Cenário da Publicação Científica dos últimos dez anos sobre Orientação Profissional no Contexto Escolar
Scientific Publication Scenario of the last ten years on Professional Guidance in the School Context
Palavras-chave:
: Orientação Vocacional, ; Escolha profissional, Ensino Médio, Revisão de EscopoResumo
Este artigo é uma revisão de escopo sobre Orientação Vocacional e Profissional em contexto escolar com o objetivo de conhecer o que tem sido pesquisado e publicado no Brasil sobre a temática. Os resultados demonstram a escassa produção na área, e em contrapartida, os artigos analisados ressaltam a importância desse processo na escola, a fim de auxiliar os discentes em suas escolhas profissionais, tanto a partir do fornecimento de informações técnicas sobre as profissões e cursos de formação, quanto na promoção de espaços de discussão e construção de projetos de futuro.
Palavras-chave: Orientação Vocacional; Escolha profissional; Ensino Médio; Revisão de Escopo.
Abstract: This article is a scoping review on Vocational and Professional Guidance in a School context with the objective of knowing what has been researched and published in Brazil on the subject. The results demonstrate the scarcity of production in the area. On the other hand, the articles analyzed highlight the importance of this process at school, to assist students in their professional choice, both by providing technical information about professions and professional courses, and by promoting spaces for discussions and construction of future projects.
Keywords: Vocational Guidance; Professional choice; High school; Scope Review.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Allan Diego Ricarte; OLIVEIRA, Mércia Capistrano de. Processo de orientação profissional em uma escola de ensino profissionalizante: relato de experiência. Revista Expressão Católica, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 23-37, jul. 2016.
CAMPOS, Vítor Bandeira. A importância das ações de orientação profissional vocacional aos estudantes da etapa final da educação básica nas escolas públicas brasileiras. Anais VI Jornada Americana de Pesquisa em Políticas Educacionais e Experiência Interdisciplinar na Educação, Brasília, v. 6, n. 1, p. 103-104, jun. 2022.
CAZATTI, Vera Lúcia. A importância da orientação Vocacional no ensino médio: o papel da escola e da família na escolha dos alunos. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogos Entre As Ciências, Vitória da Conquista, v. 2, n. 11, p. 136-148, dez. 2022.
CERICATTO, Camila; ALVES, Cássia Ferraza; PATIAS, Naiana Dapieve. A maturidade para escolha profissional em adolescentes do Ensino Médio. Psicologia da Imed, Passo Fundo v 1, n. 9, p.22- 37 agosto 2017.
CORDEIRO, Alexander Magno; et al. A revisão de escopo: uma revisão narrativa. Comunicação Científica, v. 34, n. 6, p. 428-4 31, 2007.
CORDEIRO, Luciana; SOARES, Cassia Baldin. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS Boletim do Instituto de Saúde, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 37–43, 2019.
Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34471. Acesso em: 9 out. 2023.
COSTA JÚNIOR, Omundsen de Mello. Orientação vocacional: teoria e prática. Multidisciplinar e de Psicologia, [s. l], v. 50, n. 14, p. 643-655, maio 2020.
GOMES, Jamille Monteiro; PÉREZ, Beatriz Corsino. Juventude e a escolha profissional como a escola pode contribuir. Revista Mundo Livre, Campos Goyatazes, v. 1, n. 6, p. 22-26, jun. 2020.
LAGO, Lilian Yepez. Orientação profissional. Londrina: Distribuidora Educacional, 2017.
MARTINS, Ernesto Candeias; MARTINS, Susana Isabel Bártolo. Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 131-136, maio 2015.
PESSENDA, Bruno; MASCOTTI, Thaís de Souza; CARDOSO, Hugo Ferrari. Orientação Profissional em estudantes de escola pública brasileira: uma revisão Intervenção em narrativa. Estudos Interdisciplinar em Psicologia, Londrina, v. 3, n. 9, p. 123-138, 2018.
REIS, Helaine Barroso dos; SCHUWARTZ, Graciela Alessandra. As tecnologias de informação e comunicação na escolha profissional de adolescentes no Brasil: desafios e impactos sociais. Indagation Didactica Espírito Santo, v. 2, n. 5, p. 25-36, out. 2013.
ROCHA, Diana Isabel Oliveira COSTA, Ana Rodrigues, CARDOSO, Ana Rita. Avaliação da eficácia de um programa de orientação vocacional. Revista de Estudios e Investigácion Portugal, v. 1, n. 1, p. 26-36, jan. 2017
SANTOS, Ayran Vinícius. Um estudo sobre orientação profissional em contextos educacionais. Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, Espírito Santo, v. 2, n. 2, p. 25-38, jun. 2021.
SELIG, Gabrielle Ana VALORE, Luciana Albanese. Orientabilidade ao longo de um processo grupal com adolescentes: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Orientação Profissional v.9, n.2, p.127-140, 2008.
SILVA, Ana Vírginia Maria da; ARAÚJO Débora Magalhães; SILVA, Rafaela Brenda Araújo da; MORAES, Carolina Martins; NEGREIROS, Fauston. Orientação profissional e vulnerabilidade social na escola pública: um relato de experiência. Revista de Psicologia da Imed. Teresina, v. 2, n. 13, p. 1755-1788, jul. 2021.
SILVA, Carla Vanessa de Oliveira, MOREIRA, Érika Joyce; HOLANDA Josimara Nunes; QUEIROZ Camila; OLIVEIRA, Mércia Capistrano; CARNEIRO Stânia Nágila Vasconcelos. Orientação Profissional: ampliando escolhas. Revista Expressão Católica, [s. l], v. 2, n. 3, p. 103120, 2014.
SILVA, Laura. Estudo sobre orientação vocacional e profissional-escolhas. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 2, n. 20, p. 239-244, maio 2016.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 227
- pdf downloads: 117