Representações sociais sobre a implantação dos colégios cívico-militares no Paraná

Social representations about the civic-military schools’ implantations in Paraná

Autores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais de indivíduos sobre a implantação dos colégios cívico-militares no Paraná. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa com delineamento documental. Foram analisados comentários feitos em uma publicação on-line de um WebJornal sobre a transformação de escolas públicas de educação básica em colégios cívico-militares. Os comentários selecionados foram analisados no software IRaMuTeQ, sendo submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD), que gerou três classes, e à análise de similitude, que separou o corpus textual em três clusters. Concluiu-se que as representações sociais dos sujeitos sobre a implantação dos colégios cívico-militares não são hegemônicas, embora os dados evidenciem que há um forte apelo popular pela militarização da educação.

Palavras-chave: Representações sociais; Educação básica; Colégios cívico-militares.

 

 

Abstract

This research aimed at comprehending the individual social representations about the civic-military schools in Paraná. The research is characterized as a qualitative approach with documental outline. Were analyzed commentaries made on an on-line publication of a WebJournal about the transformation of public basic education schools into civic-military schools. The selected commentaries were analyzed in the IRaMuTeq Software, being submitted into the Descending Hierarchical Classification (DHC), that generated three classes, and into similitude analysis, that separated the textual corpus in three clusters. It was concluded that the individual social representations about the civic-military schools’ implantation are not hegemonic, although the data evidence that there is a strong popular appeal for the militarization of education.

Keywords: Social representations; Basic education; Civic-military schools.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Graduado em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2015). Atualmente é servidor do quadro Técnico Administrativo em Educação (TAE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC.

E-mail: everton-sou@hotmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6695-0891

Downloads

Publicado

30/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 438
  • pdf downloads: 346

Como Citar

SOUZA, E. de. Representações sociais sobre a implantação dos colégios cívico-militares no Paraná: Social representations about the civic-military schools’ implantations in Paraná. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4235. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos