Educação profissional e tecnológica no Brasil: uma história de avanços e retrocessos

Professional and technological education in Brazil: a history of advances and setbacks

Autores

Resumo

Esta pesquisa de revisão teve como objetivo analisar a construção histórica da educação profissional e tecnológica no Brasil (EPT). No que tange aos aspectos metodológicos, a investigação caracteriza-se como de natureza qualitativa e com delineamento bibliográfico. Para atingir o objetivo estabelecido, foram utilizados textos científicos disponíveis na base de dados do Google Scholar e do Scielo, teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, leis e decretos disponíveis no Portal da Legislação do Governo Federal e livros de autores de renome que pesquisam sobre o tema. Concluiu-se que a EPT no país é marcada por avanços e retrocessos, que ganhou notoriedade a partir do governo Lula e que se mostra como uma modalidade de ensino fundamental para a educação brasileira. 

Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica; Rede federal; Institutos federais.

 

 

Abstract

This review research aimed at analyzing the historic construction of professional and technological education (PTE) in Brazil. With regards to methodological aspects, the investigation is characterized as qualitative in nature and with a bibliographic outline. In order to reach the established objective, scientific texts available in the Google Scholar and Scielo databases, theses and dissertations available in the Theses and Dissertations Catalog by Capes and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, laws and decrees available in the Federal Government Legislation Portal as well as books written by renowned authors who research the topic were used. It was concluded that PTE, in Brazil, is marked by advances and setbacks, which gained notoriety from Lula's government, proving itself as an essential teaching method for Brazilian education.

Keywords: Professional and technological education; Federal network; Federal institutes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2015). Atualmente é servidor TAE - Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC.

E-mail: everton-sou@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6695-0891

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte- CEFID e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação- FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

E-mail: lari.benites@gmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6144-5298

 

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1620
  • pdf downloads: 1063

Como Citar

DE SOUZA, E.; CERIGNONI BENITES, L. Educação profissional e tecnológica no Brasil: uma história de avanços e retrocessos: Professional and technological education in Brazil: a history of advances and setbacks. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4135. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos