Documentação pedagógica: concepções e desafios para a docência na educação infantil

Pedagogical documentation: concepts and challenges for teaching in early childhood education

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia em Participação, Documentação pedagógica, Processo

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a documentação pedagógica como ferramenta favorável em situações de aprendizagem da criança e os desafios dessa prática no cotidiano de docentes inseridos na área da educação infantil. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, na forma de entrevista semiestruturada, sendo investigadas três professoras que atuam na educação infantil (duas que atuam na instituição privada e uma na rede pública), cujos critérios de escolha serão apresentados na introdução do artigo. Como resultados, verificamos que a documentação pedagógica é um assunto de conhecimento recente para as docentes, essa prática é considerada uma estratégia de ensino eficaz em relação a sua contribuição ao processo de aprendizagem das crianças. No entanto, as professoras informaram que já utilizam a prática da documentação pedagógica em sua atuação docente, mesmo que, em um primeiro momento, de forma não intencional, devido não terem tido conhecimento teórico acerca do tema em sua formação inicial. Foi percebido que é possível a aplicação da documentação pedagógica no cotidiano docente, porém alguns desafios foram elucidados como fatores que precisam ser superados para que esse processo tenha a sua eficácia e alcance os atores principais: as crianças.

Palavras-chave: Pedagogia em Participação. Documentação pedagógica. Processo de ensino e aprendizagem. Educação infantil.

 

Abstract

The aim of this research was to investigate pedagogical documentation as a favorable tool in children's learning situations and the challenges of this practice in the daily lives of teachers working in the field of early childhood education. As a methodological procedure, a qualitative field research was carried out in the form of semi-structured interviews with three teachers who work in early childhood education (two in private institutions and one in the public sector), whose selection criteria will be presented in the introduction of the article. The results show that pedagogical documentation is a recent subject for teachers, and that this practice is considered an effective teaching strategy in terms of its contribution to the children's learning process. However, the teachers reported that they already use the practice of pedagogical documentation in their teaching activities, even if, at first, unintentionally, due to not having had theoretical knowledge about the topic in their initial training. It was clear that it is possible to apply pedagogical documentation in everyday teaching, but some challenges were highlighted as factors that need to be overcome if this process is to be effective and reach the main players: the children.Keywords: Pedagogy in participation. Pedagogical documentation. Teaching and learning process. Child education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rakelle Peixoto Sampaio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Infantil pela mesma universidade. Professora pedagoga na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Caucaia. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8148-8330.  E-mail: rakellepsampaio@gmail.com

 

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo (UECE, 2012), licenciado em língua portuguesa (UFG, 2014) e em letras Libras (EFICAZ, 2022), psicopedagogo (FALC, 2015), mestre (UFC, 2017) e doutor (UFC, 2022) em educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com atuação no Curso de Pedagogia. Professor de língua portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tutor a Distância do Curso de Pedagogia da UECE/UAB. Revisor textual. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE. Áreas e temas de interesse e atuação: educação; ensino de língua portuguesa; leitura e produção textual; alfabetização e letramento; formação de professores; didática; psicopedagogia; sexualidade; gênero e diversidade; educação sexual; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0942-6764   E-mail: jarles.lopes@uece.br

Referências

DALHBERG, G; PENCE, A.; MOSS, P. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto alegre: Artmed, 2003.

DAVOLI, M. Documentar procesos, recoger siñales. In: RED TERRITORIAL DE EDUCACIÓN INFANTIL DE CATALUÑA. Documentar la vida de niños y niñas en la escuela. Barcelona: Octaedro, 2011.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem da Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FOCHI, P. S. “Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim?”: documentando ações de comunização, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em um contexto de vida coletiva. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FOCHI, P. S. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de educação infantil. 2016. 217 f. Relatório de qualificação de tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, 2016.

FOCHI, P. S. A Documentação Pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. 346p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, 2019.

FORMOSINHO, J. Educating for passivity: a study of portuguese education. Dissertation (Ph. D.) – Institute of Education, University of London, 1987.

FORMOSINHO, J. (Org). A escola vista pelas crianças. Portugal, Porto editora: 2008.

FORMOSINHO, J.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J (Org.). O espaço e o tempo na pedagogia-em-participação. Porto: Porto Editora, 2011.

FREIRE, M. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

HOYUELOS, A. La estética en el pensamento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2006.

MACHADO, C. D. L.; HARACEMIV, S. M. C.; CORRÊA, V. S. A. A ressignificação dos círculos de cultura de Paulo Freire: democratização digital de saberes. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, n. 17, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6276/3017. Acesso em: 10 out. 2023.

MALAGUZZI, L. L’ombra e il pallottoliere dei bambini. In: REGGIO CHILDREN. Tutto ha un ombra meno le formiche. Reggio Emilia: Reggio Children, 1998. p. 24-29.

MALAGUZZI, Loris. Scuole Materne Comunali: una pedagoía a la par con lons niños de nuestro tiempo [1968]. In. CAGLIARI, P. et al. Loris Malaguzzi y las escuelas de Reggio Emilia. Madrid: Morata, 2017. p. 147 – 149.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho, Braga, 1998.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; KISHIMOTO, T; PINAZZA, M (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o passado, construindo o Futuro. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007. p. 13-36.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogic documentation: uncovering solidary learning. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PASCAL, C. Assessment and evalution for transformationin Early Childhood. Londres: Routledge, 2016. p. 107-128.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ANDRADE, F. F. O espaço na Pedagogia-em-Participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.). O espaço e o tempo na Pedagogia-em Participação. Porto: Porto Editora, 2011. p. 9-69.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. A perspectiva da Associação Criança: A pedagogia-em-participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; GAMBÔA, R (Org.). O trabalho de projetos na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011. p. 12-45.

OSTETTO, L. E. Observação, Registro, Documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, L. E. (Org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. São Paulo: Papirus, 2008. p. 13-32.

OSTETTO, L. E. (Org.). Registros na educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2018.

PAGNI, P. A. A Emergência do Discurso da Inclusão Escolar na Biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 255-272, jan./mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226813

PINAZZA, M. A.; FOCHI, P. S. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 184-199, maio/ago. 2018. DOI: 10.5965/1984723819402018184

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SILVA, J. P.; PAIVA, M. C. L. As tecnologias e a documentação pedagógica na educação infantil: uma revisão sistemática de literatura. Revista Cocar, Belém, v. 19, n. 37, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7012/3029. Acesso em: 10 out. 2023.

WARSCHAUER, C. A roda e o registro: Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge: Harvard University, 1985.

Downloads

Publicado

29/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 229
  • pdf downloads: 61

Como Citar

PEIXOTO SAMPAIO, R.; LOPES DE MEDEIROS, J. Documentação pedagógica: concepções e desafios para a docência na educação infantil: Pedagogical documentation: concepts and challenges for teaching in early childhood education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7780. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)