Poesia aldravia na educação de jovens e adultos: leitura da palavra articulada à leitura de mundo

Aldravia poetry in youth and adult education: reading the word articulated to the reading the world

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Aldravia

Resumo

Este artigo objetiva desvelar potencialidades do trabalho com poesia aldravista na Educação de Jovens e Adultos, a fim de favorecer práticas de leitura da palavra articuladas à leitura de mundo. Metodologicamente, com base em revisão bibliográfica, é traçado um movimento analítico interseccional entre princípios da Educação Popular como dialogicidade, problematização da realidade e participação popular às produções poéticas aldravistas. Ao propiciar um movimento ativo de atribuição de sentidos por parte de leitoras/es, em interlocução com textos e temas advindos de suas histórias de vida, o trabalho com aldravia pode contribuir com a investigação do universo temático de educandas/os de EJA, potencializando a problematização de suas realidades e dos desafios vivenciados em seu cotidiano, favorecendo processos de participação e transformação sociais.

Palavras-chave:  Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos; Aldravia.

 AbstractThis article aims to unveil the potentialities of working with Aldravista poetry in Youth and Adult Education, in order to promote educational practices of reading the words articulated with reading the world. Methodologically, based on a bibliographical review, an intersectional analytical movement is outlined between principles of Popular Education such as dialogicity, problematization of reality, and popular participation to Aldravista poetic productions. By fostering an active movement of meaning attribution by readers, in dialogue with texts and themes arising from their life stories, work with Aldravista poetry can contribute to the investigation of the thematic universe of Youth and Adult Education learners, enhancing the problematization of their realities and the challenges experienced in their daily lives, favoring processes of social participation and transformation.

Keywords: Popular Education; Young and Adult Education; Aldravia.

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Biografia do Autor

Anamelia Freire D’ Alkmin Neves, Universidade São Francisco - USF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco pela Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre as Teorias Críticas Latino-americanas (GPETECLA/USF). Professora Peb II na Rede Estadual de São Paulo/SEE-SP. Email: anameliafreire@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6055-4884

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco - USF

Doutora e Mestra em Educação com estágio pós-doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH/UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF). Educadora popular, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE/UFSCar), vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-americanas (GPETECLA/USF) e vice-coordenadora do GT6 de Educação Popular (ANPEd).

Email: bianalhp@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9963-0958

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

NEVES, A. F. D. A.; SOUSA, F. R. de. Poesia aldravia na educação de jovens e adultos: leitura da palavra articulada à leitura de mundo: Aldravia poetry in youth and adult education: reading the word articulated to the reading the world. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8682. Acesso em: 18 dez. 2024.