Educação Popular e o Bem Viver: da luta contra o autoritarismo ao Viver em Plenitude
Popular Education and Good Living: From the struggle against authoritarianism to Living in Fullness
Palavras-chave:
Educação popular, Interculturalidade, Bem ViverResumo
Nesse texto, apresentamos o resultado de uma entrevista realizada com o professor Reinaldo Matias Fleuri acerca da contribuição de seu pensamento para a educação popular na atualidade. Essa entrevista ocorreu, por meio de uma Roda de Conversa (em formato híbrido), promovida pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Com isso, esse texto objetiva divulgar e circular o pensamento de intelectuais periféricos, contribuindo com a pluralidade epistêmica, assim como com a renovação do debate da educação popular. Nessa oportuna e inspiradora conversa com o referido professor, é possível identificar tanto a profundidade de um pensamento movente e insurgente da periferia, quanto a abertura de fronteiras para a reinvenção crítica da educação popular, por meio de temas como educação intercultural, decolonialidade e bem viver.
Palavras-chave: Educação popular; Interculturalidade; Bem Viver.
AbstractIn this text, we present the result of an interview conducted with Professor Reinaldo Matias Fleuri about the contribution of his thinking to popular education today. This interview took place (in hybrid format), promoted by the Paulo Freire Popular Education Center (NEP) at the Pará State University (UEPA) and Paulo Freire Chair in the Amazon. Therefore, the objective with this text is to disseminate and circulate the thinking of peripheral intellectuals, contributing to epistemic plurality, as well as contributing to the renewal of the popular education debate. In this timely and inspiring conversation with the aforementioned professor, it is possible to identify both the depth of a moving and insurgent thought from the periphery, and the opening frontiers for the critical reinvention of popular education, through themes such as intercultural education, decoloniality and good living.
Keywords: Popular education; Interculturality; Good living.
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