Concepções de criança e de infância na perspectiva de professores de licenciatura em Educação Física da região da Amazônia legal

Conceptions of children and childhood from the perspective of physical education professors in the legal amazon region

Autores

Palavras-chave:

Concepção de criança;, Concepção de infância;, Educação Física.

Resumo

O objetivo do texto é identificar concepções de criança e infância dos professores que atuam em cursos de licenciatura em Educação Física em instituições públicas federais na região da Amazônia Legal em disciplinas que abordam a temática da Educação Infantil. Para tanto, realizamos um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa e interpretativa. Os sujeitos foram onze professores atuantes em disciplinas que abordam a Educação Infantil e os instrumentos utilizados foram um questionário e uma entrevista. Constatamos que professores ainda possuem uma concepção de criança e infância com viés biológico e desenvolvimentista. Outros professores dialogam com o que está posto nos documentos orientativos e com a sociologia da infância, desconstruindo concepções estereotipadas sobre infância e criança, buscando a formação de uma criança partícipe, sujeito e não objeto da educação.

Palavras-chave: Concepção de criança; Concepção  de infância; Educação Física.

 

 

Abstract

The aim of the text is to identify conceptions of children and childhood of professors who work in Physical Education licentiate degree courses in federal public institutions in the Legal Amazon region in subjects that address the theme of Early Childhood Education. Therefore, we carried out a descriptive study with a qualitative and interpretative approach. The subjects were eleven professors working in subjects that address Early Childhood Education and the instruments used were a questionnaire and an interview. We found that professors still have a conception of children and childhood with a biological and developmental bias. Other professors dialogue with what is stated in the guiding documents and with the sociology of childhood, deconstructing stereotypical conceptions about childhood and children, seeking the formation of a child participant, subject and not object of education.

Keywords: child conception; childhood conception; Physical education.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF-UFMT). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (FEF-UFMT). Bolsista do CNPq. E-mail: gessicalucio@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8284-3954.

 

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Teoria e Fundamentação

Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação   e   do   Programa   de   Pós-Graduação   em   Educação   Física   Profissional   da Universidade     Federal     de     Mato     Grosso –UFMT –Campus Cuiabá. E-mail: ecmmoreira@uol.com.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5407-7930.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea Braga. As ciências humanas e a (s) criança (s) em infância. In: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda, PALMA, Rute Cristina Domingos, CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares (Orgs). Processos práticos na formação de professores de Educação Infantil. Cuiabá, MT: EDUFMT, 2013.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Volumes 1, 2, 3. Brasília, DF: MEC, 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/ SEB, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Infâncias e crianças na contemporaneidade. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014, p. 389-392.

CORSARO, William A. Entrada no Campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos como crianças pequenas. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, p. 443-446, 2005.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011.

CUNHA, Myrtes Dias da; SANTOS, Tatiani Rabelo Lapa. Crianças, Infâncias e educação: um encontro entre Sociologia da infância e educação popular. Ensino Em Re-Vista, v. 21, n. 2, p. 353–362, 2014.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FERNANDES, Natália; TREVISAN, Gabriela de Pina. Cidadania ativa na infância: roteiros metodológicos. In: ALBERTO, Maria de Fatima Pereira; PICORNELL, Antônia (Orgs.). Experianciais mundiales de cidadania de la infância e adolescente. João Pessoa, PB: UFPB, 2018. p. 212-139.

KLIPPEL, Marcos Vinicius; MELO, André da Silva. Infância, Educação infantil e educação física. In: MELO, André da Silva. SANTOS, Wagner dos (Orgs.). Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba, PR: CRV, 2012. p.23-39.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p.13-23.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre, RS: Mediação, 1998.

LISBOA, Carla Andrade. Dilemas e contradições sobre a concepção de infância presente no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI. 2015. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.

MACHADO, Edneia Maria Azevedo; BROSTOLIN, Marta Regina. Criança e infância na perspectiva da sociologia da infância e os entrelaçamentos com a educação infantil. In: CARVALHO, Janaína Nogueira Maia et al. (Orgs). A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância(s). Campo Grande, MS: UFMS, 2022. p.41-60.

PINTO, Manuel. A infância como construção social. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (Org.). As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Bezerra, 1997. p. 62-70.

RODRIGUES, Sílvia Adriana et al. Sobre criança(s) e infância(s): Concepções de professoras da Educação infantil de Três Lagoas-MS. In: CARVALHO, Janaína Nogueira Maia et al. (Orgs). A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância(s). Campo Grande, MS: UFMS, 2022. p.117-135

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins, 1994.

RÚDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 43. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In:

SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação. Porto, Portugal: Asa, 2004.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, v. 23, n. 1, p. 17–40, jan./jul. 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo (Orgs.). Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba, PR: Champagnat, 2013. p. 13-46.

Downloads

Publicado

18/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 3
  • pdf downloads: 4

Como Citar

LÚCIO, G. A. de C.; MOREIRA, E. C. Concepções de criança e de infância na perspectiva de professores de licenciatura em Educação Física da região da Amazônia legal: Conceptions of children and childhood from the perspective of physical education professors in the legal amazon region. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8641. Acesso em: 21 nov. 2024.