Síndrome de Burnout e habilidades sociais em professores universitários de uma universidade pública no sertão de Pernambuco

Burnout syndrome and social skills in university professors at a public university in the backlands of Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Habilidades Sociais, Docentes Universitários

Resumo

A pesquisa aqui relatada teve como objetivo investigar as relações entre a Síndrome de Burnout (SB) e as Habilidades Sociais (HS) de professores de cursos de licenciatura de uma universidade pública do sertão de Pernambuco. Participaram da pesquisa 32 professores, de ambos os sexos, os quais responderam a um questionário socioeconômico, ao Maslach Burnout Inventory (MBI) e ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS2). Observou-se que os participantes, embora se sintam exaustos emocionalmente, ainda se sentem eficazes profissionalmente. As dimensões Autoafirmação na expressão de afeto positivo e Eficácia Profissional, bem como Autocontrole da agressividade a situações aversivas e Exaustão Emocional relacionaram-se de forma positiva na amostra pesquisada. Discute-se, portanto, que as relações entre Síndrome de Burnout e Habilidades Sociais podem denunciar dificuldades na relação desses docentes com a instituição como um todo e, principalmente, afetar a formação de outros estudantes/docentes em formação.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout; Habilidades Sociais; Docentes universitários

 

Abstract

The research reported here aimed to investigate the relationships between Burnout Syndrome (BS) and professors Social Skills (SS) on undergraduate courses at a public university in Pernambuco backlands. 32 professors of both sexes participated in the research, who answered a socioeconomic questionnaire, the Maslach Burnout Inventory (MBI) and the Social Skills Inventory (SSI2). It was observed that although the participants feel emotionally exhausted, they still feel professionally effective. The Self-affirmation dimensions in the expression of positive affection and Professional effectiveness as well as Self-control of aggressiveness in aversive situations and Emotional Exhaustion were positively related in the researched sample. Therefore, it is discussed that the relationship between Burnout Syndrome and Social Skills may reveal difficulties in the relationship between these professors and the institution and, mainly, may affect the training of students who are teachers in training.

Keywords: Burnout Syndrome; Social Skills; University teachers

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laudicéia Borges Aquino, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco campus Petrolina.

E-mail laudiceia.borgesa@upe.br; ORCID https://orcid.org/0009-0000-9226-8589

Franciela Monte, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. E-mail franciela.monte@upe.br; ORCID https://orcid.org/0000-0002-9710-6236

Referências

BRANDÃO, Alessandra Salina. Desempenho acadêmico de universitários, variáveis preditoras: habilidades sociais, saúde mental, características sociodemográficas e escolares. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Petro, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21032016-155145/en.php Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

CALAINHO, Paula; CRUZ, Sofia Alexandra; CERDEIRA, Jorge. Burnout no ensino superior: um estudo exploratório. Forum Sociológico, n. 41, p. 47-60. Disponível em: https://journals.openedition.org/sociologico/10862 Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Riscos psicossociais associados à síndrome de Burnout em professores universitários. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 35, n. 3, p. 447-457, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1794-47242017000300447&script=sci_arttext Acesso em: 08 de Set. de 2023

CARLOTTO, Mary Sandra; PIZZINATO, Adolfo. Avaliação e interpretação do mal-estar docente: um estudo qualitativo sobre a Síndrome de Burnout. Rev. Mal-estar Subj, v. 13, n. 1-2, p. 195-220, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000100008&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 403-410, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?lang=pt. Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Síndrome de Burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/kyyFwZLMGHSNpBC5gpNrq4r/ Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3, p. 499-505, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/sqhs5pPk4QBspW3DKXrmxnP/. Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

CARLOTTO, Mary Sandra. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/?lang=pt. Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

DALCIN, Larissa; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa. Psicologia em Revista, v. 23, n. 2, p. 745-770, 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/10999 Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

DEL PRETTE, Zilda AP; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: Edufscar, 2017.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/RJtctW4YstSkfbdsW3McQPJ/ Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS2-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. Casa do Psicólogo, 2018.

DIAS, Bruno Vilas Boas; SILVA, Priscila Soares de Souza da. Síndrome de Burnout em docentes: revisão integrativa sobre as causas. CuidArte, Enferm, p. 95-100, 2020. Disponível em:

http://www.webfipa.net/facfipa/ner/sumarios/cuidarte/2020v1/p.95-100.pdf. Acesso em: 09 de Jul. 2023.

DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez. 2016. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/25302 Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

GARCIA, Lenice Pereira; BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T. Investigando o Burnout em professores universitários. Revista Eletrônica InterAção Psy, v. 1, n. 1, p. 76-89, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/download/49048681/Burnout-prof-universitario.pdf Acesso em: 08 de Set. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. v. 4, n. 1, p. 176. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view> Acesso em: 10 de Jul. de 2023.

MARIANO, Marília; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 16, n. 1, p. 140-160, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4518/451846425009.pdf> Acesso em: 10 de Jul. De 2023.

MASSA, Lilian Dias Bernardo et al. Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, n. 2, p. 180-189, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/104978> Acesso em: 10 de Jul. De 2023.

MASLACH, Christina.; JACKSON,Susan E. The measurement of experienced Burnout. Journal of OccupationalBehavior, Sussex, England, ed. 2, v. 2, n. 2, p. 99-113, 1981. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/job.4030020205 Acesso em:14 de Jul. de 2023

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. Professores de ensino médio: condições de trabalho e características formativas de uma categoria profissional silenciada. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 1, p. 302-332, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1983-17302020000100302&script=sci_arttext. Acesso em 15 de Jul. de 2023.

MESQUITA, Alex Andrade et al. Estresse e síndrome de Burnout em professores: Prevalência e causas. Psicologia Argumento, v. 31, n. 75, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/71282984/19537.pdf Acesso em:14 de Jul. de 2023

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.

MICK, Jacques et al. Quatro em cada cinco professores trabalham além das 40h. Revista Plural: Editorial, Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.apufsc.org.br/quatro-em-cada-cinco-professores-trabalham-alem-das-40h/ Acesso em: 08 set. 2023.

OLIVEIRA, Maricélia Tavares Borges et al. Síndrome de Burnout em professores universitários: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 9, p. e3688-e3688, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/3688 Acesso em: 08 de Set. de 2023.

PENACHI, Eliza; TEIXEIRA, Edival Sebastião. Ocorrência da síndrome de Burnout em um grupo de professores universitários. Educação, v. 45, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1171/117162553009/117162553009.pdf Acesso em: 08 de Set. de 2023.

SANTOS, Joene Vieira. Habilidades sociais educativas de professores universitários: proposta de um quadro conceitual. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QR7RjcghJ4mSf77Gn5gqx8y/abstract/?lang=pt Acesso em: 15 de Ago. de 2023.

SILVA, Graziela Nascimento da; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout: um estudo com professores da rede pública. Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 2, p. 145-153, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/pdSktmqxPPfyYZ9h4bt7Rch/?format=html&lang=pt Acesso em: 28 de Set. 2023.

SILVA, Scheila Maria Ferreira; OLIVEIRA, Áurea de Fátima. Burnout em professores universitários do ensino particular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e187785, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/T7jDvSM96f5V6tRqgbJZZTk/ Acesso em: 15 de Jul. de 2023.

SOARES, João Francisco Selhorst et al. As habilidades sociais como fatores aliados às práticas do professor. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5627. Acesso em: 15 de Ago. de 2023.

TEIXEIRA, Larissa. 66% dos professores já precisaram se afastar por problemas de saúde. Nova Escola, 2018. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/12302/pesquisa-indica-que-66-dos-professores-ja-precisaram-se-afastar-devido-a-problemas-de-saude Acesso em 10 fev. 2020.

VIEIRA-SANTOS, Joene; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Habilidades sociais de docentes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 3, 2018a. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3033/303357581004/303357581004.pdf Acesso em: 12 de Jun. de 2023.

VIEIRA-SANTOS, Joene; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inventário de habilidades sociais educativas do professor universitário-versão aluno (IHSE-PU-Aluno): dados preliminares. Avaliação Psicológica, v. 17, n. 2, p. 260-270, 2018b. Disponível em em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712018000200013&script=sci_arttext Acesso em: 12 de Jun. de 2023.

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 211
  • pdf downloads: 105

Como Citar

BORGES AQUINO, L.; MONTE, F. Síndrome de Burnout e habilidades sociais em professores universitários de uma universidade pública no sertão de Pernambuco: Burnout syndrome and social skills in university professors at a public university in the backlands of Pernambuco. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7880. Acesso em: 3 jul. 2024.