Poesia aldravia na educação de jovens e adultos: leitura da palavra articulada à leitura de mundo
Aldravia poetry in youth and adult education: reading the word articulated to the reading the world
Palavras-chave:
Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, AldraviaResumo
Este artigo objetiva desvelar potencialidades do trabalho com poesia aldravista na Educação de Jovens e Adultos, a fim de favorecer práticas de leitura da palavra articuladas à leitura de mundo. Metodologicamente, com base em revisão bibliográfica, é traçado um movimento analítico interseccional entre princípios da Educação Popular como dialogicidade, problematização da realidade e participação popular às produções poéticas aldravistas. Ao propiciar um movimento ativo de atribuição de sentidos por parte de leitoras/es, em interlocução com textos e temas advindos de suas histórias de vida, o trabalho com aldravia pode contribuir com a investigação do universo temático de educandas/os de EJA, potencializando a problematização de suas realidades e dos desafios vivenciados em seu cotidiano, favorecendo processos de participação e transformação sociais.
Palavras-chave: Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos; Aldravia.
AbstractThis article aims to unveil the potentialities of working with Aldravista poetry in Youth and Adult Education, in order to promote educational practices of reading the words articulated with reading the world. Methodologically, based on a bibliographical review, an intersectional analytical movement is outlined between principles of Popular Education such as dialogicity, problematization of reality, and popular participation to Aldravista poetic productions. By fostering an active movement of meaning attribution by readers, in dialogue with texts and themes arising from their life stories, work with Aldravista poetry can contribute to the investigation of the thematic universe of Youth and Adult Education learners, enhancing the problematization of their realities and the challenges experienced in their daily lives, favoring processes of social participation and transformation.
Keywords: Popular Education; Young and Adult Education; Aldravia.
Downloads
Referências
ADALEMAR NETTO, Joseani; BOTELHO, Patrícia Pedrosa. Aldravias: um caminho para o letramento. Jornal Aldrava, v.1, p.1-21, 2019. Disponível em: https://www.jornalaldrava.com.br/Doc/artigo_aldravia_joseani.pdf Acesso em 05 mai. 2024.
ALVARENGA, Márcia; DIAS, Thiago Simão; CRUZ, Ana Carolina Paulo da. EJA e literatura: “Quarto de despejo” como denúncia da negação dos direitos sociais. RevistAleph, [S. l.], v.1, n.38, p. 244-263, fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51268
ARROYO, Miguel. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de
responsabilidade pública. In: SOARES, L; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. (Orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.19-50.
DONADON-LEAL, José Benedito. Aldravia: Nova forma, nova poesia. Jornal Aldrava, ano XI, n.88, dez, pp. 01-03, 2010. Disponível em: https://www.jornalaldrava.com.br/N88_Dez_2010/N88_Dez_2010.pdf. Acesso em: 06 fev. 2024.
DONADON-LEAL, José Benedito. Somos Aldravistas, produzimos Aldravismo. Jornal Aldrava Cultural, 2020a. Disponível em: http://www.jornalaldrava.com.br/pag_quem_somos.htm. Acesso em: 05 fev. 2024.
DONADON-LEAL, José Benedito. O que é Aldravia. Jornal Aldrava Cultural, 2020b. Disponível em: https://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm. Acesso em: 06 fev. 2024.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire, movimentos sociais e educação de jovens e adultos. In. STRECK, D.; ESTEBAN, M. T. (Orgs.). Educação Popular: lugar de construção social e coletiva. Petrópolis : Vozes, 2013, p.49-63.
FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961/1966). Campinas: Autores Associados, 2006.
FÁVERO, Osmar; FREITAS, Marinaide. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365–392, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16712
FREIRE, Anamélia. Aldravias de Anamelia Freire. Jornal Aldrava Cultural, 2020. Disponível em: https://www.jornalaldrava.com.br/pag_sbpa_anamelia.htm Acesso em: 05 mai. 2024.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de
Adriana Lopes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, Campinas-SP, n.14, p. 108-130, mai/ago., 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007
LOPES, Simone Maria de Souza. Prática de escrita autoral em sala de aula: um modelo didático do gênero aldravia. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
MACHADO; Cinthia Maritz dos Santos Ferraz; ANDRADE, Lucimara de. O movimento mineiro Aldravista e o projeto literário Poesia Viva. Revista Falas Breves, Breves, n. 9, junho, 2021. Disponível em: https://falasbreves.ufpa.br/index.php/revista-falas-breves/article/view/222 Acesso em 05 mai. 2024.
OLIVEIRA, Maria Waldenez de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalvez e; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida Victoria Garcia; JOLY, Ilza Zenker Leme. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez de; SOUSA, Fabiana Rodrigue de. (Orgs.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, p. 29-46, 2014.
PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 7ª. ed. São Paulo: Loyola, 2015.
RANKE, Maria da Conceição de Jesus; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. Breves considerações sobre fruição literária na escola. EntreLetras, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/887 Acesso em: 5 maio. 2024.
SILVA, Marcos Felipe da; LEÃO, Weliton S. Uma abordagem materialista na formação do aluno de matemática enquanto leitor literário. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, [S. l.], v. 9, n. 11, p. 175–183, 2021. DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16104
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 143
- pdf downloads: 26