Representações sociais de professores sobre a Educação Física no ensino médio integrado

Teachers’ social representations regarding Physical Education in integrated secondary schools

Autores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais dos professores de Educação Física que atuam no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) sobre a Educação Física no ensino médio integrado (EMI). A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, com ênfase exploratória e delineamento pesquisa de campo, e se valeu de alguns elementos da pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e da técnica de associação livre de palavras (TALP) com justificativa. Os participantes foram doze professores de Educação Física que atuam nos cursos do EMI do IFSC. Para analisar os dados, utilizou-se: (1) a análise de frequência; (2) a análise de conteúdo; e (3) a análise de similitude. Chegou-se à conclusão de que há fortes indícios de que questões relacionadas à promoção da saúde dos discentes compõem a centralidade das representações sociais dos professores sobre a Educação Física no EMI.

Palavras-chave: Representações Sociais; Educação Física; Ensino Médio Integrado.

Abstract

This research aimed to understand the social representations of Physical Education teachers who work at the Federal Institute of Santa Catarina, Brazil, regarding PE in Integrated Secondary Schools. This investigation followed a qualitative approach, with exploratory emphasis and field research design, and relied on some elements of quantitative research. Data was collected through a semi-structured interview and the application of the Free Word Association Technique (FWAT) with justification. The participants of the study were twelve PE teachers who work in Integrated Secondary School courses in the Federal Institute of Santa Catarina. For data analysis, the following were used: (1) frequency analysis; (2) content analysis; and (3) similarity analysis. It was concluded there are strong indications that issues related to the promotion of the students’ health make up the centrality of the teachers’ social representations about PE in Integrated Secondary Schools.

Keywords: Social Representations; Physical Education; Integrated High School.

 

 

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Biografia do Autor

Everton de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC.

E-mail: everton.souza@ifsc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6695-0891

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre e Doutora em Ciência da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

E-mail: lari.benites@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6144-5298.

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Publicado

03/02/2023
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Como Citar

SOUZA, E. de; CERIGNONI BENITES, L. Representações sociais de professores sobre a Educação Física no ensino médio integrado: Teachers’ social representations regarding Physical Education in integrated secondary schools. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5714. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos