Prática pedagógica, relação entre trabalho e educação: realidade e conhecimento na escola do campo

Pedagogical practice, relationship between work and education: reality and knowledge in the field school

Autores

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas; Trabalho e Educação; Realidade e Conhecimento.

Resumo

Este trabalho analisa como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas turmas do 2º ano A e B do Ensino Médio Regular, articulam a relação entre conhecimento e realidade; trabalho e educação. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, por meio de entrevista, observação participante e análise do PPP. A investigação surge do contexto escolar com educadores (as) da Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima, Nova Canaã do Norte-MT. Os resultados indicam que os (as) educadores (as) desenvolvem práticas voltadas à realidade social, econômica e do trabalho, mas ainda existem práticas que não têm a intencionalidade de associar o trabalho e a educação.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Trabalho e Educação; Realidade e Conhecimento.

 

Abstract

This study explores how pedagogical practices, implemented in 2nd-year classes A and B of a Regular High School, establish the nexus between knowledge and reality, as well as between work and education. The research utilized a qualitative approach, incorporating interviews, participant observation, and an analysis of the Educational Project. The investigation was conducted within the educational context, involving educators from Ivone Borkowski de Lima State School in Nova Canaã do Norte, state of Mato Grosso. The findings suggest that educators employ practices geared towards addressing social, economic, and labor-related realities, though some practices do not actively intend to bridge the gap between work and education.

Keywords: Pedagogical Practices; Work and Education; Reality and Knowledge.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Geovana Salustiano Couto, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima

Graduação em Licenciatura de Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2021). E-mail: Geovana.geosal@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9740-7349 

Laudemir Luiz Zart, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa – RS (1987), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina -RS (1998) e doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: laudemirzart13@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9117-0782

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Publicado

21/12/2023
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Como Citar

SALUSTIANO COUTO, G.; LUIZ ZART, L. Prática pedagógica, relação entre trabalho e educação: realidade e conhecimento na escola do campo: Pedagogical practice, relationship between work and education: reality and knowledge in the field school. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7798. Acesso em: 6 maio. 2024.

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