Representações sociais docentes sobre o ensino médio integrado
Social representations of teachers about integrated high school
Palavras-chave:
Representações Sociais; Professores; Ensino Médio Integrado.Resumo
Esta investigação teve como objetivo compreender as representações sociais de professores de Educação Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) sobre o ensino médio integrado (EMI). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e delineada como pesquisa de campo, e recorreu-se ao uso determinados elementos da pesquisa quantitativa. Coletou-se os dados por meio de uma entrevista semiestruturada e da técnica de associação livre de palavras (TALP) com justificativa. Os sujeitos foram doze professores de Educação Física que atuam nos cursos integrados do IFSC. A análise de dados ocorreu por meio da (1) análise de frequência; (2) análise de similitude; e (3) análise de conteúdo. Concluiu-se que o núcleo central das representações dos professores sobre o EMI é composto de elementos referentes à formação técnico-profissional propiciada aos alunos.
Palavras-chave: Representações Sociais; Professores; Ensino Médio Integrado.
Abstract
This investigation aimed to understand the social representations of Physical Education teachers at the Federal Institute of Santa Catarina regarding integrated high school. The research employed a qualitative approach, with an exploratory objective and a field research design, and made use of certain elements of quantitative research. Data were collected through a semi-structured interview and the free word association technique with justification. The participants were twelve PE teachers from the integrated courses of the Federal Institute of Santa Catarina. Data analysis was carried out through the following methods: (1) frequency analysis; (2) analysis of similarity; and (3) content analysis. It was concluded the central core of representations of teachers about integrated high school is composed of elements regarding the technical and professional education provided to students.
Keywords: Social Representations; Teachers; Integrated High School.
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