A Práxis da Pedagogia da Alternância (PA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
The Praxis of the Pedagogy of Alternation (PA) in Professional and Technological Education (PTE)
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Pedagogia da Alternância, PráxisResumo
O referido artigo tematiza a práxis da Pedagogia da Alternância (PA) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) e, destarte, objetiva analisar as articulações teórico-metodológicas da PA e as bases da EPT à luz da perspectiva do trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, a partir de referencial bibliográfico, o escrito apresenta-se embasado numa expectativa de articulação, em que se aborda os alicerces teóricos e metodológicos à luz da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Os resultados destacam pontos de convergência entre os princípios e práticas da PA e EPT, indicando-se, desse modo, a viabilidade da práxis.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Pedagogia da Alternância; Práxis.
Abstract
This article discusses the praxis of the Pedagogy of Alternation (PA) in Professional Technological Education (EPT) and thus aims to analyze the theoretical-methodological links between PA and the foundations of EPT from the perspective of work as an educational principle. In this sense, based on bibliographical references, the article is based on an expectation of articulation, in which the theoretical and methodological foundations are approached from the perspective of dialectical- historical materialism. The results highlight points of convergence between the principles and practices of PA and EFA, thus indicating the viability of praxis.
Keywords: Professional and Technological Education; Pedagogy of Alternation; Praxis.
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