freire Chair in the Amazon. Therefore, the objective with this text is to disseminate and circulate the thinking of peripheral intellectuals, contributing to epistemic plurality, as well as contributing to the renewal of the popular education debate. In this timely and inspiring conversation with the aforementioned professor, it is possible to identify both the depth of a moving and insurgent thought from the periphery, and the opening frontiers for the critical reinvention of popular education, through themes such as intercultural education, decoloniality and good living. 

Keywords: Popular education; Interculturality; Good living.

 

 

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Biografia do Autor

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). É professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor visitante nacional sênior na Universidade do Estado do Pará (UEPA/CAPES) e coordena a rede de pesquisas “Mover” - Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Integra o Instituto Paulo Freire. É pesquisador Sênior do CNPq. Com produção acessível em www.mover.ufsc.br. E-mail: rfleuri@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7372-1429. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0966229092773143

Sergio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Sociais. Professor da Universidade do Estado do Pará, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação e pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire.  E-mail: sergio.correa@uepa.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9477-5485. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1347947243469780.

Miguel Costa Silva, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2024). Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Pesquisador e extensionista do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA). Graduado em História na Universidade Federal do Pará - UFPA (2002).  E-mail: miguelpara@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2682-7789. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1930749003196707

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

MATIAS FLEURI, R.; ROBERTO MORAES CORRÊA, S.; COSTA SILVA, M. Educação Popular e o Bem Viver: da luta contra o autoritarismo ao Viver em Plenitude: Popular Education and Good Living: From the struggle against authoritarianism to Living in Fullness. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8685. Acesso em: 18 dez. 2024.