Concepções de criança e de infância na perspectiva de professores de licenciatura em Educação Física da região da Amazônia legal
Conceptions of children and childhood from the perspective of physical education professors in the legal amazon region
Palavras-chave:
Concepção de criança;, Concepção de infância;, Educação Física.Resumo
O objetivo do texto é identificar concepções de criança e infância dos professores que atuam em cursos de licenciatura em Educação Física em instituições públicas federais na região da Amazônia Legal em disciplinas que abordam a temática da Educação Infantil. Para tanto, realizamos um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa e interpretativa. Os sujeitos foram onze professores atuantes em disciplinas que abordam a Educação Infantil e os instrumentos utilizados foram um questionário e uma entrevista. Constatamos que professores ainda possuem uma concepção de criança e infância com viés biológico e desenvolvimentista. Outros professores dialogam com o que está posto nos documentos orientativos e com a sociologia da infância, desconstruindo concepções estereotipadas sobre infância e criança, buscando a formação de uma criança partícipe, sujeito e não objeto da educação.
Palavras-chave: Concepção de criança; Concepção de infância; Educação Física.
Abstract
The aim of the text is to identify conceptions of children and childhood of professors who work in Physical Education licentiate degree courses in federal public institutions in the Legal Amazon region in subjects that address the theme of Early Childhood Education. Therefore, we carried out a descriptive study with a qualitative and interpretative approach. The subjects were eleven professors working in subjects that address Early Childhood Education and the instruments used were a questionnaire and an interview. We found that professors still have a conception of children and childhood with a biological and developmental bias. Other professors dialogue with what is stated in the guiding documents and with the sociology of childhood, deconstructing stereotypical conceptions about childhood and children, seeking the formation of a child participant, subject and not object of education.
Keywords: child conception; childhood conception; Physical education.
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