Interseções entre Educação Popular, Pedagogia Decolonial e Astronomia Indígena: por um Ensino de Ciências decolonial

Intersections between Popular Education, Decolonial Pedagogy, and Indigenous Astronomy: towards a decolonial Science Education

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Astronomia Indígena, Decolonização

Resumo

As interseções entre Educação Popular, Pedagogia Decolonial e Astronomia Indígena revelam um campo fértil de reflexão e prática educativa que perpassa fronteiras disciplinares e ideológicas. Com vistas à superação das violências coloniais, essa tríade se conecta a partir de práticas epistêmicas contrárias aos sistemas de dominação e opressão que permeiam as estruturas educacionais. Como objetivo deste estudo, buscamos fomentar reflexões acerca destas interseções que concorram para um Ensino de Ciências decolonial. Como procedimento metodológico, adotamos a pesquisa bibliográfica, ancorada nas obras de Afonso (2003; 2009), Freire (1980; 1987; 2000; 2004), Jafelice (2016; 2023), Mejía (2013), Mota Neto (2018), Mota Neto e Streck (2019), Quijano (1992), Tubino (2005) e Walsh (2009), e embasados pela epistemologia Freireana, discutimos as ideias. Tais interseções nos permitem inferir que na busca por uma educação intercultural crítica, os fundamentos que emergem se entrelaçam e proporcionam suporte para um Ensino de Ciências decolonial.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Astronomia Indígena; Decolonização.

 

Abstract

The intersections between Popular Education, Decolonial Pedagogy, and Indigenous Astronomy reveal a fertile field of reflection and educational practice that transcends disciplinary and ideological boundaries. Aimed at overcoming colonial violence, this triad connects through epistemic practices that oppose the systems of domination and oppression that permeate educational structures. The objective of this study is to foster reflections on these intersections that contribute to a decolonial Science Education. As a methodological procedure, we adopted bibliographic research, anchored in the works of Afonso (2003; 2009), Freire (1980; 1987; 2000; 2004), Jafelice (2016; 2023), Mejía (2013), Mota Neto (2018), Mota Neto and Streck (2019), Quijano (1992), Tubino (2005) and Walsh (2009), and, grounded in Freirean epistemology, we discussed the ideas. These intersections allow us to infer that in the pursuit of a critical intercultural education, the emerging foundations intertwine and provide support for a decolonial Science Education.

Keywords: Science Education; Indigenous Astronomy; Decolonization.

             

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Biografia do Autor

Deisiane De Toni Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Discente do Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. E-mail: deisi200180@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-8113-8891.

Lúcia Helena Soares de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licenciada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Professora formadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Manaus/AM. Discente do Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. E-mail: oliveiralucia63@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9370-1687

Marco Antônio Batista Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel, atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. E-mail: marcoab_carvalho@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6811-2661

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

ALVES, D. D. T.; SOARES DE OLIVEIRA, L. H.; BATISTA CARVALHO, M. A. Interseções entre Educação Popular, Pedagogia Decolonial e Astronomia Indígena: por um Ensino de Ciências decolonial: Intersections between Popular Education, Decolonial Pedagogy, and Indigenous Astronomy: towards a decolonial Science Education. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8595. Acesso em: 18 dez. 2024.