Representações sociais docentes sobre o ensino médio integrado

Social representations of teachers about integrated high school

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais; Professores; Ensino Médio Integrado.

Resumo

Esta investigação teve como objetivo compreender as representações sociais de professores de Educação Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) sobre o ensino médio integrado (EMI). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e delineada como pesquisa de campo, e recorreu-se ao uso determinados elementos da pesquisa quantitativa. Coletou-se os dados por meio de uma entrevista semiestruturada e da técnica de associação livre de palavras (TALP) com justificativa. Os sujeitos foram doze professores de Educação Física que atuam nos cursos integrados do IFSC. A análise de dados ocorreu por meio da (1) análise de frequência; (2) análise de similitude; e (3) análise de conteúdo. Concluiu-se que o núcleo central das representações dos professores sobre o EMI é composto de elementos referentes à formação técnico-profissional propiciada aos alunos.

Palavras-chave: Representações Sociais; Professores; Ensino Médio Integrado.

 

 

Abstract

This investigation aimed to understand the social representations of Physical Education teachers at the Federal Institute of Santa Catarina regarding integrated high school. The research employed a qualitative approach, with an exploratory objective and a field research design, and made use of certain elements of quantitative research. Data were collected through a semi-structured interview and the free word association technique with justification. The participants were twelve PE teachers from the integrated courses of the Federal Institute of Santa Catarina. Data analysis was carried out through the following methods: (1) frequency analysis; (2) analysis of similarity; and (3) content analysis. It was concluded the central core of representations of teachers about integrated high school is composed of elements regarding the technical and professional education provided to students.

Keywords: Social Representations; Teachers; Integrated High School.

 

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Biografia do Autor

Everton de Souza, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Doutorando em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC). Bolsista da Unochapecó.

E-mail: everton.souza@ifsc.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6695-0891.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapeco

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó.

E-mail: mariland@unochapeco.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5531-9946.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Mestre e Doutora em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

E-mail: lari.benites@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6144-5298.

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Publicado

10/06/2024
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Como Citar

SOUZA, E. de; MARIA MASCARELLO VIEIRA, M.; CERIGNONI BENITES, L. Representações sociais docentes sobre o ensino médio integrado: Social representations of teachers about integrated high school. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8508. Acesso em: 3 jul. 2024.