A pesquisa e a extensão popular na formação continuada com professores(as): caminhos outros para o desenvolvimento profissional integral e coletivo

The Research and Popular Extension in the Continuing Education of Teachers: Other Paths for Comprehensive Professional Development

Autores

  • Gercina Santana Novais gercina.novais@uniube.br
    Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (mestrado e doutorad0) da Universidade de Uberaba (Uniube). https://orcid.org/0000-0002-7327-8375
  • Tiago Zanquêta de Souza tiago.zanqueta@uniube.br
    Universidade de Uberaba - Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado em Educação: formação docente para a educação básica https://orcid.org/0000-0002-2690-4177

Palavras-chave:

Educação Popular, Formação Continuada Docente, Transpandemia

Resumo

Por meio de um processo analítico-documental, o autor e a autora deste trabalho retomam e analisam registros das narrativas de educadores(as), durante o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa e extensão popular: formação e produção de conhecimento com as Redes Públicas Municipais das cidades de Uberaba e Uberlândia, do Estado de Minas Gerais, Brasil, tomando como fontes de dados os registros das Rodas de Conversa Temática e os Memoriais Formativos e Autobiográficos de tais projetos. A opção foi a de identificar, desvelar e analisar processos formativos e educativos, destacando as relações que fomentam a produção dos conhecimentos sobre temas presentes nos Projetos Pedagógicos de escolas públicas da educação básica e o autoconhecimento, como eixos estruturantes da formação continuada associada ao desenvolvimento profissional integral e coletivo com os/as profissionais da educação.

Palavras-chave: Educação Popular; Formação Continuada Docente; Transpandemia.

 

Abstract

Through an analytical-documentary process, the author and co-author of this work revisit and analyze records of narratives from educators during the development of two research and popular extension projects: training and knowledge production with the Municipal Public Networks of the cities of Uberaba and Uberlândia, in the State of Minas Gerais, Brazil. They use as data sources the records from Thematic Conversation Circles and the Formative and Autobiographical Memorials of such projects. The choice was to identify, unveil, and analyze formative and educational processes, highlighting the relationships that foster the production of knowledge on topics present in the Pedagogical Projects of public schools in basic education and self-knowledge, as structuring axes of ongoing training associated with comprehensive and collective professional development with education professionals..

Keywords: Popular Education; Continuing Teacher Education; Transpandemic.

 

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Biografia do Autor

Gercina Santana Novais, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (mestrado e doutorad0) da Universidade de Uberaba (Uniube).

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (mestrado e doutorad0) da Universidade de Uberaba (Uniube). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq). Coordenadora da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE). E-mail: gercina.novais@uniube.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7327-8375

 

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba - Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado em Educação: formação docente para a educação básica

Doutor em Educação. Professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado); professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Profissional em Educação (mestrado e doutorado), ambos da Universidade de Uberaba (Uniube). Pesquisador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi/CNPq). Coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE). Vice coordenador da Rede de Pesquisadores sobre o Professor/a da Região Centro-Oeste (Redecentro). Vice coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste (FORPREd-CO). E-mail: tiago.zanqueta@uniube.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2690-4177

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

NOVAIS, G. S.; SOUZA, T. Z. de. A pesquisa e a extensão popular na formação continuada com professores(as): caminhos outros para o desenvolvimento profissional integral e coletivo: The Research and Popular Extension in the Continuing Education of Teachers: Other Paths for Comprehensive Professional Development . Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8525. Acesso em: 18 dez. 2024.