Prática pedagógica, relação entre trabalho e educação: realidade e conhecimento na escola do campo

Pedagogical practice, relationship between work and education: reality and knowledge in the field school

Autores

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas; Trabalho e Educação; Realidade e Conhecimento.

Resumo

Este trabalho analisa como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas turmas do 2º ano A e B do Ensino Médio Regular, articulam a relação entre conhecimento e realidade; trabalho e educação. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, por meio de entrevista, observação participante e análise do PPP. A investigação surge do contexto escolar com educadores (as) da Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima, Nova Canaã do Norte-MT. Os resultados indicam que os (as) educadores (as) desenvolvem práticas voltadas à realidade social, econômica e do trabalho, mas ainda existem práticas que não têm a intencionalidade de associar o trabalho e a educação.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Trabalho e Educação; Realidade e Conhecimento.

 

Abstract

This study explores how pedagogical practices, implemented in 2nd-year classes A and B of a Regular High School, establish the nexus between knowledge and reality, as well as between work and education. The research utilized a qualitative approach, incorporating interviews, participant observation, and an analysis of the Educational Project. The investigation was conducted within the educational context, involving educators from Ivone Borkowski de Lima State School in Nova Canaã do Norte, state of Mato Grosso. The findings suggest that educators employ practices geared towards addressing social, economic, and labor-related realities, though some practices do not actively intend to bridge the gap between work and education.

Keywords: Pedagogical Practices; Work and Education; Reality and Knowledge.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Salustiano Couto, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima

Graduação em Licenciatura de Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2021). E-mail: Geovana.geosal@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9740-7349 

Laudemir Luiz Zart, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa – RS (1987), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina -RS (1998) e doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: laudemirzart13@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9117-0782

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Trabalho: educação e teoria pedagógica. In. FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Brasília-DF, 2012.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4. ed., São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna (Orgs). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

CALDART, Roseli Salete. Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral, 2020. Disponível em: https://olhoscriticos.files.wordpress.com/2020/03/artigo-func3a7c3a3o-social-das-esc.-do-campo-e-desafios-educac.-do-nosso-tempo-roseli-s.-caldart.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1. ed., São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: Impasses teóricos e práticos. In: GOMES, Carlos Minayo et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 6. ed., São Paulo: Cortez, 2012a. p. 19-38.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da educação do Campo. 2. ed., Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012b. p. 265-271.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da educação do Campo. 2. ed., Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 748-755.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora, 2006.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed., Rio de Janeiro: E. P. U., 2018.

MACHADO, Ilma Ferreira. Organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação omnilateral. Campinas: RG, 2010.

MACHADO, Ilma Ferreira. Educação solidária e formação omnilateral. In: ZART, Laudemir Luiz. Educação e sócio-economia – paradigmas de conhecimento e de sociedade. Série sociedade solidária. Ano I, vol. 1, Cáceres: Unemat, 2004. p. 96-104.

MARX, Karl. O capital. Livro 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

MOLINA, Mônica Castagna. A educação do campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 378-400, jul./dez. 2015.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovick. Fundamentos da escola para o trabalho. 1. ed., São Paulo: Expressão Popular, 2018.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Ensaios sobre a escola politécnica. 1. Ed., São Paulo: Expressão Popular, 2015.

PPP. Projeto Político Pedagógico. Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima. Distrito Colorado do Norte-MT. Nova Canaã do Norte-MT, 2019.

SOUZA, Maria Antônia de. Sobre o conceito de prática pedagógica. In: SILVA, Maria Cristina Borges da Silva (org.). Práticas pedagógicas e elementos articuladores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2016. p. 38-65.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-35.

ZART, Laudemir Luiz; BITENCOURT, Loriége Pessoa. O processo de construção de conhecimentos: o diálogo entre a universidade e os movimentos sociais do campo na experiência do CAMOSC. In: ZART, Laudemir Luiz; VAILANT, Clovis. Educação e socioeconomia solidária: configurações do campo e experiências educacionais. Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2015. p. 127-133.

Downloads

Publicado

21/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 185
  • pdf downloads: 50

Como Citar

SALUSTIANO COUTO, G.; LUIZ ZART, L. Prática pedagógica, relação entre trabalho e educação: realidade e conhecimento na escola do campo: Pedagogical practice, relationship between work and education: reality and knowledge in the field school. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7798. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)