Artigo As causas do abandono escolar na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, durante a pandemia do COVID-19.

The causes of school dropout in the State Public Network of Rio Grande do Sul, during the COVID-19 pandemic

Autores

Palavras-chave:

Fracasso Escolar, Abandono Escolar, Covid-19, Ensino- Aprendizagem, Ensino Remoto.

Resumo

O fracasso escolar é um problema para educação há décadas. Porém, muitos gestores públicos ignoram o problema, o que, de certa forma é um descaso com o ensino público. Nesta perspectiva, considerando que durante a pandemia do COVID-19 o ensino passou da modalidade presencial, para remoto, o que acabou exigindo o uso de recursos tecnológicos. Porém, ao considerarmos a situação financeira dos estudantes da educação pública, ficou marcante que muitos não tiveram acesso a estes recursos. Com isso, não conseguirem acompanhar as aulas e acabaram Abandonando a Escolar, o que contribuiu para acentuar ainda mais, o fracasso escolar que já é histórico no Brasil. Para dar conta das respostas, foi feito uma revisão bibliográfica em artigos da Scielos, dissertações e teses, através das palavras-chave.

Palavras- chaves: Fracasso Escolar, Abandono Escolar, Covid-19, Ensino- Aprendizagem, Ensino Remoto.

 

Abstract

School failure has been a problem in education for decades. However, many public managers ignore the problem, which, in a way, is a disregard for public education. From this perspective, considering that during the COVID-19 pandemic, teaching went from in-person to remote, which ended up requiring the use of technological resources. However, when considering the financial situation of public education students, it became clear that many did not have access to these resources. As a result, they were unable to follow classes and ended up dropping out of school, which contributed to further accentuating the school failure that is already historic in Brazil. To account for the responses, a bibliographical review was carried out on Scielos articles, dissertations and theses, using keywords.

Keywords: School Failure, School Dropout, Covid-19, Teaching-Learning, Remote Teaching.

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Biografia do Autor

João Paulo Laranjo Velho, Universidade de Pernambuco

Pós-doutorando em Educação – UPE 2023, Pós-Doutor em Educação- UFSCar2022, Dr. Educação pela FICS/UFAL, Mestre Educação Ambiental pela FURG, Especialista em Educação pela FURG. Professor na FGV-RJ, Uniarp- SC e pesquisador na UPE. E-mail: joaopaulolaranjovelho@ufscar.br     ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3743-3868

 

José Roberto da Silva, UPE

 

Prof. do curso de Lic. em Mat. da Universidade de Pernambuco – UPE, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação – PPGE/UPE e Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino das Ciências e Matemática da UPE – GECM/UPE. Gradudo em Eng. Civil pela UPE em 1984, Esp. em Ens. da Mat. pela UFPE em 1992, Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE em 2004 e Doutor em Enseñanza de las Ciencias pela Universidade de Burgos – UBU/ES em 2009. E-mail: jroberto.silva@upe.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2970-9702

Renata dos Anjos Velho, FURG

Mestre em Geografia pela FURG, Especialista em Gestão e Administração Escolar pela FAMART, Graduação Pedagoga pela Ulbra, Especialista em Inclusão Escolar pela Educaminas. E-mail:renata51avelho@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-0940-6583

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24/12/2023
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Como Citar

LARANJO VELHO, J. P.; DA SILVA, J. R.; DOS ANJOS VELHO, R. Artigo As causas do abandono escolar na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, durante a pandemia do COVID-19. : The causes of school dropout in the State Public Network of Rio Grande do Sul, during the COVID-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7830. Acesso em: 9 maio. 2024.