A educação nos negócios sociais por meio do “Setor Dois e Meio ”

Education within social businesses amidst the “2.5 Sector”

Autores

Palavras-chave:

Setor Dois e Meio, Educação, Negócios sociais

Resumo

O “Setor Dois e Meio” surgiu como estratégia do sistema capitalista de produção sob o discurso de junção dos princípios do mercado, que quer lucro com as ações já executadas pela sociedade civil. Nesse cenário, há uma recente configuração da relação entre Estado, mercado e sociedade, em que os chamados negócios sociais caracterizados como filantropia intencional estão inseridos. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar como se configura a educação nos negócios sociais por meio do “Setor Dois e Meio”. A partir da pesquisa bibliográfica, identificou-se que a educação é usada como forma de investimento dos novos filantropos para estimular as pessoas a serem adaptáveis, flexíveis, e adotarem um espírito empreendedor de acordo com as novas “estampas” do sistema capitalista, que almeja permanentemente se expandir.

Palavras-chave: Setor Dois e Meio; Educação; Negócios sociais.

 

 

Abstract

The “2.5 Sector” has emerged as a capitalist system strategy of production under the discourse of market principles reunion, which envisions profit from actions already carried out by civil society. In this context, there is a recent configuration for the relationship between state, market, and society, in which the so-called social businesses identified with intentional philanthropy are placed. Thus, this paper aims at analyzing how education as a social business has been configured by the “2.5 Sector”. Based on bibliographical research, it was identified how education has been used as the new philanthropists’ form of investment to stimulate people to be adaptable, flexible, and to adopt an entrepreneurial spirit in accordance with new “tones” dictated by the capitalist system, which yearns for permanent expansion.

Keywords: 2,5 Sector; Education; Social businesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe-UFPA). E-mail: cassiovale07@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8956-4536.

 

Referências

ADRIÃO, T. Prefácio. In: VALE, C.; SANTOS, T.F.A.M. (Org.). Do público “público” ao público “privado” na educação. Ed. CRV. Curitiba, 2023.

ARTEMISIA. Quem somos. Artemisia, [s. l.], [20--]. Disponível em: https://tinyurl.com/36wbe74m. Acesso em: 18 set. 2022.

BALL, S. J.; OLMEDO, A. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, V. M. V. (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Líber Livro, 2013. p. 33-47.

BALL, S. J. Política educacional global: reforma e lucro. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-15, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [1998].

DOIS E MEIO. Setor 2,5: o filme. [S. l.]: Dois e Meio; Talk Filmes, [20--].

EDWARDS, M. Just another emperor? the myths and realities of philanthrocapitalism. New York: Demos; The Young Foundation, 2008.

FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ; LPP, 2017. p. 17-34.

GRAZZIOLI, A. Nem “Segundo”, nem “Terceiro” Setores, vamos falar de “Setor Dois e Meio”. Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas no Terceiro Setor, [s. l.], 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/2hfn7r79. Acesso em: 25 ago. 2022.

HARVEY, D. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. Boitempo: São Paulo, 2011.

ILZUKA, E. S; VARELA, C. A; LARROUDÉ, E. R. A. Social Business dilemmas in Brazil: Rede Asta case. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 385-396, jul./ago. 2015.

MACHIONE, E. C.; BONFANTE, L. L. Empreender socialmente com o chamado Setor Dois e Meio. Jornal de Barretos, Barretos, 10 abr. 2016. Artigos. Disponível em: https://tinyurl.com/2p8kmfbn. Acesso em: 10 maio 2022.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

MONTAÑO, C. O canto da sereia: crítica à ideologia e aos projetos do “Terceiro Setor”. São Paulo: Cortez, 2014.

MORALES, C. A. Nem privado nem estatal: em busca de uma nova estratégia para a provisão de serviços públicos. Revista do Serviço Público, Brasília, ano 49, n. 4, p. 115-147, out./dez. 1998.

PERONI, V. M. V. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação. 2015. Tese (Promoção a Professora Titular do Magistério Superior) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

PERONI, V. M. V.; OLIVEIRA, R. T. C.; FERNANDES, M. D. E. Estado e Terceiro Setor: as novas regulamentações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 761-778, out. 2009.

QUINTESSA. Guia 2.5: mapeamento de iniciativas que desenvolvem e investem em negócios de impactos no Brasil. São Paulo: Quintessa, 2020.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 20. ed. Rio de Janeiro: Record, 2021.

SANTOS, T.F.A.M. A educação no capitalismo de plataforma. In: VALE, C.; SANTOS, T.F.A.M. (Org.). Do público “público” ao público “privado” na educação. Ed. CRV. Curitiba, 2023.

STEUER, R. “Setor Dois e Meio” o ideal para sua instituição. Filantropia, [s. l.], 1 nov. 2008. Disponível em: https://tinyurl.com/y4wh95ek. Acesso em: 8 jul. 2022.

VALE, Cassio. Subsunção do público ao privado na educação paraense. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

VALE, Cassio. A educação como negócio social na Amazônia brasileira. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

YUNUS SOCIAL BUSINESS. Muhammad Yunus. Yunus Social Business, [s. l.], [20--]. Disponível em: https://tinyurl.com/497m665v. Acesso em: 7 maio 2022.

Downloads

Publicado

17/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 22
  • pdf downloads: 12

Como Citar

VALE, C. A educação nos negócios sociais por meio do “Setor Dois e Meio ”: Education within social businesses amidst the “2.5 Sector”. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8066. Acesso em: 23 nov. 2024.