Princípios da educação bancária na política educacional do estado do Pará
Principles of banking education in the educational policy of the state of Pará
Resumo
Por meio do conceito de educação bancária proposto por Paulo Freire, assim como por pesquisa bibliográfica, este texto objetiva desvelar os possíveis interesses da lógica bancária do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Central do Brasil (Bacen) na política educacional paraense. No conjunto das análises, constatou-se que, a partir da relação entre Estado e bancos, a educação no Pará vem sendo orientada por uma vertente bancária, uma vez que o papel que cabe aos sujeitos escolares é apenas o de arquivar a narração ou os depósitos oriundos dos fazedores das estratégias ditas salvacionistas, propostas pelos idealizadores da política.
Palavras-chave: Política educacional paraense; Educação bancária; BID; Bacen.
Abstract
Through bibliographical research, and the banking model of education as conceptualized by Paulo Freire, this paper aims at revealing IADB and Bacen possible interests in banking education-based practices within Pará state educational policies. The analyses allowed to realize how, in the realm of state and banks relationships, education in Pará has been informed by a banking perspective, in which the role played by school agents is that of only archiving narrations and deposits carried out by the ones who make said salvationists strategies, as they are proposed by policymakers.
Keywords: Educational policy in Pará state; Baking education; IADB; Bacen.
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