A pesquisa e a extensão popular na formação continuada com professores(as): caminhos outros para o desenvolvimento profissional integral e coletivo
The Research and Popular Extension in the Continuing Education of Teachers: Other Paths for Comprehensive Professional Development
Palavras-chave:
Educação Popular, Formação Continuada Docente, TranspandemiaResumo
Por meio de um processo analítico-documental, o autor e a autora deste trabalho retomam e analisam registros das narrativas de educadores(as), durante o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa e extensão popular: formação e produção de conhecimento com as Redes Públicas Municipais das cidades de Uberaba e Uberlândia, do Estado de Minas Gerais, Brasil, tomando como fontes de dados os registros das Rodas de Conversa Temática e os Memoriais Formativos e Autobiográficos de tais projetos. A opção foi a de identificar, desvelar e analisar processos formativos e educativos, destacando as relações que fomentam a produção dos conhecimentos sobre temas presentes nos Projetos Pedagógicos de escolas públicas da educação básica e o autoconhecimento, como eixos estruturantes da formação continuada associada ao desenvolvimento profissional integral e coletivo com os/as profissionais da educação.
Palavras-chave: Educação Popular; Formação Continuada Docente; Transpandemia.
Abstract
Through an analytical-documentary process, the author and co-author of this work revisit and analyze records of narratives from educators during the development of two research and popular extension projects: training and knowledge production with the Municipal Public Networks of the cities of Uberaba and Uberlândia, in the State of Minas Gerais, Brazil. They use as data sources the records from Thematic Conversation Circles and the Formative and Autobiographical Memorials of such projects. The choice was to identify, unveil, and analyze formative and educational processes, highlighting the relationships that foster the production of knowledge on topics present in the Pedagogical Projects of public schools in basic education and self-knowledge, as structuring axes of ongoing training associated with comprehensive and collective professional development with education professionals..
Keywords: Popular Education; Continuing Teacher Education; Transpandemic.
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