A Práxis da Pedagogia da Alternância (PA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

The Praxis of the Pedagogy of Alternation (PA) in Professional and Technological Education (PTE)

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Pedagogia da Alternância, Práxis

Resumo

O referido artigo tematiza a práxis da Pedagogia da Alternância (PA) na Educação Profissional Tecnológica (EPT) e, destarte, objetiva analisar as articulações teórico-metodológicas da PA e as bases da EPT à luz da perspectiva do trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, a partir de referencial bibliográfico, o escrito apresenta-se embasado numa expectativa de articulação, em que se aborda os alicerces teóricos e metodológicos à luz da perspectiva do materialismo histórico-dialético. Os resultados destacam pontos de convergência entre os princípios e práticas da PA e EPT, indicando-se, desse modo, a viabilidade da práxis.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Pedagogia da Alternância; Práxis.

 

Abstract

This article discusses the praxis of the Pedagogy of Alternation (PA) in Professional Technological Education (EPT) and thus aims to analyze the theoretical-methodological links between PA and the foundations of EPT from the perspective of work as an educational principle. In this sense, based on bibliographical references, the article is based on an expectation of articulation, in which the theoretical and methodological foundations are approached from the perspective of dialectical- historical materialism. The results highlight points of convergence between the principles and practices of PA and EFA, thus indicating the viability of praxis.

Keywords: Professional and Technological Education; Pedagogy of Alternation; Praxis.

 

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Biografia do Autor

Márcia Campos de Jesus, Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, Goiás, Brasil.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Ahanguera-Uniderp. Licenciada em Pedagogia. Mestranda em Educação Profissional de Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal Goiano, Campus Ceres. Professora do Ensino Básico da rede pública de ensino. E-mail: marcia.campos@estudante.ifgoiano.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2990-5929

Fátima Suely Ribeiro Cunha, Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994), mestrado em Sociologia Política (2007) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2017), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora efetiva no Instituto Federal Goiano, Campus Morrinhos, vinculada ao departamento de Pedagogia; é docente no Curso de Pedagogia, no Curso de Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB); é docente credenciada no Programa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional; orienta estágio curricular e Programa Residência Pedagógica e Pibic; é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IF Goiano. Atualmente, é coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos. E-mail: fatima.suely@ifgoiano.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3975-4630

Jenerton Arlan Schütz, Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, Goiás, Brasil.

Pós-Doutorando em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal Goiano). Doutor e Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Licenciado em Sociologia, História e Pedagogia. Atualmente é Docente e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Docente e Pesquisador Visitante no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano (Campus Ceres). jenerton.schutz@ifgoiano.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3603-7097

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

JESUS, M. C. de; CUNHA, F. S. R.; SCHÜTZ, J. A. A Práxis da Pedagogia da Alternância (PA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): The Praxis of the Pedagogy of Alternation (PA) in Professional and Technological Education (PTE). Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8495. Acesso em: 18 dez. 2024.