Educação popular e a constituição de uma sociabilidade alternativa: contribuições a partir das obras de Alder Júlio Ferreira Calado

Popular education and the constitution of an alternative sociability: contributions based on the work of Alder Júlio Ferreira Calado

Autores

Palavras-chave:

Alder Júlio Ferreira Calado, Educação popular, Sociabilidade alternativa

Resumo

Este artigo busca evidenciar as contribuições de Alder Júlio Ferreira Calado ao campo da Educação Popular, especialmente ao apresentar e caracterizar as singulares interpretações que esse autor elaborou sobre a “educação popular” e o conceito de “sociabilidade alternativa”. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, baseando-se na modalidade de revisão narrativa. Nesse sentido, destaca-se que Alder Calado concebe a Educação Popular como processo formativo permanente, omnilateral e crítico-transformador da classe trabalhadora e de seus aliados na direção da sua humanização e para a transformação emancipatória da sociedade, a qual para ser alcançada, reivindica a necessidade do gestar de novas formas de sociabilidade que sejam construídas a partir dos e com os “de baixo”, em alternativa ao modelo de sociabilidade dominante fundada na lógica neoliberal.

Palavras-chave: Alder Júlio Ferreira Calado; Educação popular; Sociabilidade alternativa.

 

Abstract

This article seeks to highlight the contributions of Alder Júlio Ferreira Calado to the field of Popular Education, especially presenting and characterizing the unique interpretations that this author elaborated on “popular education” and the concept of “alternative sociability”. To this end, a bibliographical research was carried out with a qualitative approach, based on the narrative review modality. In this sense, it is noteworthy that Alder Calado conceives Popular Education as a permanent, omnilateral and critical-transformative training process for the working class and its allies towards their humanization and the emancipatory transformation of society, which, in order to be achieved, demands the need to create new forms of sociability that are built from and with those “from below”, as an alternative to the dominant model of sociability based on neoliberal logic.

Keywords: Alder Júlio Ferreira Calado; Popular education; Alternative sociability.

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estando vinculado à linha de pesquisa de Educação Popular. Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar/UFPB). Integrante do Grupo Temático de Educação Popular e Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
E-mail: rsdahc@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3477-638X

Alexandre Soares de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estando vinculado à linha de pesquisa de Educação Popular. Mestre em Filosofia pela UFPB. Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular (GPEP/UFPB).

E-mail: alexandre74ssoares@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0009-0009-2115-0490

 

 

Referências

ARAÚJO, R. S.; FARIA, A. A. C. Breves notas sobre Alder Júlio Ferreira Calado: retrato de um trabalho e de uma vida proficuamente implicados com a causa dos oprimidos. In: CALADO, A. J. F. (Org.). Educação popular. 1. ed. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2020. p. 13-20.

CALADO, A. J. F. Capítulo I − Entrevista com Alder Júlio Ferreira Calado. In: OLIVEIRA, A. F. et al. (Orgs.). Educação popular: autoras e autores da Paraíba. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2020a. 1 v. p. 53-81.

CALADO, A. J. F. (Org.). Educação popular. 1. ed. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2020b.

CALADO, A. J. F. Em busca de uma sociabilidade alternativa: a contribuição da pedagogia e legado freireanos. Consciência, Campo Grande, 2018. Disponível em: https://consciencia.net/em-busca-de-uma-sociabilidade-alternativa-a-contribuicao-da-pedagogia-e-do-legado-freireanos/. Acesso em: 27 fev. 2024.

CALADO, A. J. F. Educação popular como processo humanizador: quais protagonistas? In: CRUZ, P. J. S. C. et al. (Orgs.). Educação popular e nutrição social: reflexões e vivências com base em uma experiência. João Pessoa: UFPB, 2014. p. 355-375.

CALADO, A. J. F. Rastreando fontes da utopia freireana: marcas cristãs e marxianas do legado de Paulo Freire. In: CALADO, A. J. F. (Org.). Revisitando Paulo Freire: diálogo, prática docente, corpo consciente e inspiração cristã-marxiana. João Pessoa: Idéia, 2008. p. 67-105.

CALADO, A. J. F. Movimentos sociais por uma sociabilidade alternativa: enfrentamentos e apostas. In: ALMEIDA, M. L. P.; JEZINE, E. (Orgs.). Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas: Alínea, 2007. p. 93-121.

CALADO, A. J. F. Novos e velhos movimentos sociais populares: quais saberes necessários à construção de uma sociabilidade alternativa? In: SCOCUGLIA, A. C.; JEZINE, E. (Orgs.). Educação popular e movimentos sociais. João Pessoa: UFPB, 2006. p. 295-320.

CALADO, A. J. F. Direitos humanos x capital: potencializando a intervenção dos movimentos e organizações sociais de base. João Pessoa: Idéia, 2003.

CALADO, A. J. F. Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade. Caruaru: FAFICA, 2001.

CALADO, A. J. Tecelão da utopia: uma leitura transdisciplinar de Paulo Freire. Caruaru: FAFICA, 2000a.

CALADO, A. J. F. Pelas veredas libertárias da utopia: ensaios de um aprendiz. João Pessoa: Idéia, 2000b.

CALADO, A. J. F. Reproblematizando o(s) conceito(s) de educação popular. In: COSTA, M. V. (Org.). Educação popular hoje: variações sobre o tema. São Paulo: Loyola, 1998. p. 123- 149.

CALADO, A. J. F. (Org.). De Palmares a Canudos: em busca de nossas raízes. João Pessoa: Idéia, 1995.

CALADO, A. J. F. Repensando os 500 anos. João Pessoa: Idéia, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. DOI 10.1590/S1414-49802007000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt. Acesso em: 27 fev. 2024.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática versus revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007. DOI 10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=pt. Acesso em: 27 fev. 2024.

SCOCUGLIA, A. C. Apresentação. In: SCOCUGLIA, A. C.; COSTA, L. M. (Orgs.). Histórias da educação popular do tempo presente. João Pessoa: UFPB, 2017. p. 9-17.

VAN HAM, A. M. et al. (Orgs.). Memórias do povo: João Pedro Teixeira e as ligas camponesas – deixemos o povo falar. João Pessoa: Idéia, 2006.

Downloads

Publicado

07/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 41
  • pdf downloads: 41

Como Citar

ARAÚJO, R. S. de; SOUSA, A. S. de. Educação popular e a constituição de uma sociabilidade alternativa: contribuições a partir das obras de Alder Júlio Ferreira Calado: Popular education and the constitution of an alternative sociability: contributions based on the work of Alder Júlio Ferreira Calado. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8287. Acesso em: 18 dez. 2024.