Financeirização e educação: lógicas irremediavelmente irreconciliáveis

Financialization and education: irremediably irreconcilable logics

Autores

Palavras-chave:

Financeirização; Educação; Temporalidade.

Resumo

O objetivo do artigo é recuperar o debate sobre os impactos da financeirização sobre a economia global, sistematizando-o e adequando-o para a compreensão das consequências sobre a educação. Para tanto, baseamo-nos no entendimento de que as duas características básicas da financeirização são a centralização da riqueza financeira nas mãos dos chamados investidores institucionais, com as decorrentes alterações na lógica subjacente aos investimentos financeiros globais; e as modificações no padrão de governança das empresas. A investigação demonstra que a financeirização acentua algumas tendências que já estavam em curso na educação em um sistema capitalista. Procura-se demonstrar que a lógica da financeirização é intrinsicamente contraditória com algumas das premissas básicas de uma educação de qualidade – e a questão da temporalidade é um elemento-chave para a compreensão dessa contradição.       

Palavras-chave: Financeirização; Educação; Temporalidade.


Abstract

This article aims at exploring the debate about the impacts of financialization on the global economy, systematizing it and adapting it to understand the consequences on education. To do so, it is based on the understanding that the two basic characteristics of financialization are the centralization of financial wealth in the hands of so-called institutional investors, with the resulting changes in the underlying logic of global financial investments; and changes in corporate governance standards. Our research demonstrates that financialization accentuates some trends that were already under way in education in a capitalist system. It seeks to demonstrate that the logic of financialization is intrinsically contradictory to some of the basic premises of quality education – and the issue of temporality is a key element for understanding this contradiction.

Keywords: Financialization; Education; Temporality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno De Conti, UNICAMP

Professor Livre-Docente do Instituto de Economia da Unicamp. E-mail: deconti@unicamp.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7510-5283

Patricia Villen, Karl Polanyi Research Center for Global Social Studies

 

Pesquisadora do Karl Polanyi Research Center for Global Social Studies, Budapeste, Hungria. Email: villenpatricia@gmail.com – ORCID https://orcid.org/0009-0003-9214-0333

 

Referências

ADRIÃO, T.; ARAÚJO, F. Privatização da educação no contexto de financeirização da economia: a indução da oferta educacional privada por fundos de investimentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 17, p. 1-21, 2023.

ADRIÃO, T.; GARCIA, T.; BORGHI, R.; BERTAGNA, R.; PAIVA, G.; XIMENES, S. Grupos empresariais na educação básica pública brasileira: limites à efetivação do direito à educação. Educação & Sociedade, v. 37, p. 113-131, 2016.

ADRIÃO, T.; GARCIA, T. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? Educação: Teoria E Prática, v. 25, p. 432, 2015.

ADRIÃO, T.; GARCIA, T.; BORGHI, R. F.; ARELARO, L. R. G. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de 'sistemas de ensino' por municípios paulistas. Educação & Sociedade, v. 30, p. 799-818, 2009.

AGLIETTA, M. 2016. “La confiance dans la monnaie est l’alpha et l’oméga de la société”, Interview to Confiance et Gouvernance, 17/04/2016. Access: https://blog.deloitte.fr/michel-aglietta-cepii-la-confiance-dans-la-monnaie-est-lalpha-et-lomega-de-la-societe/

AGLIETTA, M.; REBÉRIOUX, A. Corporate governance adrift: a critique of shareholder value. Edward Elgar Publishing, 2005.

Downloads

Publicado

10/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 150
  • pdf downloads: 229

Como Citar

DE CONTI, B.; VILLEN, P. Financeirização e educação: lógicas irremediavelmente irreconciliáveis: Financialization and education: irremediably irreconcilable logics . Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7764. Acesso em: 18 maio. 2024.