Representações sociais docentes sobre o ensino médio integrado

Social representations of teachers about integrated high school

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais; Professores; Ensino Médio Integrado.

Resumo

Esta investigação teve como objetivo compreender as representações sociais de professores de Educação Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) sobre o ensino médio integrado (EMI). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e delineada como pesquisa de campo, e recorreu-se ao uso determinados elementos da pesquisa quantitativa. Coletou-se os dados por meio de uma entrevista semiestruturada e da técnica de associação livre de palavras (TALP) com justificativa. Os sujeitos foram doze professores de Educação Física que atuam nos cursos integrados do IFSC. A análise de dados ocorreu por meio da (1) análise de frequência; (2) análise de similitude; e (3) análise de conteúdo. Concluiu-se que o núcleo central das representações dos professores sobre o EMI é composto de elementos referentes à formação técnico-profissional propiciada aos alunos.

Palavras-chave: Representações Sociais; Professores; Ensino Médio Integrado.

 

 

Abstract

This investigation aimed to understand the social representations of Physical Education teachers at the Federal Institute of Santa Catarina regarding integrated high school. The research employed a qualitative approach, with an exploratory objective and a field research design, and made use of certain elements of quantitative research. Data were collected through a semi-structured interview and the free word association technique with justification. The participants were twelve PE teachers from the integrated courses of the Federal Institute of Santa Catarina. Data analysis was carried out through the following methods: (1) frequency analysis; (2) analysis of similarity; and (3) content analysis. It was concluded the central core of representations of teachers about integrated high school is composed of elements regarding the technical and professional education provided to students.

Keywords: Social Representations; Teachers; Integrated High School.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton de Souza, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Doutorando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC). Bolsista da Unochapecó.

E-mail: everton.souza@ifsc.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6695-0891.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapeco

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó.

E-mail: mariland@unochapeco.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5531-9946.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Mestre e Doutora em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

E-mail: lari.benites@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6144-5298.

Referências

ABRIC, Jean-Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

ARAÚJO, Ronaldo Marques de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p.61-80, maio/ago. 2015. DOI: 10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acessado em: 24 de maio de 2023.

BRASIL. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acessado em: 06 de março de 2024.

BRASIL. Lei nº 11.892. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acessado em: 12 de março de 2024.

BRAZ, Ana Ângela Araújo. Desafios no currículo do ensino médio integrado à educação profissional na Escola Estadual de Educação Profissional Rodrigues Braz. 2014. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2014.

CARAMEZ, Erik Emílio Hoelbriegel. Representações Sociais de Formação Pedagógica de Alunos de Curso de Licenciatura em Educação Física. 2016. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, 2016.

CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. Integração no Ensino Médio: luta hegemônica pela significação do currículo. 2017. 210f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2017.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun., 2011.

COSTA, Ana Maria Raiol da. Integração do ensino médio e técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará − IFPA/Campus Castanhal. 2012. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, v.2 n. 2, p.105-114, 2004.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo trabalho e o ensino médio. Centro de Educação Tecnológico do Estado da Bahia. CETEB, 2008. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/Educacao-MII/2SF/2-Frigotto2008.pdf. Acessado em: 24 de março de 2024.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. p.267-274. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRABOWSKI, Gabriel. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. In: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ministério da Educação, Boletim 07, mai./jun., p.05-15, 2006.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

MEDEIROS, Lílian Gobbi Dutra; ALBERTO, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. Estado da Arte: A integração curricular no ensino médio integrado dos Institutos Federais. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 35, n. 112, p. 29–44, 2020.

MOTA, Maria Danielle Araújo; LEITE, Raquel Crosara Maia. Currículo integrado e educação profissional: o que dizem os professores? Revista Cocar, Belém, v.14, n.30, p.1-19, set./dez., 2020.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013.

NESSRALLA, Marília Ramalho Domingues. Currículo integrado do ensino médio com a educação profissional e tecnológica: da utopia à concretização do currículo possível. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2010.

NÓBREGA, Sheva Maia; COUTINHO, Maria da Penha de Lima. O Teste de Associação Livre de Palavras. In: COUTINHO, Maria da Penha de Lima (Org.) Representações Sociais: Abordagem interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária, 2003.

PERON, Lucélia. As representações sociais sobre as políticas de inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: um estudo com docentes de uma universidade do sul do Brasil. Chapecó: 2016. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, 2016.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2018.

SOUZA, Everton de; BENITES, Larissa Cerignoni. Ensino médio integrado: em busca da utopia da formação integrada. Revista Labor, Fortaleza, v.1. n.25, p. 105-120, jan./jun. 2021.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; COSTA JÚNIOR, José Gerardo Bastos da; SOUZA, Francisca Leidiana de. A reforma do Ensino Médio: uma ameaça à formação integrada? Research, Society and Development, Várzea Grande Paulista, v. 10, n. 2, p.1-13, fev., 2021.

VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor Santiso. Teoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 19, p. 143-166, dez., 2004.

Downloads

Publicado

10/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 129
  • pdf downloads: 64

Como Citar

SOUZA, E. de; MARIA MASCARELLO VIEIRA, M.; CERIGNONI BENITES, L. Representações sociais docentes sobre o ensino médio integrado: Social representations of teachers about integrated high school. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8508. Acesso em: 22 nov. 2024.